No mês dedicado às Missões, o Terço dos Homens celebra o 1. ° aniversário
Queridos irmãos e amigos, mês de outubro, a Igreja Católica celebra o mês das missões. Nesse período a Igreja procura promover e despertar a consciência e a vida missionária cristã. Aprovado pelo Papa Pio XI, desde 14 de abril de 1926, o terceiro domingo do mês de outubro é dedicado ao Dia Mundial das Missões. Nesta data, também é realizada a coleta mundial destinada ao sustento de atividades de promoção humana e evangelização nos cinco continentes, principalmente em países onde há necessidades materiais mais urgentes. Temos como padroeiros das missões dois santos: São Francisco Xavier e Santa Teresinha do Menino Jesus. O primeiro percorreu o caminho do Oriente a fim de conquistá-lo para Cristo. Já Santa Teresinha soube viver plenamente a vocação missionária. Seu testemunho de vida é utilizado pela Igreja para mostrar que todo cristão, em qualquer lugar em que esteja, pode ser missionário da Palavra de Deus. Não podemos deixar de lembrar que a Igreja Católica celebra dia 22, a memória litúrgica de um grande santo dos nossos tempos, João Paulo II (1920-2005), Papa que foi beatificado em maio de 2011 pelo seu sucessor, Bento XVI, no Vaticano. A data assinala o dia de início de pontificado de Karol Wojtyla, em 1978. Na habitual resenha biográfica que é apresentada no calendário dos santos e beatos, João Paulo II é lembrado pela extraordinária solicitude apostólica, em particular para com as famílias, os jovens e os doentes, o que o levou a realizar numerosas visitas pastorais a todo o mundo. Entre os muitos frutos mais significativos deixados em herança à Igreja, destaca-se o seu riquíssimo Magistério e a promulgação do Catecismo da Igreja Católica e do Código de Direito Canônico para a Igreja latina e oriental. Numa passagem marcante no início do seu pontificado, precisamente a 22 de outubro de 1978, na qual nos falou em sua homilia: “Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo!”. Karol Jozef Wojtyla, eleito Papa a 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice (Polônia), a 18 de maio de 1920, e faleceu no Vaticano, a 2 de abril de 2005. Entre os seus principais documentos, contam-se 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas e 45 cartas apostólicas.
Entre tantas lembranças boas de missões, também queremos nos alegrar junto aos fiéis irmãos pioneiros que acreditaram no projeto Terço dos Homens, para celebrarmos com grande júbilo e muito louvor a Deus, no dia 14 de outubro de 2013, o primeiro aniversário dessa Pastoral tão linda, consagrada à Nossa Senhora de Shoenstatt, três vezes Admirável. E que assim conforme o desejo do coração da Mãe continuemos a rezar o Terço, se possível todos os dias, meditando os mistérios com fé e esperança, por um mundo melhor, mais digno e justo, cumprindo a nossa missão de fazer Jesus, ser conhecido, amado e adorado por todos os homens.
Finalizo com uma mensagem carinhosa de nossa Senhora e Mãe: “Queridos filhos; com amor maternal e paciência maternal novamente Eu chamo vocês a viverem de acordo com o Meu Filho – a espalharem a Sua Paz e o Seu Amor – de modo que, como meus apóstolos vocês possam aceitar a verdade de Deus com todo o seu coração e rezarem para o Santo Espírito guiar vocês. Então vocês serão capazes de servir fielmente ao Meu Filho e mostrar o Seu Amor aos outros com a sua vida. De acordo com o amor de Meu Filho e do Meu amor, como uma Mãe, Eu me esforço em trazer todos os meus filhos dispersos para dentro do meu abraço maternal e mostrar-lhes o caminho da fé. Meus filhos ajudem-me na minha batalha maternal e rezem comigo para que os pecadores possam se tornar conscientes dos seus pecados e arrependam-se sinceramente. Rezem também por aqueles que o Meu Filho escolheu e consagrou em Seu Nome. Obrigada.”
Deus os abençoe! Abraços fraternos!
Ricardo da Liturgia das 10h30min