Loreto vai a Aparecida no Jubileu dos 300 anos
A peregrinação foi junto com a Romaria anual, feita pela Arquidiocese do Rio de Janeiro desde 1931.
A Paróquia do Loreto reuniu mais de 150 paroquianos que em 3 ônibus e alguns carros foram visitar o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, no último 25 de agosto. Os ônibus saíram da paróquia às 22h de sexta-feira e retornaram às 15h, da Basílica. A peregrinação fez parte do calendário da arquidiocese que anualmente visita a Capital da Fé e vive a programação, que esse ano contou com terço, missa, procissão pelas ruas de Aparecida e Via Sacra.
O santuário celebra em 2017 o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem e teve uma programação especial para os romeiros. O Cardeal do Rio, Orani Tempesta estava presente e começou o dia às 7h, na Tribuna do Papa Bento XVI com a oração do Terço, no qual o Pároco do Loreto, Padre Sebastião Cintra proclamou o 3º mistério. Após a ladainha, Nossa Senhora Aparecida foi coroada ela família Souza, da paróquia, na Barra da Tijuca. A mãe, Adriana Souza afirmou que a emoção de coroar Maria no ano jubilar é uma honra para qualquer mulher.
Na sequência, os fieis foram para dentro da Basílica, onde às 9h foi celebrada a santa missa, presidida por Dom Orani, que falou sobre a família sofrer ataques de várias formas, inclusive dos meios de comunicação e ressaltou a importância da unidade familiar para a sociedade “Esperamos que a família possa ser como o fermento na massa”, afirmou. O Arcebispo também lembrou que a arquidiocese do Rio peregrina anualmente a Aparecida desde 1931. E que a primeira peregrinação foi feita há 115 anos, quando a igreja do Rio era comandada pelo então arcebispo Cardeal Arco Verde.
Várias pessoas não iam na peregrinação há algum tempo. O próprio Padre Sebastião disse que a paróquia estava com um grupo muito animado no ano jubilar. “ foram mais de 150 pessoas, em um total de três ônibus e alguns vagas de capelas vizinhas. Nesse ano jubilar os paroquianos ficaram muito entusiasmados. É uma alegria poder acompanhá-los”, disse.
Após a missa, Dom Orani se ajoelhou em frente à Imagem de Nossa Senhora Aparecida e fez orações pelo clero e pelo povo. Após, todos se reuniram na Porta Santa, onde o Cardeal fez selfies com alguns fieis e iniciou a procissão rumo ao Morro do Cruzeiro. Pelas ruas de Aparecida, curiosos pareciam surpresos e tiram fotos da procissão que seguia ao som de Maria de Nazaré e de alguns mistérios do terço. Até um cachorro acompanhava a procissão à frente do cortejo que terminou no alto do Morro do Cruzeiro, após ser rezada a Via Sacra.
A peregrinação terminou com a oração do Ângelus e benção final dada por Dom Orani.
Por: Philipe Rabelo