Pé na Estrada – Terço na Mão – Abril 2018

A coluna “Pé na Estrada” hoje vem contar um pouco sobre a Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros, município de Tamandaré, em Pernambuco. Uma Capela de tamanho modesto, mas de localização e consequente beleza extremamente privilegiada. 

               A Capela, que foi construída no final do séc. XVIII por Visconde de Rio Formoso, proprietário das terras na época, é uma das mais antigas do Brasil. 

               Tamanha beleza não ficaria anônima por muito tempo, logo a “igrejinha dos Carneiros” ficou conhecida e tão desejada pelos noivos que um casamento deve ser marcado com antecedência de cerca de 3 anos e os guias locais dizem que uma reserva chega a custar 30mil reais. 

               O acesso por terra não é muito fácil, a caminhada é de aproximadamente 20min. até o estacionamento. Para quem não curte uma caminhada a sugestão é buscar os passeios de lancha, que fazem pit stop lá, além de passar em vários outros pontos da Praia como as margens do Rio Formoso, o paredão de argila e os bancos de areia (os maiores que eu já vi). 

Então se você está ou vai para Porto de Galinhas não perca a oportunidade de conhecer a Capela de São Benedito da Praia dos Carneiros. Diversas agências oferecem o passeio que pode ser feito de Bugre ou de Van. Agende no dia anterior, dê o endereço da pousada e o motorista estará lá pela manhã, bem cedo, no horário combinado. A dica, para o casal, é o custo benefício da Van (R$60 por pessoa), ela é compartilhada, mas já inclui o passeio de catamarã pelos pontos que já citei e tem ar condicionado, o que faz toda diferença, principalmente quando você já pegou sol por mais de 5 dias. O passeio de catamarã pago separadamente custa R$20 por pessoa e é muito divertido, vale muito a pena.

               Os almoços nos quiosques são um pouco mais caros que nos restaurantes de Porto de Galinhas, mas só um pouco. O retorno é por volta das 15 ou 16horas.

               Depois de um dia de experiências incríveis vale um bom descanso para se recuperar.

 

Colaborou: Fabiano Cachoeira

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais