Padre Sebastião
Foi no dia 21 de janeiro, dia de Santa Inês, jovem, mártir.
Adolescente que não se corrompeu. Que disse não, mesmo quando a sociedade, amigos, posição social e até a família a impulsionavam a ceder. Mesmo assim, foi não, a sua resposta. Já havia encontrado o amor! Já se desposara Daquele que seria o motivo da sua existência.
Disse sim a sua fé, a professou publicamente e, mesmo sob tortura não vacilou. Entregou-se a Jesus e pagou com a vida por sua escolha.
Inês, nos contou Pe. Sebastião, na homilia da Celebração que deu Ação de Graças pelos seus 70 anos de nascimento, bem podia ser a jovem que o Papa Francisco idealizou na sua pregação, em sua passagem pelo Rio, em 2013, na JMJ. “Ela foi uma jovem que nadou contra a correnteza”. E continuou dizendo: “Ela por sua pureza, determinação, coragem e fé, é modelo, é exemplo a ser seguido, não só pelos jovens, mas por todos nós”.
Assim foi a linda celebração. Assim, Pe. Sebastião silenciou a nave do santuário, lotada de paroquianos e amigos que foram lhe prestigiar. Calou fundo o coração de todos, pela sua própria simplicidade. Ao invés de falar de sua vida, de suas experiências, de chamar atenção para si mesmo, que embora seja, de fato, para nós também um exemplo a ser seguido, fez com que todos refletissem o amor, não o dele, mas o de Inês, à Jesus.
Que orgulho e que satisfação ter como pastor uma pessoa tão especial!
Depois da comunhão no momento da Ação de Graças, vê-lo emocionar-se com as palavras da Neite, que bem representou o que cada um gostaria de falar naquele momento, foi mais uma vez uma mistura de sentimentos. Quanta emoção!
Mais tarde, reunido com a comunidade no salão Zaccaria, tirou pacientemente dezenas de fotos com os que se aproximavam para cumprimentá-lo. Provavelmente nem conseguiu provar um dos gostosos quitutes, mas se estava com fome, não deu a perceber, pois era só sorriso.
Obrigada Pe. Sebastião, por nos proporcionar momentos tão belos.
Pedimos a Deus e a Senhora de Loreto, que o abençoe, o guarde de todo mal, lhe dê muita saúde e que por muitos anos, possamos comemorar de forma tão singela o seu aniversário.
Parabéns.
Em nome de toda a comunidade,
Ana Clébia – Pascom.