Cursos
CURSO DA PALAVRA
CURSO DA PALAVRA
O QUE É ?
Segundo Pe. Alfonso Pastore trata-se de um método de evangelização que se baseia, principalmente, na participação e na criatividade renovada dos participantes. É a presença imediata do Evangelho na vida comunitária que manifesta a Palavra Viva e comunica o Espírito.
Trata-se de um movimento orgânico de evangelização pela participação ativa dos leigos. Não é um simples curso nem apenas um movimento de simples cultura religiosa. É um processo de evangelização a partir de uma vida comunitária dos seus membros. A experiência da solidariedade e do serviço em comum é a melhor manifestação da força da Palavra que comunica o Espírito de vida, de liberdade e de comunhão.
Ele nasceu com Frei Gorgulho e Ana Flora. Foi vivido na metrópole paulistana, na classe média alta e nos bairros da periferia. Testado por Pe. Alfonso Pastore em Vitória, na Praia do Suá, vivido por ele em Paracatu, sertão de Minas, no serrado e na poeira. Testado com os leigos de cursos de Teologia, líderes de Cebs, de associações de moradores, comprometidos com menores, mulheres marginalizadas, sindicatos, e todos vibraram de alegria.
ONDE ESTÁ O SEGREDO ?
Não é círculo bíblico, curso de bíblia, estudo exegético ou aprofundamento teológico.
É A SIMPLICIDADE DA PALAVRA PROCLAMADA, PARTILHADA E ENCARNADA PELO POVO NA SUA VIDA E COMUNIDADE. Palavra que alegra, une, transforma e compromete.
Os passos a seguir são extremamente simples:
– no máximo trinta minutos de exposição do tema,
– trinta minutos de aprofundamento em grupo;
– mais quinze minutos de aprofundamento e encarnação da Palavra na vida da comunidade a partir das descobertas dos grupos;
– depois, o cafezinho para solidificar a vida e a solidariedade.
Para isso é necessário:
– um expositor;
– um coordenador;
– uma equipe de acolhimento e de cafezinho;
– uma pessoa para aprofundar as descobertas dos grupos.
Tudo isso é feito em comunidade e pelos seus membros. Com um número de até 80 pessoas em cada comunidade é possível se trabalhar, e os resultados são visíveis.
O TEXTO-BASE
Sua metodologia é clara e simples. São quatro temas introdutórios mais quatro de Marcos, quatro de Lucas, quatro dos Atos, e assim sucessivamente. Desta forma o expositor do primeiro tema introdutório, que corresponde ao tema um de Marcos, também o será do tema um de Lucas, Atos, e assim por diante. O aprofundamento será feito por um dos quatro expositores, não porém pelo que expôs o assunto.
As reuniões se efetuam uma vez por semana, em dia e hora pré-fixados. O coordenador também zela pelo horário. É fundamental ater-se a ele, para o bom andamento do curso.
Pode-se iniciar com um cântico. As iniciativas são uma bênção, sinal de vida. Os expositores refletem e aprofundam os temas juntos, com um mês de antecedência, a fim de viverem o que vão expor e encarnarem a Palavra na vida da comunidade. Tanto podem ser semi-analfabetos quanto doutores. O importante é que a Palavra seja transmitida com docilidade.
ESCUTA
É simples, dá voz e vez a todos. A Palavra não é discutida. Ela é proclamada e acolhida, sobretudo nos grupos; aí está o exercício básico: não se discute, nem se contesta o que um expôs, acolhe-se, pois a Palavra fala a cada um. Para um é um bem, um questionamento, uma libertação. Para outro pode tocar um aspecto por ter necessidade dele.
Depois que cada um expôs e foi acolhido, procura-se escolher o que mais tocou a todos e por que os tocou e alguém leva ao grupo maior com a reflexão do seu grupo, com o porquê do grupo. É assim que a comunidade vai sendo transformada pela força da Palavra, encarnada aqui e agora. É Jesus vivo falando e agindo na comunidade e pela comunidade.
OS TEMAS
Na prática eles tocam pontos fundamentais da fé, da caminhada de Jesus, da Igreja, dos Sacramentos, da comunidade e convocam a um compromisso com Jesus vivo e presente na comunidade, com você mesmo, com sua comunidade e com o mundo.
A PERGUNTA
Após a exposição há uma pergunta para os grupos que visa encarnar a Palavra em cada um de nós. Como uma bússola, a pergunta indica o caminho. O grupo deve fundamentar sua partilha nos textos proclamados, e não procurar responder à pergunta. A vida é a Palavra. A pergunta tem a função de não fugir do texto e também de que cada participante aplique a Palavra a si e à sua comunidade.
CURSO DA PALAVRA NO LORETO:
A paróquia do Loreto iniciou o Curso da Palavra em 1990, por iniciativa do Padre Sebastião Noronha Cintra. A equipe de sete pessoas que seguiu para São Paulo, onde viveu o Curso por 4 dias, foi formada por Pe Sebastião, Terezinha, Malac, Regina, Altair, Miriam e Aroldo.
No inicio houve necessidade de três turmas, tal foi o interesse despertado pelo Curso. Uma turma na 4ª feira a noite, uma na 5ª feira a tarde e outra na 5ª feira a noite. Em todas as turmas a mesma equipe ministrava o Curso e somente a partir do 2º ano, houve a redução para somente duas turmas.
O Plenário, na residência dos Padres foi o local onde o Curso foi iniciado, sendo que somente após alguns anos foi transferido para a Escola Paroquial, onde até hoje vem sendo vivido.
Após algum tempo de vivência no Loreto, Malac e Terezinha implantaram o Curso da Palavra na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha.
A seguir formou-se outra equipe José Luiz, Berenice(Berê), Miriam e Aroldo e a pedido do Pe. Tiúba implantaram o Curso na Capela do Rio das Pedras.
No ano de 2000 o Curso foi sendo vivido no Centro Pastoral da Divisão Pastoral – Areal 1 todas as 3ª feiras, a partir das 20h.
Atualmente no Loreto, o Curso da Palavra vem sendo vivido em duas turmas, à tarde e à noite, todas as quintas feiras na Escola Paroquial, nos horários de 15:30h às 17:00h e 20:30h às 22:00h.
ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO SANTO ANDRÉ
EVANGELIZAÇÃO
Escola de Evangelização do Loreto “Evangelizar é a razão de ser da Igreja” disse Paulo II, na Carta Apostólica Evangelii Nuntianti.
Nossa primeira missão, como batizados é anunciar o Evangelho. Em Mc 16,15.Jesus diz: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.
Este é um serviço da Salvação, nasce na iniciativa de Deus e se finaliza no absoluto de Deus.
Em poucas palavras evangelizar é anunciar Jesus Salvador e Senhor, proclamando o kerigma com a força do Espírito Santo e o uso dos carismas para construir o Corpo de Cristo que é a Igreja, a nossa comunidade.
A Escola de Evangelização tem sua fonte e força na Palavra de Deus. É formada por evangelizadores que se dedicam a estudar a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja, procurando transmiti-la à toda comunidade num efeito multiplicador.
Tem como inspiração a palavra de São Paulo que em 2Tm 2,1-2 , diz : “Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros.”
A Escola do Loreto é Credenciada à Escola de Evangelização Santo André, que tem mais de 2000 Escolas de Evangelização em 60 países, que partilham visão, metodologia e programa. No Brasil já chegam a 100 Escolas Credenciadas.
O Programa se divide em três etapas :
1a. Etapa:
1a) Fundamentos da Vida cristã
1. Nova Vida
Conteúdo: A evangelização fundamental (Kerygma) com uma metodologia ativo-participativa.
Objetivo: Experimentar a salvação de Deus mediante um encontro pessoal com Jesus ressuscitado e uma nova efusão do Espírito Santo, que nos faça capazes de evangelizar com poder.
2. Emaús
Conteúdo: Visão panorâmica da Palavra de Deus e os efeitos que ela produz, assim como sete atitudes de nossa relação com ela.
Objetivo: Percorrer o caminho de Jerusalém a Emaús com Jesus ressuscitado que nos faça arder o coração com o fogo das Escrituras para anunciar a morte e proclamar a sua Ressurreição.
3. João
Conteúdo: Processo de discipulado para nos transformar em Jesus e como formar discípulos.
Objetivo: Reconhecer Jesus como Mestre, que quer formar discípulos que sejam como Ele, para implantar o Reino de Deus neste mundo.
4. Jesus nos 4 Evangelhos (J4E)
Conteúdo: Visão da pessoa de Jesus, desde a ótica de cada um dos quatro evangelistas.
Objetivo: Conhecer e experimentar a Jesus para amá-lo, serví-lo e pregá-lo, pois a vida eterna consiste em conhecer a Jesus.
5. História da Salvação
Conteúdo: Visão panorâmica do plano universal de salvação e seu desenrolar no tempo e no espaço.
Objetivo: Adquirir mentalidade bíblica mediante uma visão panorâmica do plano universal de salvação e seu desenrolar no tempo e no espaço, dando-nos conta que a História da Salvação é nossa própria história.
6. Moisés
Conteúdo: Curso de libertadores que mostra especialmente o itinerário pastoral de todo líbertador cristão, através da figura de Moisés.
Objetivo: Apresentar o caminho da comunidade cristã que se dirige a Terra Prometida, mas especialmente o itinerário pastoral de todo líder da Igreja.
7. André
Conteúdo: Visão e Metodologia aplicada a todos os cursos da Escola de Evangelização Santo André.
Objetivo: Melhorar nossa comunicação com uma nova metodologia para otimizar nossa evangelização
2a Etapa: Como Evangelizar
1. Paulo
Conteúdo: Conhecer o conteúdo e objetivo do Kerygma dentro do plano de salvação.
Objetivo: Formar evangelizadores que transmitam o Kerygma de forma criativa e eficaz.
2. Timóteo
Conteúdo: Técnicas fáceis para levar a Palavra de Deus com rapidez e eficácia aos demais. Como ler, intepretar e memorizar a Bíblia.
Objetivo: Aprender a usar a Bíblia para evangelizar melhor.
3. Apolo
Conteúdo: Aprender a pregar, oferecendo ferramentas concretas para apresentar a mensagem pedagogicamente.
Objetivo: Ensinar-nos a prepara e apresentar melhor a mensagem que anunciamos.
4. Segredo de Paulo
Conteúdo: A vida do apóstolo e sua missão evangelizadora, descobrindo a razão do seu êxito pastoral.
Objetivo: Adquirir a visão pastoral multiplicadora do apóstolo Paulo.
5. Pentecostes
Conteúdo: O Espírito Santo como protagonista da nova evangelização.
Objetivo: Ensinar-nos a evangelizar com grande poder.
6. Introdução a Bíblia
Conteúdo: Divisão, inspiração, gêneros literários, línguas, nascimento e formação da Bíblia.
Objetivo: Introduzir-nos no maravilhos mundo da Bíblia.
7. Lucas (Apologética)
Conteúdo: Formas e métodos para dar resposta de nossa fé a tantos irmãos que estão confundidos no que a Igreja Católica ensina, assim como demonstrar os erros que os outros professam.
Objetivo: Levar aos participantes a conhecer uma pregação básica para dar resposta a sua fé.
3a) Como Formar Evangelizadores:
1. Maria
Conteúdo: A figura e vida de Maria como modelo e protótipo do evangelizador que, com poder do Espírito, engravida da Palavra e a dá ao mundo.
Objetivo: Descobrir o lugar e a missão de Maria ao lado de Jesus.
2. Teologia Bíblica
Conteúdo: Os sete temas fundamentais do Antigo Testamento. Os sete temas fundamentais do Novo Testamento.
Objetivo: Aprofundar nos temas essenciais do Antigo e Novo Testamento.
3. Maranathá
Conteúdo: Estudo do livro do Apocalipse, vamos começar a vê-lo de cima, como João, e logo baixar para enfrentar toda as circunstâncias da vida com esperança, enquanto do fundo do nosso coração surge um grito: “Maranathá, vem Senhor Jesus”
Objetivo: Fazer uma experiência apocalíptica.
4. Pedro
Conteúdo: Princípios fundamentais de Eclesiologia a partir das Sagradas Escrituras e os Documentos da Igreja.
Objetivo: Identificar o lugar e papel da Igreja no plano de salvação.
5. Melquisedec
Conteúdo: A liturgia, celebração da Redenção.
Objetivo: Descobrir como a Liturgia celebra e vive a salvação que proclamamos com nossa pregação.
6. Neemias
Conteúdo: Instauração do Reino de Deus nos ambientes político, econômico, cultural e familiar.
Objetivo: Descobrir as linhas essenciais para instaurar o Reino de Deus neste mundo.
7. Jetro
CURSOS OPCIONAIS:
1. 7 Jovens do Evangelho
2. Senhorio de Jesus (Dízimo)
As Bem Aventuranças
Minha Vida é Cristo ( Damasco)
Conteúdo: Buscar e trabalhar pela unidade do Corpo de Cristo para que “o mundo creia e se salve”.
MATER ECLESIAE E LUZ E VIDA
CURSO MATER ECLESIAE E LUZ E VIDA
Curso de Formação Teológica, Exegética e Catequética
“A ideia da criação de uma Escola destinada à formação de professores de religião para nível médio surgiu durante um Congresso Catequético realizado em outubro de 1964 e promovido pelo Regional Leste-1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) — Estado da Guanabara e do Rio. Até então, havia numerosos cursos para catequistas paroquiais e de escolas primárias, mas nada organizado para o atendimento da área secundária…”
Saiba mais no site: http://www.materecclesiae.com.br/
Inscrições no Loreto
As inscrições são feitas com as Irmãs de Belém.
Endereço: Rua Edgar Werneck, 217
Telefone: 2445-2146