Nossa língua é o Português?

Esse mês o artigo que envio é uma pequena crîbuca (ops, crítica) sobre as peripécias da Língua Portuguesa na atualidade.
Tenho alguns amigos filipinos e congoleses no facebook.com. Quando se comunicam entre si em inglês ou francês, é possível saber o que estão dizendo, mas quando usam suas línguas e/ou dialetos locais, fico na escuridão total.
Mas, tempos atrás, recebi uma mensagem de um jovem amigo virtual e real, que dizia assim: “Ae vei, sdd de vc, sds”. Custei a entender: o que será que esse “cara” quer dizer com isso? Não respondi à saudação logo que a vi, mas fui buscar a tradução com quem poderia iluminar a minha ignorância em matéria de “Informatês”, ou “facebookês”, sei lá. Fiquei satisfeito com a mensagem do amigo, menos a primeira parte. O que ele disse? “E aí, velho, estou com saudades de você. Saudações”. Simpático, o moço!
Ainda não entendo tudo o que se comunica na Internet! Nem mineiro abrevia tanto palavras e frases como os frequentadores adolescentes e jovens das páginas sociais. Mas uma realidade é extremamente assustadora e preocupa muito: está cada vez mais reduzido o vocabulário da Língua Portuguesa falada e digitada no Brasil! Será que, em futuro não muito distante, nos comunicaremos por meio de grunhidos? É desesperador corrigir textos, artigos, monografias e outras publicações, mesmo produzidas por universitários. Em alguns casos, seria melhor redigir tudo de novo, em outros, por medida de segurança, é prudente consultar o autor. Certa vez, um ficou em dúvida sobre o que tinha escrito!
Não quero nem falar de usos inadequados de palavras. Um, muito comum é empregar o advérbio de lugar ‘onde’, ao invés da conjunção ‘que’.
Pobre Língua Portuguesa, tão violentada por essa maneira “alienígena” de falar e por tantos neologismos e siglas! Culpa das novas gerações, que não gostam de ler? Dos professores que não sabem ou não conseguem mais ensinar? Nessa época em que se buscam culpados para qualquer acontecimento fora dos padrões, não será difícil um deputado ou senador convocar uma “Charlie Papa India”, “ops”, uma CPI, que, após inúmeras, infrutíferas e caríssimas reuniões, convide seus pares para comemorarem os resultadados de tão nobre iniciativa, comendo uma suculenta “pizza”!
Pobre Língua Portuguesa! Não passará muito tempo, para encontrarmos o seu epitáfio em alguma lápide de um cemitério parque qualquer: “Aqui jaz a última flor do Lácio (ainda) inculta e bela”.
Blz, véis! Ciao! See you later! Kkkkkkkkkk!
Pe. Luiz Antônio do Nascimento Pereira CRSP
Nota da Redação: esse artigo não temos como passar pelo corretor!

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais