Pastorais

PASTORAL DA AÇÃO SOCIAL

Visite o nosso site:

http://www.loreto.org.br/acao/asnsl.asp

Coordenador: Mauro / Germano

PASTORAL DA ALEGRIA

PASTORAL DA ALEGRIA

A pastoral da alegria organiza as festas da comunidade.

Temos principalmente duas grandes festas todos os anos: a Festa Junina, sempre no primeiro fim de semana de junho e a festa da Padroeira, N. S. de Loreto, no primeiro fim de semana de dezembro e que chamamos FESOJA (Feira de Solidariedade de Jacarepaguá).

Além disso promovemos alguns bailes de congraçamento para a comunidade durante o ano.

PASTORAL DO BATISMO

PASTORAL DO BATISMO

“A Pastoral do Batismo abre as portas das Graças dos Sacramentos” (Dom Ávila)

É pelo Batismo que o homem conquista um lugar no Povo de Deus e começa a fazer parte de uma nova família, a Igreja. Esta aliança é selada e fortalecida pelo Espírito Santo que o homem recebe no momento em que a água do Batismo o purifica do pecado. O Batismo dá o embasamento para os Sacramentos subseqüentes. Ele é a porta da salvação! É como um “selo” eterno da alma. Ele é indestrutível! Nós somos a Igreja a partir do Batismo e formamos um só corpo em Cristo. A pastoral prepara pais e padrinhos para que seus filhos e afilhados recebam o Sacramento do Batismo.

ATIVIDADES

Inscrição:

5ª feira de 09:00 às 11:00 h sábado de 09:00 às 11:00 h A inscrição deverá ser feita sempre pelos pais ou responsável.

Documento necessário para inscrição da criança a ser batizada: (obrigatório à certidão de nascimento da criança)

Quem pode ser padrinho:

Pessoas maiores de 16 anos, católicos, de vida cristã e de situação matrimonial regular perante a Igreja.

Reunião/Palestra

São 2 (duas) reuniões/palestras Horário: quinta feira de 20:00 às 22:00 h domingo de 16:00 às 18:00 h

A Pastoral do Batismo é composta de quatro equipes para as reuniões assim distribuídas: 02 equipes para reunião da 1ª e 2ª quinzena (quinta feira) 02 equipes para reunião da 1ª e 2ª quinzena (domingo)

Batizado:

Sempre aos domingos às 10:30 h Temos uma equipe responsável para auxiliar o celebrante (padre ou diácono) nos batizados de domingo, acolhendo e orientando pais e padrinhos.

PASTORAL DA CATEQUESE

PASTORAL DA CATEQUESE

“A finalidade definitiva da Catequese é a de fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo” (D.D.G. nº 80)

 

Com esta finalidade existe na nossa Paróquia:

* CATEQUESE INFANTIL (PRÉ-CATEQUESE) > a partir dos cinco anos;

* CATEQUESE DE PREPARAÇÃO PARA OS PRIMEIROS SACRAMENTOS > Batismo (crianças a partir de sete anos) e a 1ª Eucaristia (crianças a partir da 2ª série escolar e adolescentes);

* PERSEVERANÇA > após a 1ª Eucaristia até a entrada numa pastoral jovem;

* CATEQUESE DE ADULTOS > a partir de quinze anos;

* CATEQUESE ESPECIAL > atende a portadores de deficiências.

 

As diversas turmas de Catequese Infantil, de preparação para a 1ª Eucaristia, Perseverança e Especial, distribuem-se nos seguintes dias e horários:

5ª feira:

Manhã – 08:30h

Tarde – 15:30h

 

Sábado:

Manhã – 08:30h e 10:00h

Tarde – 16:00h

 

Domingo 10:00h (após a Missa das Crianças)

 

Os catequistas têm reuniões mensais de aprofundamento e planejamento, um curso de preparação no início do ano (primeira semana de fevereiro) e um seminário em julho (geralmente, segundo fim de semana). Além de catequistas e auxiliares, a pastoral precisa, para atender a enorme demanda, em nossa Paróquia, de pessoas que se disponham a ajudar na secretaria (da pastoral, ou em outras atividades).

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

A Pastoral da Comunicação é responsável pela comunicação para dentro e para fora da nossa Paróquia.

“O Mensageiro” é o principal veículo dessa pastoral ao qual agora se une também este Site.

Site: http://www.loreto.org.br/

Facebook: https://www.facebook.com/loretojpa

Twitter: http://twitter.com/pascomloretojpa

E-mail: pascom@loreto.org.br

PASTORAL DA CRIANÇA

Acompanhe as notícias da Pastoral da Criança pelo Brasil e no mundo através do site: http://www.pastoraldacrianca.org.br/

INICIAÇÃO CRISTÃ DE JOVENS E ADULTOS (CRISMA)

INICIAÇÃO CRISTÃ DE JOVENS E ADULTOS (CRISMA)
 
Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o Sacramento da Confirmação (Crisma) constitui o conjunto dos sacramentos da Iniciaçõa Cristã, cuja unidade deve ser salvaguardada. A Catequese de Adultos é o tempo ou a instituição que, no quadro da iniciação cristã, se destina a ajudar o recém-convertido a passar de uma fé inicial à fé adulta requerida pelos três sacramentos da iniciação. Dentre esse tempo de conversão da fé inicial à fé adulta, destaca-se a vivência e a catequese. A preparação se dá ao não batizado e ao batizado, mas que não possui os demais sacramentos da iniciação. O Crisma é a confirmação desses adultos no engajamento na fé e na igreja. É a confirmação do Batismo, por isso deve ser uma decisão consciente. Para participar da Pastoral da Iniciação Cristã de jovens e Adultos, a pessoa precisa ser crismada, estar vivenciando os Sacramentos e se interessar em estudar a doutrina da Igreja Católica, a fim de passá-la para o próximo, através da palavra e do exemplo de vida.
 
COORDENADOR: Irmã Catarina e Irmã Graça: 2445-2146 / 98736-5631
 

 

 

PASTORAL DO DÍZIMO

O dízimo se destina a todas as despesas normais ou ordinárias da Paróquia: salários de funcionários, pagamentos de água, luz, telefone, velas, cursos, folheto das missas, etc…

Para ser dizimista não é necessário que a pessoa disponha da décima parte de seus vencimentos e sim conforme suas posses e de acordo com o seu coração. O importante que ao assumir o compromisso de ser dizimista, o faça todo mês.

A Pastoral tem por finalidade receber, após as missas dominicais a contribuição dos dizimistas e cadastrar aqueles paroquianos que queiram ser dizimistas. “Exemplo: João e Maria são o casal responsável pela missa das 18:00h, do primeiro sábado de cada mês”

A Pastoral faz uma reunião por mês, reunião esta que é realizada toda primeira quinta-feira do mês. A Escala de plantonistas é confeccionada a cada quatro meses .

Melhores esclarecimentos, procurar um dos agentes da Pastoral, quando em plantão durante as missas do fim de semana.

PASTORAL DA ESPERANÇA

PASTORAL DA ESPERANÇA

É a Pastoral que atua nos cemitérios da Cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de levar conforto, através da Palavra de Deus, às famílias, nessa hora de dor; e ao mesmo tempo atuando como elemento evangelizador.

O serviço é feito por Ministros da pastoral da Esperança devidamente preparados através de cursos de formação, ministrados normalmente por sacerdotes, orientados pela Arquidiocese, uma vez por ano. Além dos Cursos de Formação, a Pastoral oferece outros momentos de preparação como aprofundamentos e retiros.

Inicialmente (antes de ser investido como Ministro da Pastoral) o interessado em participar da Pastoral, pode fazer um estágio de experiência acompanhado por um Ministro. Normalmente o serviço é feito em plantões, uma vez por semana (de segunda a sábado) ou um domingo por mês pela manhã ou tarde. O Vicariato Suburbano é responsável pelos cemitérios de Inhaúma, Irajá e Pechincha (Jacarepaguá). Cada Ministro deve atuar, de preferência, dentro da área de sua residência.

PASTORAL FAMILIAR E CURSO DE NOIVOS

PASTORAL FAMILIAR

É a ação pastoral da Igreja de forma organizada em favor da FAMÍLIA, para promover a vivência e os valores do matrimônio e da família. O objetivo desta Pastoral é a evangelização da família. Disse o papa João Paulo II: “a família é o coração da nova evangelização”.

Toda evangelização passa primeiro pela pequena igreja doméstica, que é a família. É nesta pequena igreja doméstica, que se anuncia o Evangelho do Amor: no dia a dia, na maneira de falar, de tratar com as pessoas. A família é então “uma boa notícia”, uma grande notícia que põe tudo e todos em movimento. “O futuro da humanidade passa pela FAMÍLIA”, dizia João Paulo II.

A Pastoral familiar pode e deve atuar nas várias e diversas situações referentes à família. Sendo o ser humano uma realidade complexa, a Pastoral Familiar comunga desta complexidade. Daí abrir-se um grande leque de realidade da vida: infância, juventude, matrimônio, terceira idade, trabalho, lazer, comunidade, famílias desfeitas, famílias refeitas. Estas situações encontramos concretamente no contexto da vida paroquial: Eucaristia, Catequese, Batismo, Crisma, pessoas com problemas familiares, famílias em crise, conflitos de gerações (adolescência mal conduzidas), viúvos(as), etc… Todos estes segmentos da vida devem ser permeados da ação pastoral.

Cabe a pastoral Familiar realizar na paróquia esta ação. O grande objetivo da Pastoral é a nossa vida caminhando no Evangelho. Jesus disse: “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vai ao Pai, senão por mim”.

Nossa objetivo é levar esta vida ao conhecimento e prática de nossos irmãos, pela nossa voz e pelo nosso testemunho.

 

CURSO DE NOIVOS

Objetivo: Preparar os noivos para a realização do casamento. Levá-los a perceber que Deus é o alicerce da união matrimonial. Um casamento a três. O Curso tem, durante o ano, seis cursos com a duração de seis semanas cada. A Equipe tem a responsabilidade de organizar toda a dinâmica de cada curso (convocar palestristas, temas, etc…)

A Equipe tem sob sua responsabilidade : a) Equipe de Entrevista – Entrevistar os noivos para o preenchimento da ficha para o Curso (1ª etapa do casamento); b) Equipe de Cerimonial – Ajudar no cerimonial do casamento (música, entrada dos noivos, etc…) c) Encontro de Recém-Casados – Organizar um encontro convocando os noivos que participaram de Cursos anteriores e que já estão casados há mais ou menos 1 ano, para participarem de um domingo de reflexão e confraternização

A Equipe se reúne quinzenalmente às 20:45h no Salão Coração de Jesus.

PASTORAL DA JUVENTUDE

PASTORAL DA JUVENTUDE

 

ASSESSORIA RELIGIOSA

Irmã Graça Maria, cnsb

E-mail: pj@loreto.org.br

 

J. C. C. – Jovens Caminhando Com Cristo

Grupo de jovens entre 18 e 28 anos que se reúnem regularmente todos os sábados, das 16:00h às 18:00h, no Salão Sagrado Coração de Jesus.

Durante o ano são efetuados dois retiros, um no 1º semestre e outro no 2º semestre.

Este grupo foi criado com o incentivo do casal Sérgio e Regina, e conta com a orientação espiritual da Irmã da Congregação de Nossa Senhora de Belém.

Os interessados podem ingressar a qualquer momento.

 

E. J. C. – Encontro de Jovens Com Cristo

 

E. A .C. – Encontro de Adolescentes com Cristo

PASTORAL DA SAÚDE

PASTORAL DA SAÚDE

A Pastoral, faz regularmente visitas em alguns hospitais, casas de repouso e também em residências. O trabalho nos hospitais e casas de repouso consiste em levar a Palavra de Deus e o conforto espiritual procurando ser a presença viva da Igreja. Quando se faz necessário preparar doentes para receberem a Eucaristia, aí estará o agente da Pastoral. Ocasionalmente é fornecido ajuda material, tais como, remédios, fraldas, sabonetes e creme dental.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística – MECES – trabalham paralelamente com a Pastoral da Saúde. No 1º Domingo do mês é realizada a reunião dos Agentes da Pastoral às 17:00h.

1) Hospital Cardoso Fontes: Plantão toda terça-feira das 09:00h às 17:00h. A visita aos doentes hospitalizados é feita das 13:30h às 14:30h. Durante o plantão, os agentes ficam à disposição para oração, conforto espiritual aos que necessitem, desde a emergência, aos internos e funcionários.

2) Casa de Saúde Mac Dowell: Visita às terças-feiras das 15:00h às 16:00h. Missa na primeira sexta-feira do mês, às 16:00h.

3) Casa de Saúde Gabinal: Visita às quartas-feiras das 15:00h às 16:00h. Missa na segunda sexta-feira do mês, às 15:00h.

4) Estância São José: Visita às quartas-feiras das 13:30h às 14:30h.

5) Lar Rainha Estefânia: Visita às quintas-feiras das 08:00h às 10:00h com celebração da Palavra. Missa de quinze em quinze dias às quintas-feiras às 10:00h.

AMBULATÓRIO – Funciona às quartas-feiras na Paróquia das 14:00h às 17:00h (Clínica Médica). No terceiro domingo do mês, clínicos, pediatras das 08:00h às 12:00h, dando assistência médica aos carentes auxiliados pelo pessoal da enfermagem para curativos, aplicação de medicamentos, etc… Colabora ainda uma assistente social (precisamos de mais duas). Existe uma farmácia mantida pelas doações da comunidade. Também, doados pela comunidade, dispomos de uns poucos materiais, tais como muletas, cadeiras de rodas e leitos hospitalares que cedemos por empréstimo aos nossos enfermos assistidos carentes.

PASTORAL VOCACIONAL

PASTORAL VOCACIONAL

Reuniões – Na primeira sexta-feira do mês, às 20:30h.

Tem como finalidade à promoção e o acompanhamento vocacional de jovens inscritos nas diversas Pastorais da Paróquia (matriz e capelas).

Reúne-se um grupo de vocacionados, às 10:00h do segundo e do quarto sábado do mês, dando ênfase à formação vocacional destes, com o estudo da Fé e da Doutrina Cristã.

Promove na terceira quinta-feira de cada mês uma Hora Santa Vocacional, após a missa vespertina, com a participação da comunidade. Realiza, ao menos um Encontro, direcionado especificamente à vocação religiosa (masculina e feminina) e coloca-se à disposição das demais Pastorais para orientar suas atividade sobre o tema.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM