Serviços

PASTORAL DA AÇÃO SOCIAL

Faz trabalhos de assistência Social e espiritual às famílias carentes da nossa comunidade, visando resgatar a dignidade do irmão que se encontra em situação precária. São muitas as atividades d pastoral, onde destacamos a entrega mensal de bolsas de alimentos, roupas, cobertores, material de contrução para recuperar a moradia dos assistidos e numa ação conjunta com a pastoral da Saúde, faz atendimentos médicos a pessoas carentes. Atualmente são distribuídas cerca de 3 toneladas de alimentos com 100 famílias assistidas. Também gerencia a Cantina Paroquial, cuja receita destina-se à manutenção das bolsas dos assistidos. Precisa de pessoas de boa vontade, com relação a situação civil das pessoas interessadas em trabalhar, como também não há limite de idade. Todos são bem-vindos!

COORDENADOR: Kadu 

Email: asnsl@loreto.org.br

Visite o nosso site:

http://www.loreto.org.br/acao/asnsl.asp

 

CASA DE BETÂNIA

CASA DE BETÂNIA – Associação Solidários Amigos de Betânia

  • Acolhida à população de rua para reintegração social, desde a alimentação à terapia da dependência química.
  • Reeducação e encaminhamento diversos (documentação, emprego, família, saúde, etc…)
  • Funciona no prédio vizinho à Paróquia – Praça N. Sra. de Loreto, 100 (Ladeira da Freguesia)

Mais informações no site: http://www.betaniasab.org.br/

Coordenador: Ir. Elci

Email: ecbetania@ig.com.br

COMISSÃO DE EVENTOS

COMISSÃO DE EVENTOS

Coordenador: Ana Lucia

Email: eventos@loreto.org.br

PASTORAL DA CONSOLAÇÃO E ESPERANÇA

PASTORAL DA CONSOLAÇÃO E ESPERANÇA

O Ministério da Consolação e Esperança atua nos cemitérios da Cidade do Rio de Janeiro com a finalidade de levar conforto, através da Palavra de Deus, às famílias na hora de dor pela perda do ente querido e ao mesmo tempo, atuar como elemento evangelizador. O trabalho é feito por Ministros da Pastoral da Esperança, devidamente preparados através de cursos de outros momentos de preparação como aprofundamentos e retiros. Inicialmente (antes da investidura), o interessado em participar da pastoral pode fazer um estágio de experiência acompanhado por um ministro. O trabalho é feito em plantões, uma vez por semana (de segunda a sábado) ou um domingo por mês, pela manhã ou tarde. Cada ministro deve atuar, de preferência, dentro da área de sua residência.

COORDENADOR: Rolim 

Email: esperanca@loreto.org.br

COPEAL

COPEAL – CONSELHO ECONOMICO ADMINISTRATIVO

Coordenador: Pe. Sebastião

Email: copeal@loreto.org.br

CORAL DO LORETO

Coordenadores:

Sergio Villie

Rita Rosinete

Email: coral@loreto.org.br

PASTORAL DO DÍZIMO

O Dízimo se destina a todas as despesas normais ou ordinárias da Paróquia, tais como salários de funcionários, pagamento de água, luz telefone, velas, cursos, folhetos das missas, etc. Para ser dizimistas não é necessário que as pessoas disponham da décima parte de seus vencimentos, e sim conforme suas posses e de acordo com o seu coração. O importante é que, ao assumir o compromisso de ser dizimista, o faça todo mês. A Pastoral tem como finalidade receber, após as missas a contribuição dos dizimistas e cadastrar aqueles paroquianos que queiram ser dizimistas. Existe uma escala para os plantões das missas, que é confeccionada a cada quatro meses.

COORDENADORES: Tuninho e Carlos 

Email: dizimo@loreto.org.br

ALFABETIZAÇÃO ADULTOS

ESCOLA PAROQUIAL DE ALFABETIZAÇÃO ADULTOS

“Agente formador da dignidade e amor ao próximo”, com esse lema funciona na Escola Paroquial, de 2ª a 5ª feira, das 19h às 20:30h para Alfabetização de adultos, visando resgatar sonhos, projetos, identidade, auto-estima, o respeito à dignidade de cidadão e ao mesmo tempo, criando uma estratégia própria e cristã, pois a Evangelização é parte integrante do projeto.

Precisa-se de colaboradores. Os professores são bem-vindos, mas qualquer pessoa que saiba ler e escrever pode ser voluntária. Basta um ou dois dias na semana por apenas uma hora e meia. O resultado é maravilhoso e o trabalho apaixonante!

COORDENADOR: Maria Lúcia

Email: alfabetizacao@loreto.org.br

FÉ E POLÍTICA

FÉ E POLÍTICA

Coordenador: Robson Leite

Email: feepolitica@loreto.org.br

O MENSAGEIRO - JORNAL PAROQUIAL

O MENSAGEIRO – JORNAL PAROQUIAL

O  Mensageiro é o jornal da Paróquia Nossa Senhora de Loreto cujo objetivo é servir à Paróquia na sua vocação missionária de formar e informar.

Coordenador: Hélia Fraga

Email: mensageiro@loreto.org.br

PASCOM

PASCOM – PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

A Pascom não é o meio de comunicação, mas aquela que se utiliza dos meios para comunicar Jesus Cristo e a Igreja, promovendo as relações humanas, criando comunhão e formando consciências para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Não é somente uma pastoral, mas aquela que deve integrar todas as pastorais, promovendo o diálogo inter-pastoral.

“Não é suficiente ter um plano de pastoral da comunicação, mas é necessário que a comunicação faça parte integrante de todos os planos pastorais, visto que a comunicação tem, de fato, um contributo a dar a qualquer outro apostolado, ministério ou programa”. (Aetatis Novae, 17).

No Loreto, a Pascom é responsável por alimentar o site, as redes sociais, a confecção mensal da revista O Mensageiro e as transmissões nos telões digitais, inclusive da Santa Missa.

Coordenador: Thiago Santos

Email: pascom@loreto.org.br

PASTORAL DA SAÚDE

PASTORAL DA SAÚDE

Faz regularmente visitas aos hospitais, casas de repouso e também residências da área da Paróquia. O trabalho consiste em levar a Palavra de Deus e o conforto espiritual aos enfermos,

procurando ser a presença viva da igreja. Quando se faz necessário preparar doentes para receberem a Eucaristia, aí estará o agente pastoral. Os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão MESC) trabalham em conjunto com a Pastoral da Saúde. Ocasionalmente é fornecida ajuda material, tais como remédios, fraldas, sabonetes e creme dental.

COORDENADOR: Denice

Email: saude@loreto.org.br

SOBRIEDADE

SOBRIEDADE

Em formação

Email: sobriedade@loreto.org.br

GUARDIÕES DO SANTUÁRIO

GUARDIÕES DO SANTUÁRIO

Coordenadores: Vitor e Julia

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais