Notícia – Papa: eliminar toda forma de fechamento e desprezo

http://ift.tt/2eDxRuR

temp_titleAFP_03112016131139

O Papa Francisco recebeu em audiência, na Sala Clementina, no Vaticano, nesta quinta-feira, dia 3 de novembro, os representantes de diferentes religiões, dentre os quais cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hinduístas comprometidos nas obras caritativas. O encontro foi realizado no contexto do Ano Jubilar e teve como tema a misericórdia. 

“Está para terminar o Ano Santo, durante o qual a Igreja Católica olhou intensamente para o coração da mensagem cristã na perspectiva da misericórdia que nos revela o nome de Deus. A misericórdia é a pedra angular que sustenta a vida da Igreja. É a chave para ter acesso ao mistério do ser humano que tanto precisa de perdão e paz”, frisou o Papa em seu discurso.

Serviço fraterno

“O mistério da misericórdia não deve ser celebrado somente com palavras, mas sobretudo com obras, com um estilo de vida realmente misericordioso, formado pelo amor desinteressado, serviço fraterno e partilha sincera. É o estilo que a Igreja deseja assumir cada vez mais em sua tarefa de favorecer a unidade e a caridade entre os homens. É o estilo ao qual foram chamadas também as religiões para serem, particularmente em nosso tempo, mensageiras de paz e artífices da comunhão; para proclamar, diversamente de quem alimenta confrontos, divisões e fechamentos, que hoje é tempo de fraternidade. Por isso, é importante buscar o encontro entre nós, um encontro que, sem sincretismos, nos torne mais abertos ao diálogo para nos conhecer e compreender melhor, eliminar toda forma de fechamento e desprezo e expelir toda forma de violência e discriminação.”

O Papa destacou ainda que o tema da misericórdia é familiar a muitas tradições religiosas e culturais, onde a compreensão e a não violência são essenciais e indicam o caminho da vida.

“A rigidez e a dureza pertencem à morte. A maciez e a ternura pertencem à vida, diz um velho ditado sapiencial. Inclinar-se com ternura sobre a humanidade vulnerável e carente é a característica de uma alma realmente religiosa, que rejeita a tentação de prevalecer com a força, que não aceita comercializar a vida humana e vê os outros como irmãos, não como números”, frisou o Pontífice. 

Abrir-se ao outro

Segundo o Papa, “fazer-se próximos aos que vivem em situações que exigem mais atenção, como a doença, a deficiência, a pobreza, a injustiça, consequências dos conflitos e migrações, é um chamado que vem do coração de toda tradição autenticamente religiosa. É o eco da voz divina que fala à consciência de cada um, convidando a superar o voltar-se para si mesmo para abrir-se ao Outro que está acima de nós, que bate à porta do coração. Abrir-se ao outro que está ao nosso lado, que bate à porta de casa, pedindo atenção e ajuda”.

O homem muitas vezes se esquece de Deus e se distancia do próximo e da “memória do passado. Com isso, se repetem os erros trágicos perpetrados em outros tempos. É o drama do mal”, escolha livre do homem. Mas o amor misericordioso não deixa o homem nas ondas do mal: 

“Num mundo agitado e com pouca memória, que caminha depressa deixando para trás muitos e sem perceber que permanece sem fôlego e sem meta, precisamos hoje de oxigênio, deste amor gratuito que renova a vida. O homem tem sede da misericórdia e não há tecnologia que possa saciá-lo. Procura um afeto que vai além do consolo do momento, um porto seguro onde atracar o seu navio inquieto, um abraço infinito que perdoa e reconcilia.”

Perdão

“O perdão é certamente o maior dom que podemos fazer aos outros, pois é o que custa mais. Ao mesmo tempo é o que nos torna mais parecidos com Deus.” Trata-se de uma misericórdia que “se estende também ao mundo que nos circunda, a nossa casa comum que somos chamados a proteger e preservar do consumo desenfreado e voraz” para por fim à grave crise ecológica de hoje. 

O Papa convidou a rejeitar “os caminhos sem meta da contraposição e do fechamento. Que não mais aconteça que as religiões, por causa do comportamento de alguns de seus seguidores, transmitam uma mensagem desafinada, que destoa com a da misericórdia”: 

“Infelizmente, não passa um dia em que não se houve falar de violência, conflitos, sequestros, ataques terroristas, vítimas e destruições. É terrível que para justificar essas barbaridades seja muitas vezes invocado o nome de uma religião ou do próprio Deus. Que sejam condenados de maneira clara estes comportamentos iníquos, que profanam o nome de Deus e poluem a busca religiosa do homem.”

Francisco pediu para que seja promovido “o encontro pacífico entre os fiéis e uma liberdade religiosa real. A nossa responsabilidade diante de Deus, da humanidade e do futuro é grande nisso e requer todo esforço, sem nenhuma pretensão”.

Foto: AFP

03/11/2016 – Atualizado em 03/11/2016 13:13

Via Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – ArqRio http://ift.tt/2e5zJQN

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM