: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som |  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Fotos
Figuras
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

Ninguém te ama como eu! | OUTUBRO


PASTORAL DE CONJUNTO

Esta é a motivação da segunda etapa da elaboração do 10o Plano Pastoral de Conjunto da nossa Arquidiocese, contida no texto-base.

Após toda a riqueza de idéias que surgiu na primeira etapa diz o nosso Pastor:

" Prosseguindo o que já vem sendo realizado desde a primeira etapa, é tempo de utilizar profundamente os recursos disponíveis em vista do discernimento do rosto da Igreja Católica no Rio de Janeiro. Este rosto não pode diferenciar-se da " contemplação do rosto de Cristo, contemplado em Maria" ( DGAE, Doc.71, no. 7). É tempo de unir ainda mais as forças, partilhar as experiências, ouvir o Espírito Santo e chegar ao grande consenso arquidiocesano, a ser definido em assembléia, no mês de novembro.

Coloquemos neste trabalho todo o nosso empenho, toda a nossa ousadia, até a nossa fantasia, toda a nossa esperança.

Cerquemo-nos de uma santa audácia, que não teme enfrentar desafios para que o Evangelho seja cada vez mais anunciado e aceito na vida concreta do dia-a-dia".

A segunda etapa foi oficialmente iniciada no dia 30 de agosto, durante a peregrinação a Aparecida do Norte e deverá terminar na Assembléia Arquidiocesana, prevista para os dias 29 e 30 de novembro. O procedimento vai ser o mesmo:

1o) Animação de toda a paróquia, reflexão destes subsídios e Assembléia Paroquial,

2o) Assembléia na Forania

3o) Assembléia no Vicariato.

A diferença está no fato que, após a Assembléia Vicarial, ocorrerá a grande Assembléia Arquidiocesana.

Da reflexão que fizemos na primeira etapa, diversas indicações para a ação pastoral já começavam a ser apresentadas.
Entretanto, é agora, na segunda etapa, que vamos aproveitar e desenvolver cada uma daquelas idéias, assumindo o que poderíamos chamar de rosto da Igreja Católica do Rio de Janeiro, um jeito próprio de cumprir fielmente a missão evangelizadora, um jeito carioca de evangelizar, jeito que é ao mesmo tempo criativo, encarnado e fiel. Criativo porque sabe ultrapassar as fórmulas prontas na busca das respostas aos novos problemas.
Encarnado porque assume as " alegrias e tristezas" (GS,1) do povo da cidade do Rio de Janeiro. Fiel porque sua criatividade e sua encarnção fundamentam-se nos ensinamentos de Cristo Jesus, transmitidos pela Igreja.De fato, para uma realidade complexa, torna-se necessária uma pastoral diversificada. No Brasil, oficialmente desde 1991, têm sido considerados três principais âmbitos de ação:

PESSOA
1- Como acolher melhor as pessoas, formando-as, evangelizando-as, ajudando-as a superar o individualismo, manifestando a bondade de Deus?

COMUNIDADE
2- O que podemos fazer para descentralizar nossa paróquia, combater a centralização pastoral (da matriz e do domínio de algumas pessoas), abrindo espaços para novos ministérios a serviço das Comunidades?

MISSÃO
3- Cristo na sua missão enfrentou todas as adversidades de seu tempo. Hoje, como enfrentar o medo, o comodismo e alimentar a esperança para um Rio melhor, diante da violência, da fragilidade da fé e do pouco comprometimento político-social?

10o Plano Pastoral de Conjunto Subsídio Pastoral 2

CLIQUE AQUI E SAIBA DAS DATAS DAS ASSEMBLEIAS

 
 
VEJA NO MÊS DE OUTUBRO/2003:

- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08
- Página 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
cf2008

Jesus é o presente de Deus para a humanidade. Você é um presente para...
família
a sociedade
para igreja
para você mesma

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores


JAN FEV
JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário
HTMLcounter.com!