No mês dedicado às Missões, o Terço dos Homens celebra o 1. ° aniversário

Queridos irmãos e amigos, mês de outubro, a Igreja Católica celebra o mês das missões. Nesse período a Igreja procura promover e despertar a consciência e a vida missionária cristã. Aprovado pelo Papa Pio XI, desde 14 de abril de 1926, o terceiro domingo do mês de outubro é dedicado ao Dia Mundial das Missões. Nesta data, também é realizada a coleta mundial destinada ao sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, principalmente em países onde há necessidades materiais mais urgentes. Temos como padroeiros das missões dois santos: São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus. O primeiro percorreu o caminho do Oriente a fim de conquistá-lo para Cristo. Já Santa Teresinha soube viver plenamente a vocação missionária. Seu testemunho de vida é utilizado pela Igreja para mostrar que todo cristão, em qualquer lugar em que esteja, pode ser missionário da Palavra de Deus. Não podemos deixar de lembrar que a Igreja Católica celebra dia 22, a memória litúrgica de um grande santo dos nossos tempos, João Paulo II (1920-2005), Papa que foi beatificado em maio de 2011 pelo seu sucessor, Bento XVI, no Vaticano. A data assinala o dia de início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978. Na habitual resenha biográfica que é apresentada no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo. Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental. Numa passagem marcante no início do seu pontificado, precisamente a 22 de outubro de 1978, na qual nos falou em sua homilia: “Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!”. Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), a 18 de maio de 1920, e faleceu no Vaticano, a 2 de abril de 2005. Entre os seus principais documentos, contam-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.

Entre tantas lembranças boas de missões, também queremos nos alegrar junto aos fiéis irmãos pioneiros que acreditaram no projeto Terço dos Homens, para celebrarmos com grande júbilo e muito louvor a Deus, no dia 14 de outubro de 2013, o primeiro aniversário dessa Pastoral tão linda, consagrada à Nossa Senhora de Shoenstatt, três vezes Admirável. E que assim conforme o desejo do coração da Mãe continuemos a rezar o Terço, se possível todos os dias, meditando os mistérios com fé e esperança, por um mundo melhor, mais digno e justo, cumprindo a nossa missão de fazer Jesus, ser conhecido, amado e adorado por todos os homens.

Finalizo com uma mensagem carinhosa de nossa Senhora e Mãe: “Queridos filhos; com amor maternal e paciência maternal novamente Eu chamo vocês a viverem de acordo com o Meu Filho – a espalharem a Sua Paz e o Seu Amor – de modo que, como meus apóstolos vocês possam aceitar a verdade de Deus com todo o seu coração e rezarem para o Santo Espírito guiar vocês. Então vocês serão capazes de servir fielmente ao Meu Filho e mostrar o Seu Amor aos outros com a sua vida. De acordo com o amor de Meu Filho e do Meu amor, como uma Mãe, Eu me esforço em trazer todos os meus filhos dispersos para dentro do meu abraço maternal e mostrar-lhes o caminho da fé. Meus filhos ajudem-me na minha batalha maternal e rezem comigo para que os pecadores possam se tornar conscientes dos seus pecados e arrependam-se sinceramente. Rezem também por aqueles que o Meu Filho escolheu e consagrou em Seu Nome. Obrigada.”

Deus os abençoe! Abraços fraternos!

Ricardo da Liturgia das 10h30min

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM