SET/2007
Realizou-se no dia 31 de agosto mais um Conselho Pastoral, sob a direção de nosso Pároco Pe. Francisco. Estavam presentes os coordenadores das seguintes pastorais:
Zélia, MECS; Janilda, Grupo de Oração Jesus Ressuscitado; Yara, Santificação de Matrimônios; Luiza, Liturgia;, Maura, Apostolado da Oração; Nizete,Pastoral Vocacional; Mariza, Fé e Dons; Aroldo, Liga Católica; Edi, Congregação Mariana; Catequese, Ir. Cristina; EAC, Mário; Ação Social, Kadu e Maria Lucia; 3ª. Idade, Maria Lucia; Emília, Catequese Especial, Ailza, Secretária e Hélia de O Mensageiro.
Texto para Reflexão: 1Cor 10,16
S. Paulo diz que o homem que se funda unicamente nas próprias forças, intelectuais, é superficial.Ao contrário o homem espiritual tem dentro de si a habitação de Deus.
Ninguém conhece Deus e seu mistério de salvação se não tiver seu Espírito.
O profeta Isaías já diz que "os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, os meus caminhos não são os vossos caminhos."
O importante é a vigilância. Simplesmente andar com o espírito de bondade, deixar de lado de lado o espírito de maldade, de perversidade, de mesquinharia, de crítica desnecessária.
Santo Agostinho diz que a crítica construtiva é boa, mas quando é negativa prejudica mais quem a faz do que a própria pessoa criticada.
Eu posso imaginar e julgar algumas atitudes exteriores, mas o interior de um homem só Deus conhece. Deus perscruta todas as coisas, até as profundezas da nossa alma.
O Espírito Santo é aquele que vai até as profundezas do coração de Deus. Nós somos filhos e renascidos do Espírito de Deus, que nos permite ainda mais, como luz de Deus sondar as coisas humanas e terrenas e às vezes não temos consciência de que os acontecimentos de cada dia, vêm no sentido mais profundo, quando abraçamos as coisas espirituais. A fé é mais importante até mesmo que a Biologia. Do que a Psicologia, do que a Antropologia, mais do que a inteligência. Quando nós agimos com o nosso intelectual, até mesmo nós padres, quando celebramos a missa com o nosso intelecto, para dar uma aula, onde não há amor, se esvazia aquilo que é divino. Deus não age quando a pessoa não se predispõe ao amor.
Paulo contrapõe, a fé ajuda a explorar a nossa própria história.
As dimensões mais profundas do nosso ser nos levam a uma única fonte de vida: Cristo Jesus. Sem Ele eu não posso viver.
Nos agarramos a tantas coisas, como nossa saúde, nossas finanças, que hoje estão ótimas, mas de repente aparece uma doença, um mau negócio e tudo desaba.
Que fiz para Deus, será que Ele está me castigando. Na verdade, nós estamos em constante delito com Deus. Eu e Deus ou na vida comunitária, eu e a minha comunidade, na Igreja Doméstica , eu e a minha família.
Paulo nos coloca: O Cristo ressuscitado, a dimensão da largura ajuda-nos a escrever a História. O Evangelho não é a história de Cristo, é a história do homem, é o amor de Cristo, mas é a nossa história. Nós olhamos a nossa história, e imaginamos como será o final da nossa vida e o nosso final será muito triste sem Deus.
Não teremos um final feliz quando nos afastamos da Graça.
À medida que nos revelamos a Deus, as coisas espirituais que o Espírito de Deus perscruta os nossos insondáveis corações nos coloca do avesso, passamos por todas tribulações, por todos os tipos de dificuldades, até mesmo pelas provações, pelo abatimento, mas não seremos vencidos.
Nós cremos num Deus que venceu tudo e todos, mas isto depende de nós, de nossa abertura para com Deus.
Principais Notícias:
MECS - Dia 1º /09 Encontro com os ministros das 08 às15h. No dia 15/09 investidura dos novos ministros na Catedral, pelo nosso Cardeal Dom Eusébio, todos os outros ministros devem comparecer para encontro com o pastor.
Catequese Especial - No dia 23/09 vão participar da 1ª Mostra da Catequese Especial do Vicariato de Jacarepaguá. Preparam-se com muito carinho, estarão representando a nossa Paróquia.
Grupo de Oração Jesus Ressurgiu - Comunica que o Encontrão da R.C.C. do dia 20/09 foi transferido para o dia 2/10, no Loretão, no mesmo horário, às 19:30h, com o pregador Hamilton. Todos estão convidados. Esclareceu que as atividades da Renovação Carismática não são restritas, toda a comunidade pode e deve comparecer.
Santificação do Matrimônio - A celebração será realizada no dia 28/09, mas ainda não sabemos o número de santificações.
Liturgia - Convida todas as pastorais para o Aprofundamento que será realizado no dia 1º de setembro, das 8:00 às 17:00h, no Cepar, juntamente com o Ministério da Acolhida. O tema será o Dogma da Assunção e os Títulos de Nossa Senhora.
Apostolado da Oração - Dia 04/09, das 15:00h às 17:00h tarde de Oração com todas as Foranias, no salão do Cepar. Solicitou ajuda do Ministério da Acolhida. No dia 14/09 Missa festiva em comemoração aos 125 anos de fundação do Apostolado da Oração, no Santuário, às 7:00h. Solicitou permissão para realizar um retiro de aprofundamento, no Cepar, no dia 26/10, das 8:00 às 12:30h. Pe. Francisco pediu que ela entrasse em contato com a administração do Cepar.
Pastoral Vocacional - A próxima Adoração Vocacional será no dia 20/09. A pastoral responsável será o Curso da Palavra. A última adoração foi excelente, com grande participação da comunidade.
Fé e Dons - Aprofundamento para os agentes no dia 09/09, a partir das 09:h, no Cepar.
Liga Católica - Comunica, com muita alegria, que conseguiram lotar quatro ônibus, repletos de fiéis, que acompanharam a Romaria a Aparecida do Norte, no dia 25/08.
Estão se preparando para as comemorações dos 83 anos da Liga, no dia 21 de outubro. Adiantou que neste ano as comemorações serão diferentes. Convida todas as pastorais a participarem dos festejos.
Pediu licença para passar uma rifa da Federação das Ligas Católicas do Rio de Janeiro, o que foi prontamente atendido por Pe. Francisco.
Congregação Mariana - No dia 28/09 apresentarão um Festival da Canção, quem estiver interessado ligar para a coordenação para saber dos detalhes.
Catequese - Dias 2/09 Dia de Nossa Senhora de Belém, padroeira da Congregação.
- Mostra Bíblica do Vicariato de Jacarepaguá no Colégio Ressureição, no Recreio, das 09 às 17h
08/09 Retiro da 1ª Comunhão dos Adolescentes- das 08 às 16h
09/09 1ª Comunhão solene no Loreto, às 09h
15/09 1ª Comunhão solene no Loreto, às 18:30h
- Dois Retiros de 1ª Comunhão no Loreto: Cepar e Salão Zaccaria
16/09 - 1ª Comunhão solene no Loreto, às 8:30 e 10:00h
22/09 Retiro de 1ª Comunhão no Rio das Pedras
23/09 1ª Comunhão solene no Rio das Pedras, às 15h
29/09 Feira bíblica no Loreto, às 09h
E.A.C. - No dia 14/09 será realizada mais uma Festiva, no salão do Cepar. As próximas reuniões nos dias 22 e 29/09 serão destinadas à preparação dos adolescentes para o próximo encontro que será realizado nos dias 20 e 21 de outubro.
Ação Social - Agradece às pastorais e às Empresas Colégio Santa Mônica e Academia Body Planet e aos paroquianos anônimos, pelas doações feitas. Assim conseguimos entregar 115 bolsas extras aos nossos assistidos.
Recebemos também doações de cadeiras de rodas, próteses ortopédicas que estão à disposição dos necessitados na Ação Social para empréstimos.
Pe. Francisco: Amanhã, dia 1º de setembro, Retiro dos MECS, só para os novos. Verificar quem faltou e o motivo da falta. De acordo com as instruções de Pe. Jan, o motivo para uma falta deverá ser muito justo. Devem, portanto, entrar em contacto comigo ou com o coordenador.
Na semana anterior ao Encontrão da RCC, vocês deverão colocar avisos nas missas, faixas e murais para lembrar a todos e para que a comunidade tome conhecimento do evento.
Com relação à Catequese Especial, agradeço a Deus todos os dia pelo trabalho dedicado dos catequistas e em especial pela coordenadora Emília, que tem aberto mão de seus sonhos de servir a Deus de outras formas, pois quando a convido para outra missão, ela responde: " Padre, gostaria muito de assumir este serviço, mas no momento não posso deixar a Catequese Especial." Existem pessoas que sabem a hora certa de entrar e sair. Alguns serviços, no entanto, são prioritários. Com grande amor aceitei os seus "nãos," porque não eram para mim, para determinada função, mas para um outro Jesus, que precisa ser mais amado e que não é compreendido por muitos de nós. Com certeza alguém, muito maior do que eu, vê o seu olhar de amor por essas crianças; aos meus olhos, aos olhos da coordenação da Catequese e do Vicariato este trabalho é de fundamental importância.
Quanto à Pastoral da Santificação, a exortação é sempre a mesma, as palestras ministradas pela pastoral fazem com que as pessoas cheguem muito mais preparadas à Santificação do Matrimônio, mais conscientes e na hora do depoimento comigo não fazem mais aqueles pedidos estranhos de benzer isto ou aquilo. Não posso deixar de elogiar quando um trabalho é bem conduzido. Quando não funciona, eu corrijo, mas quando fazem bem eu enalteço e encorajo.
Quanto ao aprofundamento da liturgia, no dia 1º de setembro, eu não poderei estar presente todo o tempo, mas pretendo passar lá na parte da manhã e se for possível também na parte da tarde, vai depender da minha disponibilidade. Quero dizer para vocês que o mais importante não são as regras, mas o amor com que o trabalho é conduzido. Muitas vezes um pedido de vocês não é atendido prontamente porque é preciso pensar e amadurecer. Primeiro eu penso, depois rezo para decidir se é isto mesmo que Deus quer ou se é apenas a minha vontade, ou do agente; como foi agora a decisão de modificar a posição dos ministros. Muitas vezes é necessário preparar os corações para aceitar mudanças. É preciso o amadurecimento da comunidade para aceitar determinadas decisões. Tudo é uma questão de amor e respeito. É preciso ser flexível e não se pode ter a mesma postura sempre; como exemplo vejamos, eu não posso fazer a mesma homilia em todas as missas que celebro no domingo. A assembléia das 07h é totalmente diferente da missa das crianças, quanto também das 10 ou das 19h. A Comunidade do Rio das Pedras tem uma necessidade diferente das Irmãs de Belém. É preciso mudar o discurso de acordo com as idades e as necessidades. Graças a Deus que Ele tem me proporcionado este discernimento. Certamente isto é graças às orações de vocês.
Nas festividades do Apostolado da Oração, dentro das minhas possibilidades, estarei fazendo uma visita. Bem que eu gostaria de ficar todo o tempo, mas como não sou um super homem, mas apenas um homem e bem pequeno, tenho que atender a todos e são 40 pastorais e movimentos que me solicitam constantemente. De modo geral os problemas caem todos nas minhas costas. Em algumas pastorais abro mão da minha presença ou decisão, delego para outro. Precisamos confiar em pessoas, que são especiais e eu confio. Deus nos modela através da comunidade. É com amor que consigo tudo dos paroquianos e vice-versa.
Gostaria que soubessem que todas as comunicações importantes são feitas no Conselho Pastoral, talvez a proibição ou alguma orientação não tenha partido de mim. É preciso ter cuidado com as interpretações.
Quanto aos Retiros e as 1ªs Comunhões vamos fazer tudo para contornar os problemas. Pe. Miguelito vai entrar de férias e terei que me virar sozinho, mas vamos dar um jeito e fazer tudo muito bem, como sempre fizemos.
Quanto a Ação Social preciso conversar com o coordenador.
Tenho alguns projetos que gostaria de implantar. Gostaria de pedir a colaboração do EAC no trabalho de organização e distribuição das bolsas aos assistidos. Assim passaríamos a distribuição e o atendimento para o sábado. O som das palestras, o barulho da distribuição interfere muito na missa das 10h.
Em novembro o EAC vai fazer 25 anos, já está um rapazinho, e é preciso assumir posições e responsabilidades, por isto meus queridos, vamos crescer na ação. Vamos celebrar uma missa solene porque a maior parte da comunidade já passou por este serviço, participando, fazendo ou como tios, trabalhando, colaborando. Vamos lançar o convite para a festa, que será no dia 01 de dezembro. A missa será às 18:30 com todas as honras e pompas que a data merece.
No mais as nossas obras continuam, nossas lutas e nossos trabalhos. Comecei com muitas dificuldades junto à Comunidade do Rio das Pedras, colocando pedrinha por pedrinha, mas com a graça de Deus, um dia o castelo de Jesus ficará pronto.
No mais muito obrigado pela presença de todos.
A reunião se encerrou com a oração e bênção.
|