Pastoral da Liturgia – Junho 2014

Como foi divulgado na edição passada, estamos iniciando uma série de entrevistas com as Pastorais, para que os paroquianos tenham uma ideia do que faz cada uma, como se organizam e o que é preciso para participar.
A Pastoral da Liturgia inaugura então os trabalhos.
Pelo O Mensageiro, Tamara Ribeiro, entrevistou a coordenadora da Liturgia, Odete Gomes, que nos deu detalhes sobre a Pastoral.

O Mensageiro: A primeira dúvida que as pessoas têm é sobre o que é afinal a Pastoral da Liturgia e como atua.

Odete: Da maneira mais direta, é uma pastoral de serviço, de ação, ação essa do Povo de Deus, reunido em Jesus Cristo na comunhão do Espírito Santo. E a Pastoral tem como responsabilidade inúmeras tarefas como organizar toda a Missa (desde os leitores, salmistas, comentaristas, organizar o ofertório e coleta, até organizar fila da comunhão e qualquer outra atividade dentro da celebração que se faça necessária à presença e o apoio da equipe). Além das missas, também existe a responsabilidade de organizar importantes datas na paróquia, como: Semana Santa (Domingo de Ramos até Domingo de Páscoa), Tapete de Sal (Corpus Christi), Vigília de Santo Antonio Maria Zaccaria, Mãe da Divina Providencia, Visita do Círio de Nazaré, Novena da Padroeira, e qualquer outra atividade litúrgica em nossa Paróquia. Também participa das demais atividades da paróquia, como a festa Junina na barraca de Caldos e festa da Padroeira. Para tantas atribuições, é necessária uma equipe comprometida e unida, obviamente, uma vez que existem atividades todos os dias do ano, pois há Missas todos os dias.

O Mensageiro: Mas então para participar da equipe, a pessoa tem que ter disponibilidade todos os dias?

Odete: Não. Se você ficou preocupado e pensou: “Mas eu não tenho como estar disponível todos os dias da semana, pois eu trabalho ou estudo”, não tem problema. A organização da equipe é por horário de missa, e cada horário tem dois coordenadores que são responsáveis pela sua equipe. Ou seja, é possível servir em qualquer dia da semana, basta estar disponível.

O Mensageiro: Então fale um pouco mais sobre a organização da Pastoral.

Odete: Uma vez por mês a coordenação geral, que é responsável por todos os horários, reúne a equipe durante a semana à noite (cerca de 110 agentes, jovens e adultos, distribuídos em missas dominicais e semanais). Essa reunião acontece geralmente na primeira quinta-feira do mês, para fazer um balanço do que aconteceu e programar as atividades que serão realizadas durante o próximo mês. Além disso, há um plano de formação, que reúne a Pastoral a cada dois meses, para conhecer e aprofundar um tema de Fé, normalmente auxiliadas pelo diretor espiritual que é o Padre Luiz Antônio.

Além disso, o Pe. Luiz orienta toda a parte litúrgica e dá grande apoio às inovações, como o vídeo pedindo pela Paz, vídeo no dia mundial da Juventude, comemoração com entrada de velas na missa de Nossa Senhora das Candeias (apresentação do Senhor no templo), presépio Vivo na Missa de Natal, etc. Uma vez por mês há reunião das coordenações da Liturgia, MESC, coroinhas e cerimoniários com o Pe. Luiz, para programar o que acontecerá no mês seguinte e cada vez mais melhorar a parte litúrgica.

No geral, a equipe tem três coordenadores gerais que se dividem em parte litúrgica (reunião com Padre, missas e as atividades extras) e de formação; parte “prática”, com as atividades semanais e apoio para o que for necessário e a coordenação da barraca da Liturgia nas festas: Junina e da Padroeira por exemplo.

O Mensageiro: Perguntamos sobre como foi a preparação para a Semana Santa, que marcou muito a comunidade, pois foi de fato emocionante, em todas as celebrações. A resposta não podia ser outra, vinda de pessoas que servem a Deus e estão à disposição Dele:

Odete: “Agora chegaram às lágrimas…”, e continuou: A Semana Santa este ano foi simplesmente mágica. Já faz alguns anos que eu não via a comunidade participar tão ativamente de todas as atividades da Semana e do Tríduo Pascal. Foi maravilhoso! Por ser uma semana com muitas atividades, necessita-se de um mês de preparação. Reunião com o Pe. Luiz e as pastorais ligadas às celebrações, para organizar cada dia, pois são muitos detalhes. “Somos uma Igreja muito rica em tradição e nosso trabalho é esse, manter a tradição”. Também é necessária reunião com o pároco, Padre Sebastião. “O ponto alto foi a Missa do Sábado Santo” – nessa celebração, são oito leituras e sete salmos. A pastoral da Liturgia convida um de cada equipe para cada dia, pois são muitos leitores e salmistas, e como sabemos, não dá para colocar todos. Para finalizar o Tríduo Pascal, no domingo de Páscoa celebramos a Ressurreição de Cristo e teve até um batizado de uma criança.

 

O Mensageiro: Depois desse testemunho emocionante, pode ser que algumas pessoas queiram servir neste importante ministério, que é a Pastoral da Liturgia. Existe algum pré-requisito para ingressar na Pastoral?

Odete: Para entrar para a Liturgia não há nenhum impedimento, nem é necessário que a pessoa tenha os sacramentos da iniciação cristã ou esteja participando deles. Basta gostar de servir à Comunidade. E mesmo quem não gosta de falar em público ou de fazer leituras, não precisa se preocupar, pois tem muito trabalho. Para fazer as leituras, nós colocamos pessoas da equipe, pois entendemos que a Palavra de Deus deve ser muito bem proclamada. Muitos dos leitores passam por esta preparação, já fizeram curso com os padres para aprender a proclamar, da melhor forma possível, além disto, eles recebem uma escala onde eles sabem com antecedência qual leitura fará para estarem preparados.

Entretanto, isso não impede a comunidade de participar mais. Qualquer pessoa pode ajudar nas celebrações. É só falar com a equipe que gostaria de ajudar e nós colocamos para fazer a coleta (cestinhas) ou as preces. Então, não se acanhe e esteja pronto para servir!

Por último, fica este apelo: A equipe é composta por mais de 100 agentes, mas sempre é preciso mais e mais pessoas, pois a Liturgia também é uma porta de entrada na comunidade, na Igreja. Muitas pessoas somente vão à missa e não têm convivência com os que trabalham na comunidade, então somos muito solicitados e desempenhamos com alegria este acolhimento, visando levar mais pessoas ao serviço pastoral, não somente na Liturgia, mas também nas outras pastorais. “Não tem nada melhor que servir a Cristo. Venha colocar o Jaleco branco você também!”

O Mensageiro: Como mencionado, se você quiser se tornar membro da pastoral entre em contato com os coordenadores – Odete, Josué ou Nizete – ou entre em contato com a secretaria. “Se alguém me quer servir, siga-me; e, onde eu estiver, estará ali também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará.” (Jo 12,26).

Tamara Ribeiro – Pascom Loreto.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM