Cursos

CURSO DA PALAVRA

CURSO DA PALAVRA

O QUE É ?

Segundo Pe. Alfonso Pastore trata-se de um método de evangelização que se baseia, principalmente, na participação e na criatividade renovada dos participantes. É a presença imediata do Evangelho na vida comunitária que manifesta a Palavra Viva e comunica o Espírito.

Trata-se de um movimento orgânico de evangelização pela participação ativa dos leigos. Não é um simples curso nem apenas um movimento de simples cultura religiosa. É um processo de evangelização a partir de uma vida comunitária dos seus membros. A experiência da solidariedade e do serviço em comum é a melhor manifestação da força da Palavra que comunica o Espírito de vida, de liberdade e de comunhão.

Ele nasceu com Frei Gorgulho e Ana Flora. Foi vivido na metrópole paulistana, na classe média alta e nos bairros da periferia. Testado por Pe. Alfonso Pastore em Vitória, na Praia do Suá, vivido por ele em Paracatu, sertão de Minas, no serrado e na poeira. Testado com os leigos de cursos de Teologia, líderes de Cebs, de associações de moradores, comprometidos com menores, mulheres marginalizadas, sindicatos, e todos vibraram de alegria.

ONDE ESTÁ O SEGREDO ?

Não é círculo bíblico, curso de bíblia, estudo exegético ou aprofundamento teológico.

É A SIMPLICIDADE DA PALAVRA PROCLAMADA, PARTILHADA E ENCARNADA PELO POVO NA SUA VIDA E COMUNIDADE. Palavra que alegra, une, transforma e compromete.

Os passos a seguir são extremamente simples:

– no máximo trinta minutos de exposição do tema,

– trinta minutos de aprofundamento em grupo;

– mais quinze minutos de aprofundamento e encarnação da Palavra na vida da comunidade a partir das descobertas dos grupos;

– depois, o cafezinho para solidificar a vida e a solidariedade.

Para isso é necessário:

– um expositor;

– um coordenador;

– uma equipe de acolhimento e de cafezinho;

– uma pessoa para aprofundar as descobertas dos grupos.

Tudo isso é feito em comunidade e pelos seus membros. Com um número de até 80 pessoas em cada comunidade é possível se trabalhar, e os resultados são visíveis.

O TEXTO-BASE

Sua metodologia é clara e simples. São quatro temas introdutórios mais quatro de Marcos, quatro de Lucas, quatro dos Atos, e assim sucessivamente. Desta forma o expositor do primeiro tema introdutório, que corresponde ao tema um de Marcos, também o será do tema um de Lucas, Atos, e assim por diante. O aprofundamento será feito por um dos quatro expositores, não porém pelo que expôs o assunto.

As reuniões se efetuam uma vez por semana, em dia e hora pré-fixados. O coordenador também zela pelo horário. É fundamental ater-se a ele, para o bom andamento do curso.

Pode-se iniciar com um cântico. As iniciativas são uma bênção, sinal de vida. Os expositores refletem e aprofundam os temas juntos, com um mês de antecedência, a fim de viverem o que vão expor e encarnarem a Palavra na vida da comunidade. Tanto podem ser semi-analfabetos quanto doutores. O importante é que a Palavra seja transmitida com docilidade.

ESCUTA

É simples, dá voz e vez a todos. A Palavra não é discutida. Ela é proclamada e acolhida, sobretudo nos grupos; aí está o exercício básico: não se discute, nem se contesta o que um expôs, acolhe-se, pois a Palavra fala a cada um. Para um é um bem, um questionamento, uma libertação. Para outro pode tocar um aspecto por ter necessidade dele.

Depois que cada um expôs e foi acolhido, procura-se escolher o que mais tocou a todos e por que os tocou e alguém leva ao grupo maior com a reflexão do seu grupo, com o porquê do grupo. É assim que a comunidade vai sendo transformada pela força da Palavra, encarnada aqui e agora. É Jesus vivo falando e agindo na comunidade e pela comunidade.

OS TEMAS

Na prática eles tocam pontos fundamentais da fé, da caminhada de Jesus, da Igreja, dos Sacramentos, da comunidade e convocam a um compromisso com Jesus vivo e presente na comunidade, com você mesmo, com sua comunidade e com o mundo.

A PERGUNTA

Após a exposição há uma pergunta para os grupos que visa encarnar a Palavra em cada um de nós. Como uma bússola, a pergunta indica o caminho. O grupo deve fundamentar sua partilha nos textos proclamados, e não procurar responder à pergunta. A vida é a Palavra. A pergunta tem a função de não fugir do texto e também de que cada participante aplique a Palavra a si e à sua comunidade.

CURSO DA PALAVRA NO LORETO:

A paróquia do Loreto iniciou o Curso da Palavra em 1990, por iniciativa do Padre Sebastião Noronha Cintra. A equipe de sete pessoas que seguiu para São Paulo, onde viveu o Curso por 4 dias, foi formada por Pe Sebastião, Terezinha, Malac, Regina, Altair, Miriam e Aroldo.

No inicio houve necessidade de três turmas, tal foi o interesse despertado pelo Curso. Uma turma na 4ª feira a noite, uma na 5ª feira a tarde e outra na 5ª feira a noite. Em todas as turmas a mesma equipe ministrava o Curso e somente a partir do 2º ano, houve a redução para somente duas turmas.

O Plenário, na residência dos Padres foi o local onde o Curso foi iniciado, sendo que somente após alguns anos foi transferido para a Escola Paroquial, onde até hoje vem sendo vivido.

Após algum tempo de vivência no Loreto, Malac e Terezinha implantaram o Curso da Palavra na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, no Pechincha.

A seguir formou-se outra equipe  José Luiz, Berenice(Berê), Miriam e Aroldo e a pedido do Pe. Tiúba implantaram o Curso na Capela do Rio das Pedras.

No ano de 2000 o Curso foi sendo vivido no Centro Pastoral da Divisão Pastoral – Areal 1 todas as 3ª feiras, a partir das 20h.

Atualmente no Loreto, o Curso da Palavra vem sendo vivido em duas turmas, à tarde e à noite, todas as quintas feiras na Escola Paroquial, nos horários de 15:30h às 17:00h e 20:30h às 22:00h.

ESCOLA DE EVANGELIZAÇÃO SANTO ANDRÉ

EVANGELIZAÇÃO

Escola de Evangelização do Loreto “Evangelizar é a razão de ser da Igreja” disse Paulo II, na Carta Apostólica Evangelii Nuntianti.

Nossa primeira missão, como batizados é anunciar o Evangelho. Em Mc 16,15.Jesus diz: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura”.

Este é um serviço da Salvação, nasce na iniciativa de Deus e se finaliza no absoluto de Deus.

Em poucas palavras evangelizar é anunciar Jesus Salvador e Senhor, proclamando o kerigma com a força do Espírito Santo e o uso dos carismas para construir o Corpo de Cristo que é a Igreja, a nossa comunidade.

A Escola de Evangelização tem sua fonte e força na Palavra de Deus. É formada por evangelizadores que se dedicam a estudar a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja, procurando transmiti-la à toda comunidade num efeito multiplicador.

Tem como inspiração a palavra de São Paulo que em 2Tm 2,1-2 , diz : “Tu, portanto, meu filho, procura progredir na graça de Jesus Cristo. O que de mim ouviste na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a outros.”

A Escola do Loreto é Credenciada à Escola de Evangelização Santo André, que tem mais de 2000 Escolas de Evangelização em 60 países, que partilham visão, metodologia e programa. No Brasil já chegam a 100 Escolas Credenciadas.

O Programa se divide em três etapas :

1a. Etapa:

1a) Fundamentos da Vida cristã

1. Nova Vida

Conteúdo: A evangelização fundamental (Kerygma) com uma metodologia ativo-participativa.

Objetivo: Experimentar a salvação de Deus mediante um encontro pessoal com Jesus ressuscitado e uma nova efusão do Espírito Santo, que nos faça capazes de evangelizar com poder.

2. Emaús

Conteúdo: Visão panorâmica da Palavra de Deus e os efeitos que ela produz, assim como sete atitudes de nossa relação com ela.

Objetivo: Percorrer o caminho de Jerusalém a Emaús com Jesus ressuscitado que nos faça arder o coração com o fogo das Escrituras para anunciar a morte e proclamar a sua Ressurreição.

3. João

Conteúdo: Processo de discipulado para nos transformar em Jesus e como formar discípulos.

Objetivo: Reconhecer Jesus como Mestre, que quer formar discípulos que sejam como Ele, para implantar o Reino de Deus neste mundo.

4. Jesus nos 4 Evangelhos (J4E)

Conteúdo: Visão da pessoa de Jesus, desde a ótica de cada um dos quatro evangelistas.

Objetivo: Conhecer e experimentar a Jesus para amá-lo, serví-lo e pregá-lo, pois a vida eterna consiste em conhecer a Jesus.

5. História da Salvação

Conteúdo: Visão panorâmica do plano universal de salvação e seu desenrolar no tempo e no espaço.

Objetivo: Adquirir mentalidade bíblica mediante uma visão panorâmica do plano universal de salvação e seu desenrolar no tempo e no espaço, dando-nos conta que a História da Salvação é nossa própria história.

6. Moisés

Conteúdo: Curso de libertadores que mostra especialmente o itinerário pastoral de todo líbertador cristão, através da figura de Moisés.

Objetivo: Apresentar o caminho da comunidade cristã que se dirige a Terra Prometida, mas especialmente o itinerário pastoral de todo líder da Igreja.

7. André

Conteúdo: Visão e Metodologia aplicada a todos os cursos da Escola de Evangelização Santo André.

Objetivo: Melhorar nossa comunicação com uma nova metodologia para otimizar nossa evangelização

 

2a Etapa: Como Evangelizar

1. Paulo

Conteúdo: Conhecer o conteúdo e objetivo do Kerygma dentro do plano de salvação.

Objetivo: Formar evangelizadores que transmitam o Kerygma de forma criativa e eficaz.

2. Timóteo

Conteúdo: Técnicas fáceis para levar a Palavra de Deus com rapidez e eficácia aos demais. Como ler, intepretar e memorizar a Bíblia.

Objetivo: Aprender a usar a Bíblia para evangelizar melhor.

3. Apolo

Conteúdo: Aprender a pregar, oferecendo ferramentas concretas para apresentar a mensagem pedagogicamente.

Objetivo: Ensinar-nos a prepara e apresentar melhor a mensagem que anunciamos.

4. Segredo de Paulo

Conteúdo: A vida do apóstolo e sua missão evangelizadora, descobrindo a razão do seu êxito pastoral.

Objetivo: Adquirir a visão pastoral multiplicadora do apóstolo Paulo.

5. Pentecostes

Conteúdo: O Espírito Santo como protagonista da nova evangelização.

Objetivo: Ensinar-nos a evangelizar com grande poder.

6. Introdução a Bíblia

Conteúdo: Divisão, inspiração, gêneros literários, línguas, nascimento e formação da Bíblia.

Objetivo: Introduzir-nos no maravilhos mundo da Bíblia.

7. Lucas (Apologética)

Conteúdo: Formas e métodos para dar resposta de nossa fé a tantos irmãos que estão confundidos no que a Igreja Católica ensina, assim como demonstrar os erros que os outros professam.

Objetivo: Levar aos participantes a conhecer uma pregação básica para dar resposta a sua fé.

3a) Como Formar Evangelizadores:

1. Maria

Conteúdo: A figura e vida de Maria como modelo e protótipo do evangelizador que, com poder do Espírito, engravida da Palavra e a dá ao mundo.

Objetivo: Descobrir o lugar e a missão de Maria ao lado de Jesus.

2. Teologia Bíblica

Conteúdo: Os sete temas fundamentais do Antigo Testamento. Os sete temas fundamentais do Novo Testamento.

Objetivo: Aprofundar nos temas essenciais do Antigo e Novo Testamento.

3. Maranathá

Conteúdo: Estudo do livro do Apocalipse, vamos começar a vê-lo de cima, como João, e logo baixar para enfrentar toda as circunstâncias da vida com esperança, enquanto do fundo do nosso coração surge um grito: “Maranathá, vem Senhor Jesus”

Objetivo: Fazer uma experiência apocalíptica.

4. Pedro

Conteúdo: Princípios fundamentais de Eclesiologia a partir das Sagradas Escrituras e os Documentos da Igreja.

Objetivo: Identificar o lugar e papel da Igreja no plano de salvação.

5. Melquisedec

Conteúdo: A liturgia, celebração da Redenção.

Objetivo: Descobrir como a Liturgia celebra e vive a salvação que proclamamos com nossa pregação.

6. Neemias

Conteúdo: Instauração do Reino de Deus nos ambientes político, econômico, cultural e familiar.

Objetivo: Descobrir as linhas essenciais para instaurar o Reino de Deus neste mundo.

7.  Jetro

 

CURSOS OPCIONAIS:

1. 7 Jovens do Evangelho

2.  Senhorio de Jesus (Dízimo)

As Bem Aventuranças

Minha Vida é Cristo ( Damasco)

Conteúdo: Buscar e trabalhar pela unidade do Corpo de Cristo para que “o mundo creia e se salve”.

MATER ECLESIAE E LUZ E VIDA

CURSO MATER ECLESIAE E LUZ E VIDA

Curso de Formação Teológica, Exegética e Catequética

“A ideia da criação de uma Escola destinada à formação de professores de religião para nível médio surgiu durante um Congresso Catequético realizado em outubro de 1964 e promovido pelo Regional Leste-1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) — Estado da Guanabara e do Rio. Até então, havia numerosos cursos para catequistas paroquiais e de escolas primárias, mas nada organizado para o atendimento da área secundária…”

Saiba mais no site: http://www.materecclesiae.com.br/

 

Inscrições no Loreto

As inscrições são feitas com as Irmãs de Belém.

Endereço: Rua Edgar Werneck, 217

Telefone: 2445-2146

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM