Oração Cristã – Abril 2018
Neste mês nossa querida articulista, Jane Valvano Correa, (a Jane do Térsio) inicia um precioso estudo sobre a Oração, que é a 4ª parte do Catecismo da Igreja Católica. O estudo será dividido em algumas edições e o seu título será ORAÇÃO CRISTÃ. Desejamos uma ótima leitura a todos.
A Oração na vida da Igreja
A Oração na vida cristã
O Mistério da fé, que nós católicos cremos, celebramos e procuramos viver exige uma relação viva e pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Esta relação é a oração.
O que é Oração? A oração como dom de Deus
A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens conformes à sua vontade. Estamos em oração quando o nosso coração se dirige a Deus.Quando uma pessoa ora, entra num relação viva com Deus. Ela sabe que há um Deus com quem pode falar. Orar é um dom que se obtém na oração.
Lembrando a oração dos dois homens que foram rezar no Templo como vemos em Lc 18.9-14. Onde o que se humilhou foi exaltado. A humildade é fundamento da oração. A humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração. “Nem sabemos o que seja conveniente pedir” (Rm 8,26).
No alto do Calvário, como em toda a sua vida, Jesus tinha sede de nós, da nossa entrega, deum relacionamento íntimo de cada um de nós com ele. “Se conhecesses o dom de Deus”! A maravilha da oração revela-se precisamente junto do poço onde vamos buscar a nossa água: ali Cristo sai ao encontro de todo ser humano, é o primeiro a buscar-nos e quem nos pede de beber. No diálogo com a samaritana à beira do poço (Jo 4,5-30) é Ele que pede de beber. Jesus tem sede;o seu pedido chega das profundidades de Deus que nos deseja. A oração, quer o saibamos, quer não, é o encontro da sede de Deus com a sede do homem. Deus tem sede de que o homem esteja sedento d’Ele, nos diz Santo Agostinho.
A oração como Aliança
A linguagem da oração é feita através de gestos e palavras, mas é o homem por inteiro que reza. As Escrituras falam às vezes que a oração brota da alma ou do espírito, geralmente do coração. É o coração que reza. Se ele está longe de Deus, a expressão da oração é vã.
O nosso coração é o nosso centro escondido, inatingível pela razão e por outra pessoa; só o Espírito de Deus pode sondá-lo e conhecê-lo. Ele é o lugar da decisão, no mais profundo de nossas tendências psíquicas. É o lugar da verdade, onde escolhemos a vida ou a morte. É o lugar do encontro, pois, à imagem de Deus, vivemos em relação; é o lugar da Aliança.
A oração cristã é uma relação de Aliança entre Deus e o homem em Cristo. É ação de Deus e do homem; brota do Espírito Santo e de nós, totalmente dirigidapara o Pai, em união com a vontade humana do Filho de Deus feito homem.
A oração como Comunhão
Na Nova Aliança, oração é relação pessoal e viva dos filhos de Deus com o seu Pai infinitamente bom, com seu Filho Jesus Cristo e com o Espírito Santo, que habita no coração deles. A vida de oração desta forma consiste em estar habitualmente na presença do Deus três vezes Santo e em comunhão com Ele. Esta comunhão de vida é sempre possível, porque, pelo Batismo, nos tornamos um mesmo ser com Cristo. A oração é cristã enquanto comunhão com Cristo e cresce na Igreja que é seu Corpo. Suas dimensões são as do Amor de Cristo.
Jane do Tércio