Nossa Senhora do Pilar
Segundo a tradição espanhola, uma das primeiras aparições de Nossa Senhora se deu ao apóstolo Tiago, quando este evangelizava a Espanha. Maria, que vivia em Éfeso, estava presente em Saragoça, para animar o apóstolo na evangelização. Os espanhóis têm um amor e uma devoção muito grande a sua imagem que tem 38 centímetros colocada em cima de uma coluna (ou Pilar). A Virgem do Pilar é invocada como refúgio dos pecadores, consoladora dos aflitos, Mãe da Espanha. É popular na Espanha, especialmente a região de Aragon, a jaculatória: “Bendita seja a hora em que a Virgem veio em carne mortal a Zaragoza”.
Outra tradição chega a afirmar que a visita da Virgem à Espanha tenha ocorrido durante sua vida terrena. Segundo uma visão da freira alemã Anna Catarina Emmerich (1774-1824), Maria, a mãe de Jesus, teria aparecido diante do apóstolo Tiago quando este se encontrava em Saragoça, na Espanha, no século I. Maria estaria envolta em uma coluna de luz e lhe teria ordenado à construção de um templo naquela localidade.
Nossa Senhora do Pilar é padroeira da Diocese de São João Del Rei – MG.
Como não podíamos deixar de registrar, em 12 de Outubro comemoramos também o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que neste ano completa 300 anos da aparição da imagem milagrosa nas águas do rio Paraíba do Sul.
Nossa Senhora Aparecida é protetora das famílias brasileiras e foi em 1929 que o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com os objetivos: do bem espiritual do povo e do aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós, rogai pelo povo brasileiro!