Pastorais em ação: Festa da Padroeira

Dezembro é um mês que parece ser menor que fevereiro, pois são tantas atividades e festividades que ele passa voando. No Loreto, as atividades que começam literalmente no dia 01 envolvem um número incrível de pessoas ligadas às diversas pastorais e movimentos em um esforço fantástico, onde só irmanados, só unidos pelo mesmo amor ao Cristo e à Igreja, torna possível que tudo aconteça com tanta beleza. Nesse sentido, A Festa da Padroeira, vem a cada ano, movimentando a comunidade e integrando as pastorais.

 

Nossa Senhora de Loreto, que recebe as nossas homenagens, recebe também nossas orações e acompanha com olhar de mãe cada gesto de amor que fazemos em favor da evangelização e do acolhimento a todos que precisam encontrar seu filho, Jesus. Rogai por nós, Santa Mãe de Deus!

 

No período que antecede o dia da padroeira, realizamos a novena de Nossa Senhora, com o terço, a celebração da Santa Missa e pregação, versando cada dia sobre um tema especifico. As pregações foram feitas por sacerdotes de nossa comunidade e convidados, como Pe. Robert, Frei Ignácio, Pe. Alexandre Pacciolli e o Diácono Durval.

 

No sábado (07/12) tivemos a já tradicional carreata percorrendo as ruas de nosso bairro, que neste ano contou com a participação de batedores da Aeronáutica. A carreata foi encerrada com a Missa Solene, abrilhantada pelo Coral da Paróquia. A banda da Aeronáutica, que vem tradicionalmente prestigiando os nossos eventos, embora presente, não pôde participar neste ano, em função da decretação do luto oficial pelo falecimento do líder sul-africano Nelson Mandela.

No domingo (08/12) foi realizado o Fórum Afetividade e Sexualidade, das 16h às 18h no Salão CEPAR, com a participação de jovens de nossa comunidade.

 

A festa foi animada pela Banda Caminho Certo composta por jovens da nossa comunidade e foi um sucesso! No domingo apresentou-se também o grupo de dança do Colégio Rainha dos Corações, dirigido pela professora Luanda. Estava presente acompanhando o grupo a Irmã Aparecida, representando o Colégio.

 

Como de hábito as barracas foram muito concorridas tanto no sábado quanto no domingo. Parabéns a todos que trabalharam nas barracas, representando a sua pastoral, mais uma vez mostraram uma grande dedicação e a força do trabalho em comunidade.

 

Por fim, foi celebrada no dia 10.12, pelo nosso pároco, a Missa Solene do dia de nossa Padroeira. Ao final da celebração o Pe. Sebastião agradeceu a todos os que contribuíram para o sucesso do evento.

 

 

 

 

Carreata de Nossa Senhora – Procissão nos tempos modernos?

 

Algumas pessoas perguntam o porquê da já tradição em nossa paróquia da Carreata, quando levamos a imagem de Nossa Senhora a percorrer algumas ruas do bairro. Em primeiro lugar, respondemos que NÃO! As carreatas não substituem as procissões onde o povo enfileirado e levando o andor do santo padroeiro, testemunha com orações e cantos, sua fé. Mas ao mesmo tempo SIM, é uma espécie moderna de procissão, já que tem o mesmo objetivo e segue quase o mesmo rito. A Igreja diz no Código de Direito Canônico que “Sob o nome das sagradas procissões se entende as solenidades rogativas que faz o povo fiel, conduzido pelo clero, indo ordenadamente de um lugar sagrado a outro lugar sagrado, para promover a devoção dos fiéis, para comemorar os benefícios de Deus e dar-lhe graças ou para implorar o auxílio de Deus” (Canon 1290,1).

Para que a carreata possa ser considerada uma procissão completa, deve ter a sua frente o incenso, as lanternas (velas) e a cruz processional.

 

Temos então o testemunho de Thiago Santos, jovem de nossa paróquia, sobre o que sentiu ao participar pela primeira vez de uma Carreata de Nossa Senhora de Loreto. Seu relato traduz o sentimento daqueles que todos os anos participam desse momento tão especial.

 

“Eu era um daqueles que não compreendia o porquê de uma Carreata. Confesso que não conseguia ver muito sentido em termos vários carros um atrás do outro, se ninguém se comunicava. Ledo engano. No sábado pude participar da minha primeira Carreata de Nossa Senhora e ver de perto a força de nossa igreja, a devoção de nossa comunidade e o quão importante isso é para o Bairro em que vivemos.

Já na concentração, percebia que esse seria um momento diferente. Via a animação dos paroquianos, a alegria dos jovens e a orientação dos velhos. Pude observar de perto o trabalho realizado para deixar Nossa Senhora ainda mais bela, enfeitada com flores.

As 16h em ponto, a Carreata se iniciava. Mas não era qualquer Carreata e sim a Carreata de Nossa Senhora de Loreto, com a presença do carro e batedores da Aeronáutica.

A Carreata prosseguiu e era tão grande a quantidade de carros, que tive que descer do carro onde estava a imagem para tentar fotografar toda a Carreata. Mas acho que não consegui, pois eram muitos carros agitando as bandeiras e fazendo a distribuição de terços aos pedestres que, também evangelizava através das orações feitas no carro de som.

Percorrer todas aquelas ruas me fez compreender com outros olhos a Carreata, que é outra forma de evangelizar, uma forma de demonstrar a nossa fé, uma forma de pedir as bênçãos de Nosso Senhor e a intercessão de Nossa Senhora sobre o nosso bairro, e demonstrar que a nossa fé é viva e forte a tal ponto de fazermos as pessoas aderirem a Carreata e guardas de trânsito ajudar na distribuição dos terços.

Eu, que nunca fui a nenhuma, pude perceber o que perdi. Espero que ano que vem, a fila de carros seja ainda maior, congregando jovens e idosos, novos de caminhada com os mais experientes na fé, unindo a nossa comunidade, de forma tão linda quanto o final dessa Carreata em que todos os que não foram, puderam fazer o cordão para a passagem da imagem de Nossa Senhora”.

Peço então: “Nossa Senhora de Loreto, olhai pelo nosso Bairro.”.

 

Texto: Ana Clébia, Adauto e Thiago Santos – Pascom Loreto

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM