: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som|  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Fotos
Figuras
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

Loreto faz debates com candidatos |OUTUBRO

Debates com candidatos a deputado federal e estadual, providos pelo Grupo Fé, Política & Cidadania, de nossa paróquia, nos dias 18 e 25 de setembro, no CEPAR.


Equipe do Grupo Fé, Política e Cidadania

Com públicos de cerca de 150 pessoas, os dois debates foram considerados excelentes. No primeiro dedicado aos candidatos a deputado federal estiveram presentes Chico Alencar (PSOL), João Batista (PPS), Carlos Dias (PTB), Chico d'Angelo (PT), Luiz Sergio (PT) e Paulo Lucena (PPS). Não compareceram Hugo Leal (PSC) e Airton Xerez (PFL).


Deputados Federais

Coordenado por Wanderlei Fagundes este primeiro debate se dividiu em 5 blocos : apresentação do candidato (em que ele disse quem era e porque era candidato), bloco de perguntas da Mesa (em que cada candidato, por sorteio, respondeu a uma pergunta a para a qual também por sorteio, outro candidato numa réplica comentava a resposta dando oportunidade ao respondedor de fazer uma tréplica). As perguntas versaram sobre desenvolvimento, recursos para os programas, educação, corrupção, saúde, consistência política e segurança.

Em seguida veio o bloco de perguntas do público. Neste primeiro debate as perguntas (feitas por escrito) eram compiladas, por tema, pela coordenação para que o mediador as fizesse de modo condensado. Todos os candidatos, por sorteio, responderam a uma pergunta com direito a réplica por outro candidato, também por sorteio.

No quarto bloco, cada candidato fez suas considerações finais nas quais o mediador lhe perguntava se ele, formalmente e de público, se comprometia a observar as linhas mestras da Doutrina Social da Igreja:

A centralidade e a dignidade da pessoa humana

A preponderância do trabalho sobre o capital

O bem comum

O desenvolvimento integral de todos

Ao final, no 5º e último bloco (Encontro com o eleitor) cada candidato teve oportunidade de ter contato direto com o público respondendo pessoalmente a perguntas de cada um. Para isso, espaços na varanda do CEPAR foram reservados para cada candidato.

No segundo debate algumas modificações foram introduzidas. A coordenação decidiu por fazer com que as perguntas do público fossem formuladas diretamente de viva voz por quem a formulou. Decidiu também que os candidatos sorteados para a resposta e para a réplica não fossem do mesmo partido.

Neste segundo debate agora dedicado a candidatos a deputado estadual estiveram presentes Alessandro Molon (PT), André Correa (PPS), Martha Rocha (PSB), Reimont (PT) e Marcus Vinicius (PSOL). Não compareceram Cláudio Irmão (PPS) e Murilo Asfora (PSC).


Deputados Estaduais

Com as modificações introduzidas o debate teve maior brilho. A estrutura geral em 5 blocos foi mantida, com a apresentação do candidato, perguntas da Mesa, perguntas do público, considerações finais e encontro com o eleitor. O mesmo compromisso com as linhas mestras da Doutrina Social da Igreja foram solicitados de cada candidato.

As perguntas da Mesa versaram sobre educação, segurança, saúde, terceirização, tóxicos, funcionalismo público, recursos financeiros, transporte, posicionamento político, parcerias publico-privadas e dívida.

A coordenação buscou, para compor a grade de participantes, candidatos de todas as tendências políticas, mas apenas os que compareceram se esforçaram para incluir estes debates em suas agendas.

Os dois debates fizeram parte do programa de trabalho do grupo Fé, Política & Cidadania composto por Robson Leite, Pablo Menezes, Sergio Villié, Manuel Candeias e Antonio Buzato (Tonico) que tem a preocupação de trazer ao cristão católico a relevância de entender, discutir e propor política como forma de exercer sua cidadania. Ultimamente o grupo vem sendo muito solicitado a realizar palestras e discussões em inúmeras paróquias dentro e fora do Vicariato.

A coordenação foi elogiada pela pontualidade. Os debates começaram rigorosamente na hora marcada (20:30h) e se encerraram na hora prevista (22:30h).


Pe. Victor

Pe. Victor, que um grande apoio deu à realização dos debates, quer seja nos avisos entusiasmados nas missas ou por sua presença nos dois eventos, deu ao final, encerrando os debates, sua bênção a todos.

 
 
 

VEJA NO MÊS DE OUTUBRO/2006:


- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
 
 
cf2008

"Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado".
Qual a sua preferência na escolha do tempo que você gasta?
Para Família
Para o Trabalho
Para Deus

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN


JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário
HTMLcounter.com!