‘Pátio dos Gentios’ ou Pátio dos Encontros
Seguindo a sugestão do Papa Francisco quando esteve no Rio de Janeiro, a nossa Arquidiocese promoveu entre os dias 06 e 08 de abril o “Pátio dos Encontros”, organizado pelo bispo auxiliar Dom Paulo Cezar Costa.
Com a intenção de promover o diálogo entre diversos setores da sociedade, especialmente entre crentes e não crentes, nas áreas de interesse comum a ambos os grupos, a Igreja católica vem intensificando os debates inter-religiosos em todos os lugares onde está presente. A primeira reunião do ‘Pátio dos Encontros’ ocorreu em março de 2011, em Paris, na França, por iniciativa do então Papa Bento XVI, inspirado no seu discurso de Natal à Cúria Romana, em 2009. O encontro já se concretizou em várias cidades da Europa e da América, e agora, pela primeira vez, aconteceu no Brasil.
O Presidente do Pontifício Conselho para Cultura, cargo equivalente ao de Ministro da Cultura do Vaticano, Cardeal Gianfranco Ravasi participou com o Cardeal D. Orani João Tempesta, de diversos encontros e seminários, entre eles o seu ápice, na noite de 07 de abril, no Theatro Municipal, que debateu sobre “Ética e Transcendência” – tema principal do encontro – respondendo à questão “De onde vem a minha ética?”, com a escritora e imortal da Academia Brasileira de Letras Nélida Piñon, com o professor e jornalista, Arnaldo Niskier, e com o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Escola de Comunicação, Muniz Sodré. Neste dia, o encontro contou com a assistência de leigos de diversas paróquias do Rio, inclusive do Loreto, representado por algumas lideranças da nossa comunidade.
Na oportunidade, Dom Orani, destacou a presença do Papa Francisco no Theatro Municipal em 2013, quando falou sobre a importância de aprofundar o diálogo e apontou que a falta de ética alimenta a injustiça, de forma que o resgate dos valores morais deve ser uma luta diária.
A noite também foi festiva. Apresentado por Gerson Camarotti e com abertura pela Orquestra Sinfônica Jovem do Estado do Rio de Janeiro, o Pátio dos Encontros foi uma grande oportunidade para mostrar que opiniões divergentes podem dialogar e fazer um belo dueto, ao invés de duelos. O encerramento foi feito com uma bela apresentação da cantora Maria Bethania, enredo campeão do carnaval de 2016.
Colaborou: Philipe Rabelo
Fotos: Gustavo de Oliveira