Oração cristã – Jan 2019
A Oração da Igreja
A Oração a Jesus
Como Jesus é o caminho para Deus, as orações litúrgicas concluem com a frase: “Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus conosco na unidade do Espírito Santo”. Certos Salmos, conforme sua atualização na Oração da Igreja, e o Novo Testamento põem em nossos lábios e gravam em nossos corações as invocações desta oração a Cristo: Filho de Deus, Verbo de Deus, Senhor, Salvador, Cordeiro de Deus, Rei, Filho bem-amado, Filho da Virgem, Bom Pastor, nossa Vida, nossa Luz, nossa Esperança, nossa Ressurreição, Amigo dos homens… Mas o nome que contém tudo é o que o Filho de Deus recebe em sua Encarnação: Jesus- Javé salva. Todo aquele que invoca seu nome acolhe o Filho de Deus que o amou e por ele se entregou.
A invocação: “Jesus Cristo, Filho de Deus, Senhor, tem piedade de nós, pecadores”, associa o hino cristológico de Fl 2,6-11 com o pedido do publicano e dos mendigos da luz. Por ela, o coração se põe em consonância com a miséria dos homens e com a Misericórdia de seu Salvador. A invocação do santo nome de Jesus é o caminho mais simples da oração contínua. É possível “em todo tempo”, pois não é uma ocupação ao lado de outra, mas a única ocupação, a de amar a Deus, que anima e transfigura toda ação em Cristo Jesus.
A oração da Igreja venera e honra o Coração de Jesus, como invoca o seu Santíssimo nome. Adora o Verbo encarnado e seu Coração, que por nosso amor se deixou traspassar por nossos pecados.
Vinde Espírito Santo
Ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor” a não ser no Espírito Santo (1 Cor 12,3). Cada vez que começamos orar a Jesus é o Espírito Santo que, por sua graça proveniente, nos atrai ao caminho da oração. Se Ele nos ensina a orar recordando-nos Cristo, como não orar a Ele mesmo?
Uma vez que o Espírito Santo é o Mestre interior da oração cristã e “nós não sabemos o que pedir nem como pedir” (Rm 8,26), a Igreja nos exorta a invocá-lo e a implorá-lo em todas as ocasiões, sobretudo no início e no fim de toda ação importante: “Vem, Espírito Santo”.
A forma mais tradicional para pedir a vinda do Espírito Santo é invocar o Pai por Cristo, nosso Senhor, para que nos dê o Espírito Consolador. Mas a oração mais simples e mais direta é também tradicional: Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acedei neles o fogo de vosso amor…
Sem dúvida, existem tantos caminhos na oração quantos orantes, mas é o mesmo Espírito que atua em todos e com todos. Na comunhão do Espírito Santo, a oração cristã se torna oração da Igreja.
Jane do Térsio