Pé na Estrada – Terço na Mão – Maio2018

      

          No início de março (de 01 a 07) estive acompanhando um pequeno grupo de clientes aventureiros pelas Minas Gerais, com mochila cargueira de 10 kg nas costas, num trekking de aproximadamente 46 km por três dias pela belíssima Serra do Cipó e, para nossa felicidade, Deus nos brindou com um excelente tempo para caminhar: pouquíssimo sol.

                Apesar das chuvas na região, os pingos passaram um pouco longe do grupo. Este Parque Nacional é realmente um paraíso com diversas belezas naturais, muitas cachoeiras, flora e fauna. Inclusive deparamos em nossa travessia do Alto do Palácio até a Serra dos Alves com cinco cobras, sendo duas cascavéis, uma coral e duas que não conseguimos identificar. Foi emocionante todo o trajeto! 

                Retornei para BH para visitar familiares e conhecer a também famosa Inhotim. Foi uma experiência incrível que vale a pena conhecer, um parque com um dos mais relevantes acervos de arte contemporânea do mundo e uma coleção botânica que reúne espécies raras e de todos os continentes.

                Aproveitei a ocasião para participar da Santa Missa, na Paróquia Nossa Senhora das Graças e Medalha Milagrosa situada a Rua Jequiriçá, 54 no bairro de Concórdia, sendo celebrada pelo Vigário Paroquial Pe. Cléber Brito Santos. A Paróquia foi criada no dia 01 de janeiro de 1936 por vontade de Dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro Arcebispo de Belo Horizonte.

                Dom Antônio criou esta Paróquia agradecendo uma graça alcançada: o livramento de uma tentativa de envenenamento que ele sofreu em 1927. Uma grande oportunidade para quem for a BH, de conhecer a bela arquitetura de uma igreja moderna, porém de grande devoção mariana. Aproveitando a participação na Santa Missa tive a oportunidade de agradecer por tudo ter corrido tudo bem em nossa caminhada pela serra, por minha estadia em BH, pedir por meus familiares e por minha família que ficou no Rio.

Foi uma semana de experiências intensas e de muita satisfação.

Que Deus permita que haja outras. Que venham as próximas, amém.

Paulo Renato de Carvalho Dias
Pascom, Movimentos ECC e Fé e Dons
Fotos: Paulo Renato

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM