Loretando – Marcados com “X”

 

Sabe gente, existem assuntos que são tabus entre nós católicos e possivelmente por falta de conhecimentos tornamos aquilo que não conhecemos como coisa do outro mundo. Um exemplo são nossas relações de amizades. Que resposta se dá aos amigos que encontramos pela vida e que parecem ter nascido conosco tal é à força dessa amizade e que nem sempre é de longa data? Sabe aquela pessoa que cruza o seu caminho e muda a sua vida? Então, é dessas que eu estou falando. Eu costumo dizer que essas pessoas são marcadas com “X”. Tantas outras poderiam estar naquele lugar, naquela hora, naquele exato momento dizendo certas coisas na hora certa, mas quem estava lá era ela, a pessoa marcada com “X”.

Você está perdido na multidão, não sabe a quem apelar, tudo está muito confuso, aí você levanta a cabeça e vê de longe aquela pessoa marcada com “X” e tudo se resolve. Não é preciso muitas palavras ou explicações, basta apenas estar no lugar certo, na hora certa. Esse momento, não tenho dúvidas, só pode ter sido criado por Deus. Só mesmo uma coisa divina para nos proporcionar tal felicidade. Às vezes não entendemos o que está acontecendo, mas está acontecendo algo muito importante. Exemplo: você está numa repartição pública e sabe que vai tomar um chá de cadeira, vai ser humilhado e sacaneado e olha quem vem te atender, a pessoa marcada com “X”. Ela não te conhece, mas o trata como se fosse um velho amigo, resolve seu problema como deve ser feito, rápido e correto. E você sai do lugar tentando lembrar-se de onde conhece aquela pessoa e o porquê de tanto carinho. Você está no seu grupo de amizades e de repente cruza o seu caminho alguém que sabe quase tudo sobre você, que entende suas poucas palavras e suas entrelinhas. Aquela pessoa que estava ali há anos e você nunca havia notado e tudo passa a acontecer como se conhecessem há décadas.

Essas pessoas marcadas com “X” não têm sexo definido, pode ser qualquer um e vai sempre existir carinho, respeito e muita consideração. Recentemente conheci uma assim, uma das muitas pessoas marcadas com “X” que passaram pela minha vida, é como se fosse um irmão mais velho que mesmo sem me conhecer tanto, me dá broncas homéricas, conselhos infalíveis e muita força para continuar em frente. Quis saber, um dia, onde estava essa pessoa todo esse tempo, mas Deus, com sua infinita sabedoria, colocou-a no meu caminho na hora certa, no momento exato e aí, não dá pra questionar Deus, né?

Por outro lado, existem aquelas pessoas marcadas com “Y”, essas são terríveis e não precisa de muito tempo para você descobrir que não vai dar certo. Recentemente também conheci uma pessoa assim. No seu bom dia já dá pra perceber que ela não gosta de você, pra amenizar costumamos dizer que o nosso santo não bate, o signo não combina, mas na real vocês não se suportam. Podemos afirmar que se existe amizades de graça, também existem inimizades gratuitas. Você cumprimenta: olá, como vai? e ela te responde: não é dá sua conta. Aí não tem jeito, só orando muito, só pedindo a intervenção divina, pois vai dar ruim.

Muitas foram às pessoas marcadas com “Y” que passaram pela minha vida, mas com certeza, são incontáveis aquelas marcadas com “X” que Deus colocou na minha vida. Peço muito a Deus que me ajude a entender, respeitar e aceitar essas diferenças, peço que me ajude a valorizar as boas amizades que me cercam e principalmente a amenizar aquelas que não tenho muita afinidade. É justamente com essas que preciso exercitar meus aprendizados com Jesus, pois amar a quem me ama é muito fácil, difícil é reverter o negativo, é fazer o “Y” virar “X”, é fazer o ódio virar amor. Aí só com muito Jesus no coração. Agradeço a Deus cada momento que passei e passo ao lado dessas pessoas maravilhosas e espero que possa encontrar muitas outras pessoas marcadas com “X” e amá-las mais do que nunca, e ainda, saber respeitar e entender as diferenças com aquelas marcadas com “Y” e quem sabe com o tempo ganhar seu coração também.

P.S. Oremos pela JMJ que acontece na Polonia.

P.S. do P.S. Que os jovens de nossa paróquia encontrem lá, vários amigos marcados com “X”.

 

Paulo Sobrinho

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM