Pé na estrada – Terço na mão – Jan 2019
Neste Natal de 2018 como de costume, viajamos para o povoado de Esquipulas, que fica perto de Manágua, capital da Nicarágua, para passarmos o Natal e o Ano Novo com a família da minha esposa.
Nicaragua é um país no qual a população de 6 milhões de habitantes e 49% da mesma, são católicos. O país possui em torno de 100 igrejas católicas, quase uma por povoado.
Nessa edição do Pé na estrada, vamos falar um pouco da cultura dos católicos nicaraguenses em relação as celebrações natalinas no povoado de Esquipulas, na igreja de Santo Cristo de Esquipulas.
Começaremos com a Novena do Menino Jesus, que começa no dia 16 de dezembro e finaliza no dia 24 de dezembro. As missas são às 5h da manhã e dedicadas as crianças. Todos os 9 dias as missas estão cheias de crianças. Na missa do dia 24, são distribuídos brinquedos para todas as crianças que participam. Mas, as crianças recebem uma cartela para comprovarem que participaram de todas as missas da novena e trocam as cartelas por brinquedos.
A missa de Natal dos adultos e familiares, nos outros anos era celebrada no dia 24 às 20h, mas devido aos problemas políticos do país nos últimos meses, em 2018, a missa foi celebrada às 16h para que os moradores do povoado retornassem em segurança para suas casas. Durante as missas, pode se observar o quanto a população busca o acolhimento na religião. Com os problemas políticos atuais daquele país, a igreja católica possui uma função muito importante, apoiando sempre a população oprimida pelo governo.
Texto e fotos: Vicente – Fé e Dons / PASCOM