Pé na estrada – Terço na mão – Jan2018

 

Viena

Gostaram da nova coluna? Que tal seguir viagem pelo leste europeu?

Falemos, então de Viena (capital da Áustria), cidade onde além de nos deparamos com edifícios históricos monumentais e palácios encantadores, podemos visitar uma bela igreja barroca, a Igreja de St Charles Borromeo ou Karlskirche (em alemão).

Esta igreja foi construída entre 1716 e 1739, fruto de uma promessa de Karl VI ao santo como retribuição ao fim da peste em 1713. Façamos uma pausa aqui… vocês conhecem a história de São Carlos Borromeu? Carlos nasceu em 2 de outubro de 1538 e, em 1562, recebeu a graça do sacerdócio. Ele foi um importante elemento para a reorganização da Igreja Católica, particularmente através do Concílio de Trento. Foi um homem inteligente, mas destacou-se especialmente pela caridade. Ele doou grande parte de sua receita e herança aos pobres, reservando para si, só o indispensável. Quando a fome e uma epidemia, semelhante à peste, invadiram a cidade de Milão, ele mesmo pedia esmolas para os pobres, abrindo assim fontes de auxílio aos necessitados, aos quais também consolava e concedia os santos sacramentos. Em outubro de 1584, teve fortes febres, as quais não deu importância, dizendo: “Um bom pastor de almas, deve saber suportar três febres, antes de se meter na cama”. A doença progrediu e ele faleceu em 03 de novembro de 1584.

O Papa Paulo V, canonizou-o em 1610 e fixou-lhe a festa para o dia 04 de novembro, sendo ele conhecido pelo auxílio às vítimas da praga. Conhecer essa história é o pontapé inicial para admirar os detalhes da Igreja São Carlos cujas colunas em alto-relevo contam a história do santo. Na entrada vemos dois anjos (um segura uma cruz com uma cobra e o outro a cruz de Cristo) simbolizando o Antigo e o Novo Testamento. O triângulo no centro da entrada simboliza o quanto a peste afetou a cidade, a oração por auxílio e a salvação da cidade. E se a fachada da igreja já encanta, seu interior também guarda belas surpresas como um elevador que te leva ao centro da cúpula, onde visualizamos de perto a representação do Espírito Santo e os afrescos das paredes. Essa cúpula oval atinge cerca de 70 metros e com as grandes janelas da igreja cria uma brilhante nave aberta de onde podemos contemplar a vista aérea da cidade.

Se isso já não fosse o bastante, no final do ano, costuma ocorrer uma feira natalina em frente à Igreja, onde podemos saborear quitutes locais e esse ano foi montada uma “grande manjedoura” onde as crianças se divertiam e os adultos descansavam tranquilamente.  

Por: Giselle Lopes

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM