Nossa Senhora de Loreto, Padroeira dos Aeronautas

No próximo dia 20 de outubro estaremos comemorando o Dia do Aviador na nossa missa de 10h30 com a presença da Aeronáutica e abrilhantada pela presença da Banda da Base Aérea dos Afonsos e do nosso Coral.

O inexplicável fenômeno da “Casa Voadora”, transportada pelos Anjos da Palestina para Loreto, sensibilizou os aviadores, que se identificaram com a missão dos anjos que transportaram pelos ares tão preciosa carga, adotando Nossa Senhora de Loreto como sua protetora. Em 1920 o Papa Bento XV proclamou Nossa Senhora de Loreto como padroeira da aviação, dos aviadores e de todos aqueles que se lançam no ar, seja por profissão ou lazer.

Aqui em Jacarepaguá, na celebração da festa de N. S. de Loreto em 1970, oportunidade da comemoração do cinquentenário dessa proclamação, a nossa igreja da Freguesia foi elevada a Santuário de Nossa Senhora de Loreto por decreto de S. Eminência Cardeal D. Jaime de Barros Câmara.

Assim proclama o decreto:

FAZEMOS SABER que, conhecendo Nós o surto de devoção por toda a Itália, desde o século XI, à Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora de Loreto, pequena cidade às margens do mar Adriático, cenário em que, entre loureiros, piedosa crença localizou a “Casa de Nazaré”, “transportada da Galiléia, pelos Anjos”; igualmente tendo em vista a repercussão dessa devoção e título, por toda a parte, inclusive na nossa Arquidiocese, onde se erigiu, em 1664, a Igreja de Nossa Senhora de Loreto, no logradouro de Jacarepaguá, em estilo colonial, sóbrio e sólido, sobre a colina denominada, por antonomásia, a Freguesia; também louvando o interesse da Aeronáutica Militar e Civil em prestigiar o templo d’Aquela que, sob o referido título, foi escolhida e proclamada, há 50 anos, PADROEIRA DOS AERONAUTAS, e atendendo o voto da Santa Sé, através da Pontifícia Comissão “de Spirituali Migratorum atque Itinerantium cura” (Cuidado Espiritual pelos Migrantes e Viajantes) da Sagrada Congregação para os Bispos, desejando que a “IGREJA DE NOSSA SENHORA DE LORETO se torne centro de irradiação espiritual para todos os que trabalham neste setor do mundo de hoje”, HAVEMOS POR BEM, constituir estabelecer e elevar o belo Templo consagrado a Maria Santíssima, sob a invocação de NOSSA SENHORA DE LORETO, à categoria de SANTUÁRIO PERPÉTUO, que, de agora em diante se há de denominar oficial, legítima e canonicamente SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DE LORETO, no logradouro de Jacarepaguá, nesta Arquidiocese.

…….

Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, sob sinal e selo de nossas armas, aos dezessete dias do mês de outubro de mil e novecentos e setenta, 27º ano de nosso governo à frente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

E eu, Mons. Feliciano Castelo Branco, chanceler, o subcrevi.

Jaime Cardeal Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro.

Nosso Santuário, local de orações, bênçãos e indulgências, aqui na Freguesia de Jacarepaguá está sempre aberto aos fiéis que desejam orar e louvar ao Senhor e à Virgem de Loreto pelos viajantes e por todas as suas intenções.

 

PRECE DOS AVIADORES

Ó Maria, Rainha do Céu, gloriosa

Padroeira da Aviação, ergue-se até

vós a nossa súplica. Somos pilotos

e aviadores do mundo inteiro; e,

arrojados aos caminhos do espaço,

unindo em laços de solidariedade

as nações e os continentes,

queremos ser instrumentos vigilantes

e responsáveis da paz e do

progresso para as nossas pátrias.

Em vós depositamos a nossa confiança.

Sabemos a quantos perigos

se expõe a nossa vida; velai

por nós, Mãe piedosa, durante os

nossos voos.

Protegei-nos no cumprimento do

árduo dever cotidiano, inspirai-

-nos os vigorosos pensamentos da

virtude e fazei com que nos mantenhamos

fiéis aos nossos compromissos

de homens e de cristãos.

Reacendei em nossos coração o

anelo dos bens celestiais, vós que

sois a Porta do Céu; e guiai-nos,

agora e sempre, nas asas da fé, da

esperança e do amor. Amém.

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais