Loreto nos Caminhos de São Paulo

Há três anos, no retorno da peregrinação à Terra Santa, o grupo perguntara: onde será a próxima? Eis que 2014 chegou e a nova peregrinação também! Caminhos de São Paulo. Andar por onde Paulo andou.

Nosso primeiro destino foi a cidade de Istambul, na Turquia. Cidade metropolitana, de hábitos e cultura completamente diferentes! Música, comida, vestuário, costumes e religião. Quanta novidade… Cidade antiga, já se chamou Constantinopla, mais antigamente, Bizâncio.

Aí estivemos na região de Sultanahmed, coração da antiga Constantinopla. Lá visitamos monumentos religiosos como a Mesquita Azul, cuja religião é o islã, e onde tiramos os sapatos e as mulheres, tiveram que cobrir a cabeça com lenço para poder entrar. Nesta região visitamos ainda o museu de Hagia Sophia (Santa Sabedoria), que no passado foi igreja católica e mesquita muçulmana, além de passarmos pelo Hipódromo, centro social e esportivo de Constantinopla. Próximo a esta região, visitamos o palácio de Topkapi, voltada para o Bósfofo, onde diversos sultões otomanos viveram. Falando em Bósforo, fizemos um lindo passeio de barco por este estreito que une o mar Negro ao mar de Mármara, e que divide a cidade de Istambul em duas: uma parte na Europa e outra na Ásia.

Ainda em Istambul, celebramos em português em um local muito especial, na igreja de Nossa Senhora de Pentecoste, local onde o Papa S. João XXIII chefiou a Delegação Apostólica para a Turquia e Grécia, antes de se tornar Papa. Igreja paroquial tinha primeira comunhão de crianças nesse domingo, dia de Corpus Christi (lá não é feriado na quinta feira).

Partimos de Istambul rumo à cidade de Ezmir. De lá fomos visitar as ruínas da cidade de Éfeso, local de grande importância na trajetória missionária de Paulo. Estivemos na igreja onde aconteceu o Concílio de Éfeso (em 325), quando a Virgem Maria foi oficialmente reconhecida como Mãe de Deus (Theotokos).   No sítio arqueológico de Éfeso, visitamos a Ágora da cidade conhecida como Praça do Mercado, centro comercial da cidade, também utilizada para discussões políticas do governo da época, a Avenida de Mármore que se estendia até o porto, a Biblioteca, monumento lindíssimo e imponente, bem como o Grande Teatro, onde Paulo pregava.

Ainda em Éfeso, fomos até uma colina, onde, levada por São João Evangelista, Nossa Senhora morou durante os últimos anos de sua vida. Chegar naquele lugar lindo, calmo e sereno, tal qual nossa mãe Maria, foi muito emocionante… Ter o privilégio de visitar aquela humilde casa, com paredes de pedra e formato de cruz, pequena e ao mesmo tempo grandiosa, que abrigou aquela de atos e sentimentos tão nobres, corajosos, repletos de amor incondicional, sabedoria e obediência. Uma casa cercada de um lindo jardim florido e uma de água límpida, chamada Fonte de Nossa Senhora. Celebramos a missa na ampla capela construída bem ao lado.

Saindo de Ezmir, seguimos até Mileto, lugar onde Paulo pregou em sua 3ª viagem missionária, para se despedir dos presbíteros da igreja de Éfeso, em viagem para Jerusalém. Lá, refletimos a passagem de Atos 20, 28-31. Emocionante.

De Mileto fomos direto para a cidade de Pamukkale, também conhecida como Hierapolis, que significa “montanhas de algodão”. É um conjunto de piscinas termais em cascata, um belo SPA natural. Na época do império romano era tido como um centro de águas medicinais. Local também marcado pelo fato de ter sido onde São Felipe, apóstolo de Cristo e mártir, foi apedrejado até a morte.

Seguimos então para Konya (antiga Icônio – cidade dos ícones), 5ª maior cidade da Turquia e mais religiosa também. Lá, o islã é intensamente praticado. Esta cidade foi visitada por Paulo e Barnabé, que fizeram um discurso em uma sinagoga onde uma grande multidão de judeus e gregos se converteu ao cristianismo. Os judeus não convertidos organizaram um motim junto com os gentios obrigando-os a fugir da cidade. Apesar da perseguição, a Igreja foi estabelecida na cidade e foi visitada por Paulo em outras ocasiões. Foi lá onde Paulo escreveu a epístola às comunidades cristãs da Galácia, a epístola aos gálatas. Participamos de uma missa na única igreja católica da cidade, fundada em 1910, onde o pároco que nos recebeu a definiu como “um oásis cristão numa terra islâmica”.

Partimos de Konya para a Capadócia, onde visitamos a vila de Görem, área pitoresca e popular, que apresenta grande concentração de paisagens esculpidas pela erosão do vento, com inúmeras igrejas e mosteiros bizantinos escavados nas rochas. Lindo visual. Conhecemos também uma das maiores cidades subterrâneas da Capadócia: Derinkmju, que até serviu como refúgio para os cristãos perseguidos. E, obviamente, não deixamos de fazer o belíssimo passeio de balão!!

Encerrada a peregrinação na Turquia, seguimos para Atenas, na Grécia, mas essa parte só contaremos na próxima edição. Até lá!

 

Dominique, Vânia e Helinho.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais