Loreto em Ação – Maio 2018

 

Corredor Cultural

 

No dia 22 de abril, após a missa das 07h, o Reitor do Santuário de Nossa Senhora de Loreto – Pe. Sebastião – inaugurou o Corredor Cultural. Nele pode ser visto um pouco da história da devoção a Nossa Senhora de Loreto, a história do Santuário, o decreto assinado pelo Papa tornando a igreja em Santuário bem como um pouco da história da freguesia, curiosidades e muito mais.

Esse corredor cultural foi montado pela Comissão do Santuário, juntamente com o Reitor, através das pesquisas histórias e a buscas em diversos documentos e sua materialização só foi possível graças à doação dos totens realizados por famílias fieis ao Santuário e devotos de Nossa Senhora de Loreto. Algumas dessas famílias estiveram presentes na benção dada pelo Pe. Sebastião ao Corredor.

Sua estrutura é fixa e se encontra montada no corredor direito do Santuário, sendo possível sua visitação sempre que estiver ocorrendo alguma atividade no Santuário. Muitos dos que visitaram o corredor na sua inauguração elogiaram a iniciativa e se mostraram surpresos com a quantidade de informações que foram apresentadas nesse primeiro momento.

A história do Santuário continuará sendo trabalhada pela comissão, de forma que sempre serão realizadas atualizações à exposição fixa, somando ao que já se encontra exposto novas descobertas a cerca da devoção a Nossa Senhora de Loreto, curiosidades sobre o nosso Santuário e tudo que envolva a nossa casa e Nossa Senhora de Loreto.

 

A Igreja Celebra o Sacramento da Crisma à nova turma de eleitos

 

Foi com muita alegria que a Igreja N. S. de Loreto celebrou a cerimônia de Crisma de 73 crismandos, jovens e adultos, que receberam o Sacramento da Confirmação, na linda tarde de domingo, do dia 22 de abril. A cerimônia, presidida pelo Bispo Dom Roque Cruz, foi concelebrada pelo Padre Miguel.

Coordenados pelas queridas irmãs de Belém, os crismandos se prepararam, durante um ano, com estudos da catequese. Emocionados, ansiosos e acompanhados de parentes, amigos e padrinhos, os eleitos também confirmaram o Batismo, antes da Crisma.

Juntamente com o Batismo e a Eucaristia, o Sacramento da Confirmação constitui o conjunto dos Sacramentos da iniciação cristã. De acordo com o Catecismo da Igreja Católica (CIC), pelo Sacramento da Confirmação os fiéis são vinculados, mais perfeitamente, à Igreja e enriquecidos de força especial do Espírito Santo. “Estão, mais estritamente, obrigados à fé, que devem difundir e defender tanto por palavras como por obras”.

Desde Pentecostes, quando os apóstolos de Jesus Cristo ficaram todos cheios do Espírito Santo, os apóstolos, para cumprir a vontade de Cristo, passaram a comunicar aos novatos, pela imposição das mãos, o dom do Espírito que leva a graça do Batismo à sua consumação.  E, para melhor significar o dom do Espírito Santo, a Igreja acrescentou ao ritual uma unção com óleo perfumado (Crisma). Esta unção ilustra o nome de “cristão”, que significa “ungido”, e que deriva a sua origem do próprio nome de cristo, Ele que “Deus ungiu com o Espírito Santo” (AT 10,38).

O termo Confirmação sugere, ao mesmo tempo, a ratificação do Batismo e todos os frutos do Espírito Santo. Pela Confirmação, os cristãos, isto é, os que são ungidos, participam mais intensamente da missão de Jesus e da plenitude do Espírito Santo, a fim de que toda a vida deles exale “o bom odor de Cristo”. Por esta unção, o confirmando recebe a marca, “o selo” do Espírito Santo. Este “selo” marca a pertença total à Cristo e a mobilização para seu serviço e testemunho, na comunidade eclesial e nas ocupações temporais.

 

Efeitos do Sacramento da Crisma

Com o Sacramento da Confirmação, o cristão também recebe os sete dons infusos do Espírito Santo: Inteligência, Sabedoria, Conselho, Ciência, Piedade, Fortaleza e Temor de Deus.

 

O dom da Inteligência:

O dom da Inteligência nos ajuda a ler, no íntimo, as verdades reveladas por Deus, e ter a intuição do seu significado profundo. Pelo dom da inteligência, o cristão contempla com mais lucidez, por exemplo, o mistério da SS. Trindade.

 

O dom da Sabedoria

O dom da Sabedoria abrange todos os conhecimentos do cristão, e os coloca, diretamente, sob a luz de Deus, mostrando a grandeza do plano do Criador.

 

O dom do Conselho

O dom do Conselho permite, ao cristão, tomar as decisões oportunas, sem insegurança. Por ele, o Espírito Santo inspira a reta maneira de agir, no momento certo.

 

O dom da Ciência

O dom da Ciência faz que o cristão penetre na realidade deste mundo, sob a luz de Deus. Vê cada criatura como reflexo da sabedoria do Criador. Leva o homem a compreender, de um lado, o vestígio de Deus que há em cada ser criado e, de outro lado, a insuficiência de cada qual. Ensina, também, a reconhecer melhor o significado do sofrimento e das humilhações. Estes “contravalores”, no plano de Deus, têm o valor de escola, que liberta e purifica o homem.

 

O dom da Piedade

O dom da Piedade orienta todas as relações que temos com Deus e com o próximo, tornando-as mais profundas e perfeitas.

 

O dom da Fortaleza

O dom da Fortaleza significa mais paciência, perseverança, tenacidade e magnanimidade. É essa força de Deus que pode transformar os obstáculos em meios. É ela que assegura tranquilidade e paz, mesmo nas horas mais tormentosas.

 

O dom do Temor de Deus

Este dom consiste na tristeza que o cristão experimenta diante da perspectiva de poder se afastar de Deus. Pelo dom do Temor de Deus, é o Espírito que move o cristão a dizer não à tentação e ao pecado, por amor à Deus. Não é medo de Deus; é medo de perdê-lo.

 

Colaborou: Solange Ribeiro

 

Descobrindo o valor e a riqueza do matrimônio

 

No último mês, exatamente no dia 15 de abril, deu-se início na nossa Paróquia o “Papo de Noivos”. Trata-se do começo de uma preparação remota na caminhada para o sacramento do matrimônio. O intuito é “preparar” os jovens para a responsabilidade da vocação matrimonial. Como diz o Papa Francisco, em sua exortação apostólica: “Convém encontrar os modos – através das famílias missionárias, das próprias famílias dos noivos e de vários recursos pastorais – para oferecer uma preparação remota que faça amadurecer o amor deles com um acompanhamento rico de proximidade e testemunho” (Amoris Laetitia número 208).

A partir da leitura desse documento, nosso querido pároco, Padre Sebastião, começou a sonhar com a possibilidade de implantar em nossa paróquia o pedido do Papa. “Um sonho sonhado sozinho é um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade” (Yoko Ono.) E assim, esse sonho tornou-se realidade através do “Papo”.

A “estréia” contou com seis casais participantes (alguns namorados e alguns noivos). Foi uma tarde emocionante, abençoada, muito alegre e com bastante troca. Não só para os casais participantes, mas também para toda equipe que trabalhou com bastante união, harmonia e com um fervor sem igual para que esse bate-papo informal fosse uma experiência boa para os casais e que deixasse um “gostinho de quero mais” neles. E deixou! Mas não só neles, como em toda nossa equipe, que saiu de lá encantada com a tarde que acabara de passar. O feedback positivo dos casais participantes nos fez enxergar que estamos no caminho certo. Claro que temos o que melhorar, mas só de saber que a sementinha do relacionamento a 3 (Sempre com Deus no meio) foi plantada no coração dos casais, já da sensação de dever cumprido.

Estávamos todos ali com o mesmo objetivo: Em prol da família, para ela e por ela! Promovendo uma tarde diferente, baseada em testemunhos da nossa própria vida matrimonial e espiritual.

Gratidão define a tarde do “Papo de Noivos”!

Gratidão a Deus, a Nossa Senhora, ao Papa pelas palavras no Amoris Laetitia, pela confiança do Padre Sebastião para conosco e toda a equipe, pela ajuda, carinho e disponibilidade da equipe e principalmente pelo SIM de todos os casais participantes.

Colaboraram: China e Camila

Pastoral dos Noivos – Setor pré-matrimonial da Pastoral Familiar

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM