SET/2010
No dia 08/09 reuniu-se o Conselho Pastoral com a presença do nosso Pároco, Pe. Sebastião, Pe. Miguelito, Pe. Siqueira, o Diácono Durval e os representantes das seguintes pastorais e movimentos: SECRETARIA: Ailsa; ADMINISTRAÇÃO, Kell, COROINHAS: Isabel; EAC: Filipe; PJ: Aninha e Irmã Graça; EJC: Elaine; DIZIMO: Getúlio; EPVM: Taty; G.O N. Sra Loreto: Rosangela; G.O Jesus Ressurgiu: Janilda; AÇÃO SOCIAL: Kadu; 3ª. IDADE: Vera; CURSO DA PALAVRA DA NOITE: Silvania; SAÚDE: Marisa; EESA: Dora; ACOLHIMENTO: Leila e Marluce; ALEGRIA: Sérgio; ECC: Regina; ICCA: Leila Márcia e Cláudio;MESC, Zélia; LITURGIA, Odeneide; OFICINA, Sônia; ICIA, Ir. Cristina; FÉ E DONS e O MENSAGEIRO: Ana Clébia;
A reunião teve inicio com a reflexão da passagem do dia, Mt 1,18-25. Na data em que se comemora o dia da Natividade de Maria, Pe. Sebastião lembra a mensagem especial do texto que nos diz que Maria traz Jesus ao mundo e que o nome escolhido por Deus para seu filho, anunciado pelo anjo a José, é Emanuel que quer dizer “Deus Conosco”. Jesus, então é presença concreta de Deus em nosso meio!
Pe. Sebastião lembra ainda que é uma responsabilidade muito grande essa presença de Deus em nosso meio, junto de nós, em nossa vida e no trabalho pastoral, pois temos a missão de trazê-lo sempre em nossas atitudes.
Em seguida, fez a leitura e comentou sobre o Editorial que escreveu no O Mensageiro de setembro, aproveitando algumas das belas palavras do Papa Bento XVI, por ocasião do encerramento do Ano Sacerdotal. O texto fala sobre A audácia de Deus, em alusão ao trabalho sacerdotal.
Após reflexão do texto lido, explicou que nossa paróquia foi representada, a pedido dele, pela Leila Márcia e a Regina, no Seminário “Ministérios e Evangelização” no dia 14 de agosto, no auditório da Paróquia de Sant`Ana, no Centro. Durante o Seminário foi trabalhado o 2º Texto para Reflexão nas Comunidades em preparação para o 11º Plano de Pastoral de Conjunto da Arquidiocese do Rio de Janeiro. Disse que será preciso que cada pastoral assuma o compromisso de ler, refletir e responder as perguntas que são colocadas e que das respostas das paróquias, se dará origem ao 11º PPC. Pediu que a Leila apresentasse o conteúdo e a forma que elas organizaram a divisão das perguntas por pastorais, de forma que todos tenham a oportunidade de participar desse trabalho, que será depois de pronto apresentado em uma assembléia que reunirá todas as respostas, para então serem encaminhadas ao Vicariato e a Diocese.
Com a palavra, Leila Márcia, explicou que de acordo com o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Monsenhor Joel Portella Amado, a motivação do Seminário foi refletir sobre um dos pontos que pode ser um “estrangulamento” do 11º Plano de Pastoral: a questão dos ministérios. Segundo ela, Pe. Joel explicou de forma muita clara que o Ministério é todo o serviço em favor da divulgação do Reino de Deus, para o crescimento do Povo de Deus, seja ele investido ou não.
Disse que na verdade o 11º PPC é uma continuação do 10º, já que muitas ações propostas ainda não estão verdadeiramente acontecendo nas nossas comunidades, inclusive neste 2º texto, que vamos agora estudar, na 2ª seção, pág. 10, faz uma revisão do 10º PPC, para que todos tomem conhecimento do que lá estava determinado e principalmente a partir do item nº 23 dessa seção, seja revisto por nós, para vermos se essas questões precisam ser modificadas ou mantidas e, se mantidas, se precisam ainda ser implementadas na nossa comunidade.
Falou que o peso maior do estudo é sobre a Iniciação Cristã e os Círculos Bíblicos, principalmente os CBs, pois praticamente todos os textos falam sobre este ponto, já que os CBs são uma extensão da nossa Igreja, principalmente nos locais de difícil acesso ou locomoção.
O objetivo de formar um PPC é para que cada pastoral, grupo ou movimento tenha uma idéia de conjunto, para que todos saibam minimamente o que cada um faz, quais são as suas atividades, para que saibamos conduzir as pessoas quando solicitados.
Dessa forma podemos encaminhar a pessoa de forma correta. O que foi dito é que precisamos tirar nossas pastorais “das gavetinhas”, precisamos trabalhar em comunidade, cada um segundo a sua vocação, mas comprometidos com a comunidade como um todo e não apenas voltados para nossa própria pastoral.
Continuando, explicou que a seção 1 e 2 são para todos estudarem e que a partir do 3, os textos e as 58 perguntas que devem ser respondidas, foram divididas por pastorais afins, de forma que todos tenham oportunidade de participar, respondendo de forma bem completa, sem preocupação em se resumir às idéias, ao contrário, todas devem ser muito bem explicadas.
Foi divulgada então a divisão dos textos a serem estudados e respondidos pelas pastorais, conforme a seguir:
3. GRANDES OPÇÕES EVANGELIZADORAS: UM NOVO JEITO DE FAZER PLANEJAMENTO PASTORAL Curso da Palavra, Fé e Dons e Escola de Evangelização Santo André;
4. UMA IGREJA QUE ANUNCIA E RENUNCIA JESUS CRISTO Past. da Saúde, 3º Idade, Past. Vocacional e Santificação do Matrimônio;
5. UMA IGREJA VOLTADA PARA A INICIAÇÃO E A REINICIAÇÃO CRISTÃS ICCA, ICJA, Coroinhas, Batismo e Catequese Especial;
6. UMA IGREJA COMUNIDADE DE COMUNIDADES Círculos Bíblicos, Dizimo e Liturgia;
7. UMA IGREJA ONDE A PALAVRA DE DEUS ILUMINA TODA A PASTORAL Oficina de Oração, Apostolado da Oração, Liga Católica, Grupos de Oração e Movimento Mãe Rainha;
8. UMA IGREJA COMUNIDADE DE MUITOS DONS, SERVIÇOS E MINISTÉRIOS - Mece, Música, Acolhimento, Consolação e Esperança e Visitação;
9. UMA IGREJA EM PERMANENTE ESTADO DE MISSÃO - EAC, ECC, EPVM e PJ;
10. UMA IGREJA A SERVIÇO DA VIDA EM TODAS AS SUAS INSTÂNCIAS Ação Social, Fé e Política, Equipe da CF 2010 e Past. da Alegria.
Feita a divisão dos trabalhos, orientaram para que o mais rápido possível cada pastoral, de posse dos livretos, que serão encomendados, na quantidade designada por cada pastoral presente, se reúna e comecem seus estudos. Depois de respondidas as questões, devem se reunir com as demais pastorais designadas para seu grupo para tirarem um relatório final.
No dia 06/11 haverá uma assembléia na Paróquia para a apresentação de todo o trabalho, que será então encaminhado ao Vicariato.
Passando aos avisos, foram anunciados apenas os mais relevantes, devido ao horário:
Coroinhas - pediram a participação e apoio de todos em sua festiva dia 08/08.
Dizimo - parabenizou a Irmã Graça pela organização e por sua presença firme e amiga junto aos que foram a Peregrinação à Aparecida do Norte.
PJ - Aninha agradeceu a presença dos que participaram da festa dos pais e informou que no feriado de 07/9 ela e Carol participaram em Bacaxá do Retiro organizado pelo Vicariato.
Irmã Graça na seqüência, informou que no mesmo final de semana em São Paulo, aconteceu o 2º Encontro da Juventude Zacariana, e que o Pe. Luis Antonio, provincial dos Barnabitas nos convidou a participar. A paróquia foi então representada por 11 jovens dos grupos jovens daqui, sendo 3 do MEJ (Grupo Fogo Novo), 02 do EJC do Rio das Pedras, 02 do EJC da Matriz, 01 do Grupo de Maturidade Cristã, 01 do Grupo de Coroinhas e 01 da Juventude Missionária. O próximo encontro será em novembro de 2011 em Brasília, para dar oportunidade da província do Norte também participar.
EJC - Informou que no dia 19/9 será o pré-encontro às 15h no Zacaria e o Encontro nos dias 24, 25 e 26/9 no Carit, com a Missa de encerramento aqui no Loreto e a recepção no Zacaria.
EAC - Encontro nos dias 25 e 26/9.
EPVM - Encontro de Preparação para a Vida Matrimonial (antigo curso de noivos)- Realizou-se o segundo aprofundamento da equipe no dia 29/8 no Bosque da Barra, onde os casais participaram de diversas atividades voltadas para harmonia conjugal e integração da equipe. No dia 19/9 da 08 às 15h se realizará o 20º encontro de recém-casados, no Cepar, sob a coordenação do casal Luis Fernando e Leda, com a presença confirmada de 30 casais.
Grupo de Oração N. Sra de Loreto - Rosangela é a nova coordenadora do grupo, no lugar do Sérgio.
Vocacional - Adoração de setembro sob responsabilidade da Liturgia e do Curso da Palavra e a de 21/10 será da EESA.
Acolhimento - Nova coordenadora é a Marlu. Avisaram que 7 candidatos a novos ministros concluíram o curso e estão aguardando a investidura, em data a ser marcada.
Não tendo mais nenhum assunto a ser tratado, a reunião terminou com orações e a benção. |