Loreto em Foco

Quem são aqueles que fazem a engrenagem rodar?

Estamos acostumados a chegar ao Loreto e, como quem chega em casa, encontra tudo no devido lugar.  Essa organização é feita pela equipe de funcionários que trabalha todos os dias para atender os paroquianos e visitantes. O time, apesar de ser medalha de ouro, já é prata da casa, com mais de 15 anos servindo a paróquia.

A paróquia referência, como é chamada na arquidiocese, tem ao todo 08 funcionários que já fazem parte do dia a dia das pastorais e movimentos que se articulam na comunidade. Mas não pense que a equipe é composta apenas por veteranos, também temos calouros como é o caso da advogada Andréa Leal, que apesar de ter feito o 2º EAC da Paróquia, trabalha na administração há apenas cinco meses. Ela conta que uma de suas funções é fazer a primeira entrevista com os noivos que estão planejando o casamento e ressalta a diferença do clima para o antigo trabalho. “Por ser advogada trabalhei muitas vezes com divórcios e as pessoas normalmente chegavam com rancor e raiva. Eu nunca imaginei estar do outro lado. A energia é totalmente diferente, as pessoas chegam felizes e cheias de esperança”, afirmou.

O movimento na paróquia é intenso. Durante as conversas, as interrupções por telefonemas e pedido de autorização foram constantes, mas falamos com a administradora geral, Rita Abreu, que faz parte da paróquia há 25 anos, quando fez o 24º ECC. Rita começou a trabalhar para o Loreto nos anos 2000, quando foi convidada pelo Padre Victor a assumir a administração do CEPAR.  Ela lembra que trabalhou junto com o Nicolau, um antigo administrador e com sua saída, acabou assumido o posto.  “ O Loreto é uma empresa enorme, mas o nosso corpo de funcionários é reduzido porque a comunidade colabora muito com o dia a dia da paróquia”.   Para a administradora, o trabalho voluntário que os paroquianos exercem é essencial para o sucesso da comunidade. “O pessoal trabalha mesmo. Estamos em setembro e já temos todos os barraqueiros para a festa da padroeira”, ressaltou.

O primeiro contato de muitos é na secretaria do Loreto, seja procurando um serviço pastoral, informações variadas, ou mesmo para conversar.  Hoje a equipe é composta por três secretárias, a veterana Dorinha, que trabalha para a paróquia há 22 anos; e as estreantes Claudete e Margarete que trabalham há menos de um ano na comunidade, mas fazem parte da paróquia há 6 e 21 anos respectivamente.  Em uma animada conversa na secretaria, também cheia de interrupções, elas contaram que o diferencial da função é conhecer todos os tipos de pessoas e estar sempre com o sorriso no rosto. Elas também ressaltaram que o balcão da secretaria é quase uma terapia.  “Chega um monte de gente aqui, às vezes é só para conversar, contar uma história, desabafar. A gente ouve, conversa, abraça e tenta ajudar como dá, mas às vezes passamos alguns ‘perrengues’”, contou Claudete, que também é membro do Fé & Dons.

Outra conhecida funcionária da paróquia é Glorinha, sacristã de sorriso fácil, que colabora com toda a área litúrgica há 22 anos e hoje é membro do MESC.  A sacristã foi convidada pelo Padre Sebastião a fazer parte da paróquia na década de 90 e conta que desde então cuida com muito amor da arrumação do Santuário e do Loretão para as celebrações, além da arrumação para as missas de entrega e adorações que acontecem no Cepar. Acompanha todas as Semanas santas do Loreto “É um período onde o trabalho aumenta muito, mas eu amo fazê-lo e amo as pessoas dessa paróquia. Hoje, grande parte dos meus amigos, são do Loreto”, contou.

Outro setor que precisa de cuidado redobrado é manutenção, que dá conta de todo o topo da ladeira. Cepar, Salão Zaccaria, Loretão, Santuário, Área da Catequese, todos esses lugares precisam de um olhar atento na parte elétrica, hidráulica e estrutural. Os dois colaboradores que cuidam disso tudo já são considerados parte dos movimentos que utilizam o CEPAR.   Celio Carvalho, trabalha há 16 anos e contou que foi o primeiro funcionário do CEPAR. Já Zé Luis integra o corpo de funcionários há 7, mas frequenta a paróquia desde 1967. Em 1984 fez o ECC, onde serviu por muitos anos. Eles contam que hoje não possuem nenhum trabalho pastoral, mas que se sentem parte de todas elas “Hoje, com o trabalho, é complicado fazer parte de algum encontro ou pastoral, mas de tanto estar ali à gente já conhece. É sempre muito bom ver a energia do pessoal que se dedica e se une para trabalhar”, completou Celio.

A paróquia conta também com um grupo de mais 04 (às vezes 05) colaboradores, que são imprescindíveis no nosso dia-a-dia: o pessoal da limpeza e vigilância. Estes não são funcionários diretos, pois vêm de uma empresa terceirizada.

Paulinho é o nome do encarregado e é muito querido entre os paroquianos, por sua dedicação e presteza na condução dos trabalhos.

 

funcionarios

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais