: : : O  M E N S A G E I R O : : :
Clique Aqui para ouvir o som |  Rio de Janeiro,
N. Senhora de Loreto
Na Antártida
Histórico do Santuário
Hino e Oração
Missa Própria
Angelus
Expediente Paroquial
Atividades Pastorais
Calendário Geral
O Mensageiro
Fotos
Figuras
Fundo de Tela
Casa da Betânia
CEPAR

Conselho Pastoral - Abril | MAIO

Realizou-se no dia 16 de abril o Conselho Pastoral sob a direção do Pároco Pe. Fancisco.

Estavam presentes 10 agentes representando 13 pastorais e serviços ou movimentos: Pastoral Vocacional -,Zélia, Batismo - Joaquim, Charles e Lúcia, Crisma Célio, E.C.C. Roberto, Ação Social Bolinha, Catequese - Ir. Luzia, Capela São Sebastião Jorge e Nilza, Curso de Noivos Beto e Alice, Dízimo Bilico e Eneida e Hélia, de O Mensageiro.

O texto para reflexão foi Jó 1, 6-22.

O livro de Jó é uma alusão à pessoa de Cristo. Fala de um profeta que anuncia a vida de Jesus, que vai passar por momentos semelhantes aos de Jó. Os homens passam por muitas dificuldades, provações; e perguntamos a Deus: - Como fica a minha vida? Não devemos nos colocar na teologia da retribuição e querer fazer trocas com Deus. Não devemos comercializar a graça.

Devemos ter consciência de que tudo que temos não nos pertence, somos apenas administradores e muitas vezes não sabemos como fazê-lo. Devemos, sim, administrar corretamente a nossa vida, bem maior que Deus nos concedeu. Este dom você tem que prestar contas a Deus, mesmo com dor, com provações, com enfermidades. Façamos como Jó: " O Senhor deu, o Senhor tirou, Bendito o nome do Senhor". Jó não louvava a maldição, mas Aquele que era capaz de dar e tirar. Deus é sempre o epicentro da minha vida. Devo ser capaz de louvá-lo tanto nos momentos de alegria quanto nos momentos de tristeza e dor.

Liturgia - Agradeceu a todos que colaboraram com a Semana Santa, prestando serviço e ajudando para que todas as cerimônias fossem oficiadas com todo brilho e correção.
O agradecimento especial ao sr. Antônio do Pestana que mais uma vez conseguiu os ramos para atender à comunidade, no Domingo de Ramos . Também aos assistidos de Betânia, que limparam e organizaram os ramos nos horários das procissões.

Casal Ligação do ECC - Comunicou que o próximo Reencontro de Casais com Cristo será realizado na Paróquia dos Sagrados Corações, na Praça Seca, nos dias 23,24 e 25 de abril.Os seguintes casais farão o encontro: Sérgio e Gina, Adauto e Jussara, França e Márcia, Roberto e Mônica, Cosme e Ena, Vinicius e Adriana. O 11o. Encontro da 3a. Etapa será realizado no Colégio N. Sra. de Lourdes, em Botafogo, nos dias 14,15 e 16 de maio.O casal de nossa Paróquia que fará o encontro é Braga e Heledir.

Past. Vocacional - A próxima Hora Santa Vocacional será no dia 20/05, às 20:30h. As pastorais responsáveis serão: Curso de Noivos, com a direção e o cartaz e as Equipes de Nossa Senhora com o canto e a partilha.

Batismo - Comunicando que no dia 26 de junho vai acontecer um Forum de debates com médicos, juízes e teólogos na Paróquia de São Brás, em Madureira, de 8h às 12h.
No dia 29 de maio, Retiro Espiritual com o tema: Fonte de água Viva, das 8h às 12h. Convidam o Pe. Francsico para fazer uma palestra. Devido aos compromissos já assumidos, Pe. Francisco disse não poder atender.

Crisma - Retiro geral para todos: Matriz e Capelas, no dia 18 de abril, no Cepar. No dia 02 de maio, no Loretão, Encontro da 3a. Reunião. Cada crismando deve trazer 1 quilo de alimento que deverá ser dividido entre todas as paróquias participantes. Neste dia, a pastoral vai vender cachorro quente , cuja renda reverterá para cobrir os custos com o evento.

E.C.C. - Perguntou se a equipe deveria continuar mandando os convites para os aniversariantes ( data do casamento) participarem da Missa das 19:30h, na última semana do mês. Pe. Francisco disse não ver mais necessidade porque em todas as missas os aniversariantes são chamados na frente do altar, para receberem uma bênção especial.
No dia 22 de maio, aprofundamento para os casais que irão trabalhar no próximo encontro. O tema do Encontro será: " Vem me seguir, Eu sou o caminho, a verdade e a vida." Solicitou à Liturgia que acomodasse os casais participantes do aprofundamento nas cadeiras centrais.Neste dia também será comemorado o aniversário do 45o. e 47º E.C.C..
A Missa de Entrega será no dia 25/05.O encontro acontecerá nos dias 28, 29 e 30/05.

Ação Social -
Almoço do FREMA, no dia 18/04 Churrasco - Horário das 12:00 às 15:00h.
A pastoral recebeu uma doação de 350 colchões da Marinha. Foi prometida também, em breve, doação de cobertores.
A pastoral contou com pouquíssimas doações nesse mês passado. Pede aos irmãos que não se esqueçam de contribuir com a pastoral, pois só assim poderão realizar o trabalho de assistir às 200 famílias carentes.
Foi perguntado ao Pároco o que a pastoral deve fazer com 29 crianças, filhos de assistidos, que não foram batizadas. Pe. Francisco recomendou que a pastoral do Batismo reunissem os pais em dia especial para serem orientados e se preparassem, juntamente com os padrinhos. As crianças com mais de 7 anos devem se matricular na catequese infantil.

Catequese - Durante toda semana as turmas estão celebrando a Páscoa, nos horários das aulas. No dia 22/04 haverá Celebração da Ceia Pascal, às 19:30h, no Salão Zaccaria, para as catequistas.
No dia 29 de maio: Coroação Solene de Nossa Senhora, às 9:00h.
A Catequese pede licença para consertar as paredes da sala de trabalho, no Santuário. Pe. Francisco disse, que como a igreja é tombada, ele precisa receber permissão para os trabalhos, que deverá chegar em breve.
No dia 08/05, a pastoral fará realizar um bingo beneficiente, no horário das 09:00 às 12:00h.
A partir de maio, no dia 10 de cada mês, Terço de Nossa Senhora de Loreto, em preparação para a Festa da Padroeira, sempre às 18:00h, no Santuário.

Capela São Sebastião -
Com grande alegria, comunicaram que foi colocado o piso. Em breve será a vez do telhado que cobrirá a frente da capela, depois o forro. Esperam a cooperação de todos. No momento, os almoços estão suspensos por falta de local adequado.
Todos ficaram muito felizes, porque pela primeira vez puderam celebrar todas as cerimônias da Semana Santa no local. Também, desde o Domingo de Ramos o Santíssimo está permanente no Sacrário.

Noivos - Começa no dia 17/04, o 158o. Curso , que deve terminar no dia 25 de maio. Estão inscritos 18 casais.
No dia 23/05 realizarão um Aprofundamento para os agentes. A pastoral agradece o comparecimento ao " Camarão com macarrão". Foi muito concorrido e todos ficaram muito felizes.

Dízimo -
Espalhou grandes cartazes pelos corredores da igreja. O casal coordenador foi convidado para falar aos crismandos e também no ECC e no Aprofundamento. O importante no dízimo não é contribuir uma única vez. A Igreja precisa da contribuição mensal para sobreviver. Importante é a constância das doações.
Secretaria - Solicitou que os relatórios sejam entregues todos os meses. No Batismo as crianças deverão ser grupadas nas seguintes idades: 0 a 1ano; 1 a 7anos e de 7 em diante.

Pe. Francisco -
Solicita a todas as pastorais, movimentos e serviços que apresentem relatórios freqüentes das atividades desenvolvidas em suas comunidades, que devem fazer parte do Livro de Tombamento da Paróquia. Assim: Encontros, retiros, Aprofundamentos, com os temas, os palestrantes, o número de participantes e o que de importante aconteceu..
Não é mais um papel, mas uma questão de necessidade. O que vamos apresentar ao nosso Bispo, em sua Visita Pastoral? O que fazem as pastorais no Loreto? Como se conduzem?
Solicitamos mandar por escrito os planejamentos e depois a execução, porque nem tudo que é planejado é executado.
No final do ano todos deverão apresentar seus relatórios com os números atualizados de suas atividades efetivamente realizadas, em duas cópias: uma para o Pároco, outra para a organização e escrituração do Tombamento. O Livro de Atas da Paróquia é solene e privado.
Quero agradecer a presença e a participação de toda a comunidade nas cerimônias da Semana Santa. Foi muito bonito ver a presença maciça do Povo de Deus, nas cerimônias desta Semana, que é a mais importante do ano.
Agradecer também ao trabalho dos coordenadores nas pastorais. Tenho procurado atender a todos que solicitam a minha presença e vejo que o trabalho corre muito bem, graças a Deus.
Em primeiro lugar, tenho que me preocupar com a nossa Paróquia, com as nossas necessidades. A Orientação do Bispo é que a preocupação do Pároco deve ser para com seus paroquianos. Assim nos casos de batizados e casamentos, a nossa preocupação está em atender aos nossos paroquianos. É territorial. Por exemplo, no caso dos casamentos:
Os que querem se casar em nosso Santuário, deverão fazer o Curso de Noivos aqui. Caso contrário, só se houver vaga. É uma questão de justiça.
Vamos nos preparar, toda a Paróquia, para o momento especial de Pentecostes. Todos devem participar, recomendo, em especial, à Catequese , à Liturgia e à Crisma.
Haverá uma Missa às 7h aberta à toda Comunidade no dia 30
Neste ano, a Crisma será celebrada no dia 23 de dezembro, numa solenidade às 18:00h.
As reuniões dos Padres da3a.. Região do nosso Vicariato serão realizadas aqui no Loreto. Nesse dia teremos aqui mais de 60 padres.
São experiências enriquecedoras. A Paróquia amadurece na medida em que cresce com a diocese.
Esperamos que o Loretão esteja pronto até dia da Festa da Mãe,: Nossa Senhora de Loreto e até o Natal, a igreja também. Faremos algumas festivas para angariar fundos e precisaremos que as pastorais nos ajudem. Só podemos contar com vocês, para apresentar uma casa digna da nossa Rainha, que é a nossa mãe e de Deus, que é o nosso Pai.
Na reinauguração do Loretão, contaremos com a presença do Bispo. Estas são boas notícias. Tenho procurado caminhar junto com o clero e conto sempre com a boa vontade de todos.
A reunião foi encerrada com a oração e a bênção aos presentes.
 
 
VEJA NO MÊS DE MAIO/2004:

- Página 01
- Página 02
- Página 03
- Página 04
- Página 05 e 06
- Página 07
- Página 08 e 09
- Página 10
- Página 11 e 12
- Página 13
- Página 14
- Página 15
- Página 16
cf2008

"Buscai primeiro o Reino de Deus e tudo mais vos será acrescentado".
Qual a sua preferência na escolha do tempo que você gasta?
Para Família
Para o Trabalho
Para Deus

Resultado Parcial
Enquetes Anteriores
JAN


JAN FEV
JAN FEV
JAN
JAN
JAN
JAN
Recebemos Pedidos de Oração para serem colocados no altar do Santuário
HTMLcounter.com!