Loreto em Ação – Jan2018

 

Escola Mater Ecclesiae

 

                         Em março serão abertas as inscrições para a nova turma da Escola Mater Ecclesiae, destinada à formação de catequistas, professores de religião e para todos que desejam aprofundar seus conhecimentos sobre a doutrina católica. Idealizada há 54 anos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, posteriormente, elaborada pelo Pe Dom Estevão Bittencourt, a Escola Mater Ecclesiae (EME) é um órgão da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que oferece o curso com aulas presenciais em 34 núcleos na cidade e também 24 cursos, por correspondência, para todo o Brasil.

         Na paróquia N.S. de Loreto, a EME, cujo título é uma homenagem à Virgem Maria, Mãe da Igreja, é coordenado pela Irmã Lúcia, da Congregação N. S. de Belém. O curso é composto por 17 módulos como Teologia, Sagrada Escritura, História da Igreja, Psicopedagogia Religiosa, Pastoral Catequética, Liturgia, Cristologia e Mariologia, entre outros. As aulas são ministradas nas salas de Catequese do Loretão, aos sábados, das 13h30 às 18h. O objetivo da EME é propiciar “uma formação doutrinária básica e sólida, que permita ao estudante sentir a beleza e a coerência das verdades católicas”, como explica o site www.materecclesiae.com.br da Arquidiocese.

         O curso, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), tem duração de três anos e meio e conta com um corpo docente composto por padres, diáconos, religiosos e professores leigos, graduados e, vários, com doutorados nas principais faculdades de Teologia, Filosofia e Pedagogia do Rio de Janeiro. Entre os estudantes, encontramos pessoas de diversas formações e idades, unidas pelo desejo de se aprofundar na fé cristã, como a guia de Turismo Kátia Carneiro que se sente, após um ano de curso, mais segura em relação à nossa religião: “Estou muito agradecida pela oportunidade de conhecer melhor o catolicismo”. Já a advogada Daniele Soares se matriculou no EME do núcleo Freguesia, após a formação para a Crisma: “Que curso maravilhoso! Que professores iluminados pelo Espírito Santo!” A nutricionista Márcia Andrade resolveu acabar com a curiosidade e realizou seu desejo de fazer o curso “As matérias são fascinantes! Estou gostando muito”, disse.

         Além do alto nível dos professores e da qualidade do conteúdo doutrinário, a EME conta com o carinho e a doçura das Irmãs de Belém, sempre atenciosas com os alunos. Elas aquecem nosso estado de espírito, semanalmente, com frases-pensamento como esta: “Se formos almas conquistadas por Deus, seremos almas conquistadoras para Deus” (Madre Mª Helena Cavalcante). Mas é em Mateus 5,13 – “Vós sois o sal da terra e luz do mundo”, e em Atos 13,47 – “Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te estabeleci para seres luz das nações e levares a salvação até os confins da Terra”, que vem nossa maior inspiração. Não perca esta chance, faça a sua inscrição.

Colaborou: Solange Ribeiro – EME.

 

 

Coral Nossa Senhora de Loreto

 

                Tradicionalmente o Coral Nossa Senhora de Loreto encerra as suas atividades com apresentações em vários locais, para trazer a alegria, a todos os ouvintes.

                Em 2017 iniciamos o mês de dezembro com uma Cantata, no dia 08, no CATI, um abrigo para pessoas da terceira idade. A Cantata foi precedida de uma Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Sivonaldo. Logo após a apresentação, participamos da Novena da Padroeira e nos apresentamos após o encerramento dela.

                No dia 09/12 o Coral apresentou-se no MAP, com uma coletânea de músicas clássicas e do cancioneiro popular.

                No dia 10/12 a apresentação foi durante a Missa Solene da Padroeira, celebrada pelo nosso Cardeal Arcebispo Dom Orani João Tempesta.

                No dia 15/12 fizemos uma apresentação na Estância São José, outro abrigo para pessoas da terceira idade. Nessa apresentação inovamos ao apresentarmos músicas populares, como Carinhoso, Cidade Maravilhosa, Aquarela do Brasil, e outras, o que fez com que o público todo participasse cantando junto com o Coral, o que trouxe para todos os coralistas muita alegria.

                Finalmente a tradicional Cantata de Natal, realizada no dia 16/12, no Santuário, após a missa das 18h30min.

 

O Coral Nossa Senhora de Loreto deseja a todos os paroquianos um Feliz Ano Novo com muita Paz e realizações.

 

Colaborou: João Adauto Ramos

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM