Queridos irmãos, entre tantas coisas, existe algo que devemos pensar e questionar: Como vemos a Deus? Vemos o Senhor como um Pai cuidadoso que verdadeiramente ouve e responde as orações ou como alguém distante que fez parte da histórica bíblica, que não enxerga e nem ouve, mais parecido a ídolos feitos ou esculpidos em madeira ou pedra? Diante de tantas lutas que enfrentamos surge uma outra questão: "DEUS ABANDONA A QUEM ELE ESCOLHE? Por que então muitos dizem que tudo está errado, nada dá certo, onde está Deus nesta hora, e por aí vai....Quantas das vezes, mesmo no silêncio da vida, em nossas mentes, acusamos o Senhor de nos abandonar, de não ouvir nossos clamores sinceros, ou então por que demorar tanto para dar uma solução ao problema. Na verdade muitos de nós temos medo de dizer aos outros que Deus nos abandonou, antes dizemos: "Estou orando...Ele está falando comigo...Ele está me fortalecendo...entre outros. Desculpem a sinceridade, mas no fundo mesmo, a impressão que se tem é que falta a confiança Nele e tudo o que muitos dizem são meros chavões da linguagem evangélica, para que não percebam alguma fraqueza dentro de suas almas. Dentro deles permanecem as dúvidas, as interrogações sobre o seu infinito amor, se Ele pode cuidar de nossas vidas realmente! O pior, é que lá no fundo muitos sentem que Ele está ausente dos seus dilemas. Chegamos à santa missa, aos grupos de oração, cantamos, oramos, mas tudo parece em vão, pois no fundo falta crer no que deveríamos crer! Não estamos confiando inteiramente no Deus de nossas vidas. A verdade é que Deus não nos abandonou nas diferentes áreas de nossas vidas, portanto com a ajuda do Espírito santo e de sua santa Palavra podemos retomar o caminho de uma fé viva e acelerar as bênçãos do Senhor sobre nossas vidas.
Amados, nossas respostas e as nossas necessidades estão em Deus. O apóstolo Paulo mencionou que Ele suprirá todas as nossas necessidades em Cristo Jesus. O Senhor Jesus é o canal pelo qual Deus supre as nossas necessidades. Não existe outra pessoa, outro lugar ou filosofia de vida, que pode nos dar respostas "vivas" para os caminhos de nossas vidas. Jesus usou o exemplo de uma viúva na parábola do juiz iníquo. O juiz era um homem poderoso na cidade, e não precisava atender àquela mulher. Se não atendesse nada aconteceria com ele. Na verdade continuaria sendo um homem respeitado e forte. O fato de não atendê-la não abalaria sua carreira ou a sua vida. Grave bem isso: Deus não precisa atender às nossas necessidades para ser Deus! Ele é Deus e pronto! Ele é o Senhor de todas as coisas visíveis e invisíveis! Ele tem o céu, os anjos que O servem que reconhecem o seu poder supremo e absoluto. Se não atender às nossas orações, Ele continuará sendo o Deus Todo-Poderoso e nada abalará a sua Pessoa no lugar onde habita! Há uma diferença entre o juiz iníquo da parábola e o Senhor nosso Deus.
Deus é nosso Pai. Ele nos gerou, fez uma "aliança" conosco, e como Pai quer nos proteger, ajudar e suprir nossas necessidades. O juiz da parábola não tinha nada a ver com a viúva, e ainda por cima era "iníquo". O nosso Deus não é iníquo, mas é reto em suas obras e cumpridor de suas promessas! ANTES DE SER UM JUIZ, DEUS É O NOSSO PAI! Jesus nos ensinou a orar dizendo: "Pai nosso que estais no céu..." O juiz por fim se cansa de ouvir os clamores da mulher e resolve ajudá-la, só para "livrar-se do importuno". Deus tem prazer em nos ajudar, desde que andemos em seus caminhos como filhos obedientes. "Em recompensa, o meu Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo" (Fl.4, 19).
A figura da viúva na parábola expressa também algumas coisas: Foi perseverante no seu pedido. Significa a oração insistente e sem desanimar, pois sabia que o juiz iníquo era a única pessoa que poderia ajudá-la, ninguém mais. Ela não saiu de sua posição.
Não foi procurar outra coisa ou outra pessoa. Mostra para nós, em termos espirituais que Deus tem tudo o que precisamos e não necessitamos de artifícios como promessas, falsos líderes, filosofias, religiões pagãs, etc. Nosso Deus é fonte de tudo aquilo que precisamos, precisamos cultivar essa verdade em nosso interior e aí jamais correríamos para outras fontes vazias de vida em vão. O nosso Deus é um Juiz Santo e Justo, que tem prazer que a Sua Palavra se cumpra na vida de seus filhos. Na verdade nós é que somos o grande problema, por não crermos! Durante 40 anos o Senhor tentou convencer aos seus filhos no deserto de que eles jamais passariam qualquer necessidade, como podemos ver em Dt 2, 7: "Porque o Senhor teu Deus te abençoou em todas as tuas empresas, e velou sobre ti durante a tua marcha através deste vasto deserto. Eis já quarenta anos que o Senhor teu Deus está contigo, e nada te faltou". Irmãos, Deus estava dizendo: "Comigo não há escassez e nem racionamento. Disponho de tudo que vocês possam algum dia vir a necessitar".
E ainda disse mais: "Porque o Senhor, teu Deus, vai conduzir-te a uma terra excelente, cheia de torrentes, de fontes e de águas profundas que brotam nos vales e nos montes, uma terra de trigo e cevada, de vinhas, de figueiras, de romãzeiras, uma terra de óleo de olivas e de mel, uma terra onde não será racionado o pão que comeres, e onde nada faltará; terra cujas pedras são de ferro e de cujas montanhas extrairás o bronze. Comerás, à saciedade, e bendirás o Senhor, teu Deus, pela boa terra que te deu. (Dt 8,7-10). Queridos irmãos, a nossa terra prometida hoje é Cristo. Se estamos Nele a promessa é nossa! No Velho Testamento eles tinham diante de seus olhos os milagres de Deus. Viam e não criam. Hoje temos os mesmos milagres dentro de nós. Temos uma visão e um convencimento interior do poder de Deus dados pelo Espírito, e também não cremos! Nós temos a tendência de nos desviar da fé. Esse foi o problema de Israel e esse é também o nosso problema. Precisamos com a ajuda do Espírito e de Sua Palavra quebrar essa tendência e firmar nossos passos Nele. Não somos um povo de alternativas, é Deus por meio de Cristo e ponto final! Temos de nos convencer disto. Aí está a nossa vitória! Muitos problemas estão sem solução porque no fundo não cremos, não confiamos, não queremos seguir Seus princípios de vida. Quantas vezes dizemos: "Deus nunca vai me atender, pois sou tão pecador..." Deixemos disto! Ele tem a provisão para o perdão. Sempre que Israel se voltava para o Seu Deus, Ele os abençoava e o mesmo pode acontecer conosco neste lugar. Aqui não há lugar para alimentar a incredulidade e sim a fé! As escrituras dizem que devemos estar olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus (Hb. 12, 2).
Essa deve ser a nossa decisão hoje!
Queridos, caso não creiamos nisto, caso não estejamos convencidos de que o Senhor dispõe de tudo que necessitamos, então estamos O está acusando de ser um Pai incapaz! Estamos dizendo que Ele não tem o direito de criar um filho. Não importa qual seja o nosso problema, não importa qual a confusão em que estejamos, se nós simplesmente esperarmos humildemente em Jesus, Ele agirá e nos dará toda a sabedoria e o conhecimento suficiente para enfrentar a nossa adversidade. Ele sempre criou uma saída para aqueles que confiam inteiramente Nele. E Ele fará isto por nós! Se Deus guiou mais de três milhões de pessoas para fora do Egito, suprindo as necessidades desse povo dia a dia, será que Ele não é capaz de nos guiar e de suprir nossas necessidades diariamente? Creia que Deus provê, Deus proverá, e a sua misericórdia não faltará.
Um afetuoso abraço e a Paz em vossos corações!
Ricardo da Liturgia das 10h
ricardomoyses@globo.com
|