Nossa Senhora de Loreto, Padroeira dos Aeronautas
No próximo dia 20 de outubro estaremos comemorando o Dia do Aviador na nossa missa de 10h30 com a presença da Aeronáutica e abrilhantada pela presença da Banda da Base Aérea dos Afonsos e do nosso Coral.
O inexplicável fenômeno da “Casa Voadora”, transportada pelos Anjos da Palestina para Loreto, sensibilizou os aviadores, que se identificaram com a missão dos anjos que transportaram pelos ares tão preciosa carga, adotando Nossa Senhora de Loreto como sua protetora. Em 1920 o Papa Bento XV proclamou Nossa Senhora de Loreto como padroeira da aviação, dos aviadores e de todos aqueles que se lançam no ar, seja por profissão ou lazer.
Aqui em Jacarepaguá, na celebração da festa de N. S. de Loreto em 1970, oportunidade da comemoração do cinquentenário dessa proclamação, a nossa igreja da Freguesia foi elevada a Santuário de Nossa Senhora de Loreto por decreto de S. Eminência Cardeal D. Jaime de Barros Câmara.
Assim proclama o decreto:
FAZEMOS SABER que, conhecendo Nós o surto de devoção por toda a Itália, desde o século XI, à Santíssima Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora de Loreto, pequena cidade às margens do mar Adriático, cenário em que, entre loureiros, piedosa crença localizou a “Casa de Nazaré”, “transportada da Galiléia, pelos Anjos”; igualmente tendo em vista a repercussão dessa devoção e título, por toda a parte, inclusive na nossa Arquidiocese, onde se erigiu, em 1664, a Igreja de Nossa Senhora de Loreto, no logradouro de Jacarepaguá, em estilo colonial, sóbrio e sólido, sobre a colina denominada, por antonomásia, a Freguesia; também louvando o interesse da Aeronáutica Militar e Civil em prestigiar o templo d’Aquela que, sob o referido título, foi escolhida e proclamada, há 50 anos, PADROEIRA DOS AERONAUTAS, e atendendo o voto da Santa Sé, através da Pontifícia Comissão “de Spirituali Migratorum atque Itinerantium cura” (Cuidado Espiritual pelos Migrantes e Viajantes) da Sagrada Congregação para os Bispos, desejando que a “IGREJA DE NOSSA SENHORA DE LORETO se torne centro de irradiação espiritual para todos os que trabalham neste setor do mundo de hoje”, HAVEMOS POR BEM, constituir estabelecer e elevar o belo Templo consagrado a Maria Santíssima, sob a invocação de NOSSA SENHORA DE LORETO, à categoria de SANTUÁRIO PERPÉTUO, que, de agora em diante se há de denominar oficial, legítima e canonicamente SANTUÁRIO NACIONAL DE NOSSA SENHORA DE LORETO, no logradouro de Jacarepaguá, nesta Arquidiocese.
…….
Dado e passado em nossa Cúria Metropolitana, sob sinal e selo de nossas armas, aos dezessete dias do mês de outubro de mil e novecentos e setenta, 27º ano de nosso governo à frente da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
E eu, Mons. Feliciano Castelo Branco, chanceler, o subcrevi.
Jaime Cardeal Câmara, Arcebispo do Rio de Janeiro.
Nosso Santuário, local de orações, bênçãos e indulgências, aqui na Freguesia de Jacarepaguá está sempre aberto aos fiéis que desejam orar e louvar ao Senhor e à Virgem de Loreto pelos viajantes e por todas as suas intenções.
PRECE DOS AVIADORES
Ó Maria, Rainha do Céu, gloriosa
Padroeira da Aviação, ergue-se até
vós a nossa súplica. Somos pilotos
e aviadores do mundo inteiro; e,
arrojados aos caminhos do espaço,
unindo em laços de solidariedade
as nações e os continentes,
queremos ser instrumentos vigilantes
e responsáveis da paz e do
progresso para as nossas pátrias.
Em vós depositamos a nossa confiança.
Sabemos a quantos perigos
se expõe a nossa vida; velai
por nós, Mãe piedosa, durante os
nossos voos.
Protegei-nos no cumprimento do
árduo dever cotidiano, inspirai-
-nos os vigorosos pensamentos da
virtude e fazei com que nos mantenhamos
fiéis aos nossos compromissos
de homens e de cristãos.
Reacendei em nossos coração o
anelo dos bens celestiais, vós que
sois a Porta do Céu; e guiai-nos,
agora e sempre, nas asas da fé, da
esperança e do amor. Amém.