Loreto em Ação – Maio 2018
Corredor Cultural
No dia 22 de abril, após a missa das 07h, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Loreto – Pe. Sebastião – inaugurou o Corredor Cultural. Nele pode ser visto um pouco da história da devoção a Nossa Senhora de Loreto, a história do Santuário, o decreto assinado pelo Papa tornando a igreja em Santuário bem como um pouco da história da freguesia, curiosidades e muito mais.
Esse corredor cultural foi montado pela Comissão do Santuário, juntamente com o Reitor, através das pesquisas histórias e a buscas em diversos documentos e sua materialização só foi possível graças à doação dos totens realizados por famílias fieis ao Santuário e devotos de Nossa Senhora de Loreto. Algumas dessas famílias estiveram presentes na benção dada pelo Pe. Sebastião ao Corredor.
Sua estrutura é fixa e se encontra montada no corredor direito do Santuário, sendo possível sua visitação sempre que estiver ocorrendo alguma atividade no Santuário. Muitos dos que visitaram o corredor na sua inauguração elogiaram a iniciativa e se mostraram surpresos com a quantidade de informações que foram apresentadas nesse primeiro momento.
A história do Santuário continuará sendo trabalhada pela comissão, de forma que sempre serão realizadas atualizações à exposição fixa, somando ao que já se encontra exposto novas descobertas a cerca da devoção a Nossa Senhora de Loreto, curiosidades sobre o nosso Santuário e tudo que envolva a nossa casa e Nossa Senhora de Loreto.
A Igreja Celebra o Sacramento da Crisma à nova turma de eleitos
Foi com muita alegria que a Igreja N. S. de Loreto celebrou a cerimônia de Crisma de 73 crismandos, jovens e adultos, que receberam o Sacramento da Confirmação, na linda tarde de domingo, do dia 22 de abril. A cerimônia, presidida pelo Bispo Dom Roque Cruz, foi concelebrada pelo Padre Miguel.
Coordenados pelas queridas irmãs de Belém, os crismandos se prepararam, durante um ano, com estudos da catequese. Emocionados, ansiosos e acompanhados de parentes, amigos e padrinhos, os eleitos também confirmaram o Batismo, antes da Crisma.
Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o Sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos Sacramentos da iniciação cristã. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), pelo Sacramento da Confirmação os fiéis são vinculados, mais perfeitamente, à Igreja e enriquecidos de força especial do Espírito Santo. “Estão, mais estritamente, obrigados à fé, que devem difundir e defender tanto por palavras como por obras”.
Desde Pentecostes, quando os apóstolos de Jesus Cristo ficaram todos cheios do Espírito Santo, os apóstolos, para cumprir a vontade de Cristo, passaram a comunicar aos novatos, pela imposição das mãos, o dom do Espírito que leva a graça do Batismo à sua consumação. E, para melhor significar o dom do Espírito Santo, a Igreja acrescentou ao ritual uma unção com óleo perfumado (Crisma). Esta unção ilustra o nome de “cristão”, que significa “ungido”, e que deriva a sua origem do próprio nome de cristo, Ele que “Deus ungiu com o Espírito Santo” (AT 10,38).
O termo Confirmação sugere, ao mesmo tempo, a ratificação do Batismo e todos os frutos do Espírito Santo. Pela Confirmação, os cristãos, isto é, os que são ungidos, participam mais intensamente da missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo, a fim de que toda a vida deles exale “o bom odor de Cristo”. Por esta unção, o confirmando recebe a marca, “o selo” do Espírito Santo. Este “selo” marca a pertença total à Cristo e a mobilização para seu serviço e testemunho, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais.
Efeitos do Sacramento da Crisma
Com o Sacramento da Confirmação, o cristão também recebe os sete dons infusos do Espírito Santo: Inteligência, Sabedoria, Conselho, Ciência, Piedade, Fortaleza e Temor de Deus.
O dom da Inteligência:
O dom da Inteligência nos ajuda a ler, no íntimo, as verdades reveladas por Deus, e ter a intuição do seu significado profundo. Pelo dom da inteligência, o cristão contempla com mais lucidez, por exemplo, o mistério da SS. Trindade.
O dom da Sabedoria
O dom da Sabedoria abrange todos os conhecimentos do cristão, e os coloca, diretamente, sob a luz de Deus, mostrando a grandeza do plano do Criador.
O dom do Conselho
O dom do Conselho permite, ao cristão, tomar as decisões oportunas, sem insegurança. Por ele, o Espírito Santo inspira a reta maneira de agir, no momento certo.
O dom da Ciência
O dom da Ciência faz que o cristão penetre na realidade deste mundo, sob a luz de Deus. Vê cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador. Leva o homem a compreender, de um lado, o vestígio de Deus que há em cada ser criado e, de outro lado, a insuficiência de cada qual. Ensina, também, a reconhecer melhor o significado do sofrimento e das humilhações. Estes “contravalores”, no plano de Deus, têm o valor de escola, que liberta e purifica o homem.
O dom da Piedade
O dom da Piedade orienta todas as relações que temos com Deus e com o próximo, tornando-as mais profundas e perfeitas.
O dom da Fortaleza
O dom da Fortaleza significa mais paciência, perseverança, tenacidade e magnanimidade. É essa força de Deus que pode transformar os obstáculos em meios. É ela que assegura tranquilidade e paz, mesmo nas horas mais tormentosas.
O dom do Temor de Deus
Este dom consiste na tristeza que o cristão experimenta diante da perspectiva de poder se afastar de Deus. Pelo dom do Temor de Deus, é o Espírito que move o cristão a dizer não à tentação e ao pecado, por amor à Deus. Não é medo de Deus; é medo de perdê-lo.
Colaborou: Solange Ribeiro
Descobrindo o valor e a riqueza do matrimônio
No último mês, exatamente no dia 15 de abril, deu-se início na nossa Paróquia o “Papo de Noivos”. Trata-se do começo de uma preparação remota na caminhada para o sacramento do matrimônio. O intuito é “preparar” os jovens para a responsabilidade da vocação matrimonial. Como diz o Papa Francisco, em sua exortação apostólica: “Convém encontrar os modos – através das famílias missionárias, das próprias famílias dos noivos e de vários recursos pastorais – para oferecer uma preparação remota que faça amadurecer o amor deles com um acompanhamento rico de proximidade e testemunho” (Amoris Laetitia número 208).
A partir da leitura desse documento, nosso querido pároco, Padre Sebastião, começou a sonhar com a possibilidade de implantar em nossa paróquia o pedido do Papa. “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade” (Yoko Ono.) E assim, esse sonho tornou-se realidade através do “Papo”.
A “estréia” contou com seis casais participantes (alguns namorados e alguns noivos). Foi uma tarde emocionante, abençoada, muito alegre e com bastante troca. Não só para os casais participantes, mas também para toda equipe que trabalhou com bastante união, harmonia e com um fervor sem igual para que esse bate-papo informal fosse uma experiência boa para os casais e que deixasse um “gostinho de quero mais” neles. E deixou! Mas não só neles, como em toda nossa equipe, que saiu de lá encantada com a tarde que acabara de passar. O feedback positivo dos casais participantes nos fez enxergar que estamos no caminho certo. Claro que temos o que melhorar, mas só de saber que a sementinha do relacionamento a 3 (Sempre com Deus no meio) foi plantada no coração dos casais, já da sensação de dever cumprido.
Estávamos todos ali com o mesmo objetivo: Em prol da família, para ela e por ela! Promovendo uma tarde diferente, baseada em testemunhos da nossa própria vida matrimonial e espiritual.
Gratidão define a tarde do “Papo de Noivos”!
Gratidão a Deus, a Nossa Senhora, ao Papa pelas palavras no Amoris Laetitia, pela confiança do Padre Sebastião para conosco e toda a equipe, pela ajuda, carinho e disponibilidade da equipe e principalmente pelo SIM de todos os casais participantes.
Colaboraram: China e Camila
Pastoral dos Noivos – Setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar