Minha Mãe, Minha Rainha!

Lembro as batidas do seu coração quando me segurava apertado em seu colo e colava minha cabecinha no seu peito. Poderia reconhecer aquelas batidas entre qualquer outra. Era minha mãe! Mãezinha que sempre soube me amar e defender. Amável e doce quando me chamava de “midousinha” (língua de mãe é algo estranho mesmo, na tradução: “Minha deusinha”), mas uma onça quando algo me ameaçava, mesmo que esse algo fosse eu mesma.

Minha mãe sempre foi para mim o exemplo de mulher que eu deveria ser. Forte e decidida. Corajosa e fiel. Ela cuidava dos cinco filhos, da casa, do meu pai e ainda trabalhava fora. Cometeu erros, foi insana muitas vezes, mas acertou e foi coerente na maioria das outras vezes.

Mamãe hoje frágil, com problemas de saúde, resultado do esforço e desgaste físico que teve que se impor para enfrentar todos os desafios da dura vida que viveu, continua com um surpreendente brilho nos olhos. Essa é a minha mãe. A mulher mais leal e digna que eu já conheci. É a minha Regina, minha Rainha, a quem devo obediência, a quem dedico meus cuidados, minha admiração e gratidão. Te amo, mãe!

E falando em particular da minha rainha, queremos em nome da paróquia, homenagear a todas as rainhas da nossa comunidade. Aquelas que no mais lindo mês do ano são lembradas em versos e canções.

Foi então que pensamos em concretizar essa homenagem na capa da revista deste mês. Nossa ideia era não representar as mães usando a foto de uma modelo, e sim, apresentar uma capa com as mães de carne e osso, conhecidas nossas, participantes do dia a dia da comunidade de fé… As mães do Loreto! Seria, de fato, maravilhoso se pudéssemos colocar todas nessa foto, mas como não é possível, convidamos algumas mães e futuras mamães para dá vida ao nosso projeto. E o resultado, além de belíssimo, não podia ter sido mais gratificante. Quanto entusiasmo! Quanta alegria e disposição para a série de fotos que tiveram que fazer. As risadas ainda ressoam em nossos ouvidos.

Assim são as mães, riem de tudo que as fazem lembrar quem elas são e do orgulho que sentem de suas crias.

As mães que podem ser as biológicas ou do coração, são seres especiais criados por Deus. A mulher foi feita para a maternidade, mesmo se com outros dons, mesmo se com aptidões para uma vida profissional brilhante, a mulher que se torna mãe, é a mais completa das criaturas.

Assim, nesse mês tão especial, pedimos a nossa Mãe do Céu, Nossa Senhora Mãe de todas as mães que cubra com seu manto sagrado, a todas nós.

Que Maria Santíssima seja modelo de fidelidade, resignação e dedicação para todas as mulheres que já são mães e àquelas que preparam com carinho o seu ventre para a mais importante aventura de suas vidas.

Feliz Dia das Mães. Parabéns mães do Loreto.

Ana Clébia
Pascom

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais