Natal pelo Mundo

 

                É chegada aquela época do ano em que tudo fica mais bonito e animado. Os pisca-piscas aparecem nas janelas das casas, os shoppings são enfeitados, as escolas preparam apresentações das crianças e até as propagandas de televisão ficam mais divertidas, e vão desde aqueles ursos polares fofos tomando certo refrigerante, até “a abertura oficial” do período de festas por parte de uma determinada loja de vestuário que diz que lá “já é Natal”.

                Ah, o Natal… Essa linda solenidade é, como sabido por todos nós católicos, um dos pontos altos do calendário litúrgico! É o dia em que recordamos o nascimento do Nosso Senhor Jesus Cristo! Todos os anos a Igreja fica ansiosa por essa festa. Nos preparamos por meio do Advento, somos convidados a “arrumarmos a casa” por meio da confissão, nos reunimos em família para fazermos a Novena de Natal… Tudo isso para melhor recordarmos a encarnação do Verbo de Deus, a vinda da Luz!

                Por termos a graça de viver no maior país católico do mundo, podemos ver muito claramente que a alegria da espera pelo nascimento do nosso Salvador ultrapassa os cristãos e é compartilhada por todos os brasileiros. Como supracitado, veem-se facilmente os símbolos e as comemorações natalícias espalhadas por todas as casas e espaços. As raízes católicas do Brasil inseriram em nossa cultura a comemoração do Natal. Mas será que é assim pelo resto do mundo? Como será que é comemorado o Natal na África ou do outro lado do mundo?

 

– Nos países católicos?

Em países majoritariamente católicos, como Portugal, Polônia, México, Filipinas, Itália, Colômbia… Existem tradições muito parecidas com as nossas e enraizadas de forma cultural. Nesses países, é comum enfeitarem as casas e locais públicos com pisca piscas, símbolos natalícios e presépios. Também é comum as famílias, mesmo as não cristãs, se reunirem na véspera de natal para realizarem a ceia de Natal e o almoço no dia de Natal.

 

– E em países que não possuem raízes cristãs?

Países sem origens cristãs não possuem em sua cultura a comemoração do Natal, mas atualmente possuem características próprias de se comemorar essa data.

                No Japão, o Natal não é feriado, mas é comum às famílias se juntarem para se ter um bom jantar após o dia de trabalho. Além disso, muitos adotaram a prática da troca de presentes. As crianças recebem presentes do Papai Noel e é comum, nas escolas, as crianças levarem presentes e trocarem entre si.

                Já na África do Sul é feriado, não só no dia 25 como no dia 26 também! Lá eles têm o costume de celebrar o Natal não só em família, mas com amigos também! Fazem ceias grandes que se esticam do dia 25 até o dia 26.

                Na China e na Índia não existe tradição natalina, mas os cristãos, é claro, celebram essa data com muita felicidade! Na China decoram sua casa com lanternas de papel e flores e na Índia, com plantas nativas. Além, é claro, das árvores de Natal. Nesses países, as crianças aguardam ansiosamente a chegada do Papai Noel com os presentes.

 

– E na terra do Tio Sam?

Nos Estados Unidos, país com raízes protestantes, eles também têm a cultura de celebrar o Natal da forma que conhecemos, como vemos nos filmes e séries de lá. Isso tudo além da famosa tradição da meia pendurada junto à lareira para o Papai Noel colocar os presentes, que surgiu por lá e depois foi exportada para o resto do mundo.

Uma curiosidade é que além do Natal, onde ocorrem os banquetes e trocas de presentes, nos Estados Unidos é cultural também a comemoração de outra festa litúrgica da mesma forma: o Dia de Ação de Graças.

Ps.: Se você leu O Mensageiro de Novembro já sabe tudo sobre essa festa, se não, corre para o site do Loreto e dá uma lida na matéria lá!

 

– E como a Rainha Elizabeth II comemora o Natal?

Na Inglaterra, país protestante, têm-se comemorações muito parecidas com as que vemos por aqui, porém com algumas tradições próprias e bem legais. A conhecida tradição de deixar biscoitos, bolos e um copo de leite para o Papai Noel a noite surgiu por lá e se mantem fortemente até hoje! Além disso, é comum ver escolas promovendo que as crianças se preparam para o Natal ao longo do Advento com calendários que possuem exercícios diários, como atos de caridade. Outra tradição inglesa é, principalmente nas cidades interioranas, as crianças saírem de porta em porta na véspera de Natal cantando e pedindo doações para obras de caridade.

 

– Bônus: e na Letônia?

Por fim, vale citar uma curiosa tradição natalícia da Letônia! Por lá o Papai Noel trabalha duro nessa época: lá, o normal é as crianças ganharem presentes em todos os 12 dias antecedentes ao Natal (inclusive no dia)! Isso mesmo, 13 dias de presentes!

Esse país europeu, de raízes protestantes, sempre teve a comemoração do Natal de forma cultural. E foi lá que foi decorada a primeira árvore de Natal que se tem registro! Essa foi um pinheiro na praça central da cidade de Riga, a capital do país, em 1510.

               

Essas são apenas algumas mostras de como a alegria pela chegada do Nosso Senhor rompe fronteiras e culturas! Somos uma grande família em Cristo, seu Corpo Místico, e devemos nos encher de alegria pela festa de seu nascimento!

Que olhemos para o júbilo de nossos irmãos espalhados pelo mundo e nos espelhemos neles para sermos ao longo de todo o ano assim: alegres e ansiosos pela chegada de Jesus Cristo!

 

Esteja onde estiver, nós desejamos um Feliz e Santo Natal a todos.

 

Pascom – Loreto

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM