Loreto em Ação – Fev2018
AÇÃO ENTRE AMIGOS
Em 2016, na festa da Padroeira, tivemos uma atração mais do que especial. Foi o sorteio de um carro, uma moto e uma TV de 50 polegadas, fruto de uma AÇÃO ENTRE AMIGOS, que se iniciou na festa junina do mesmo ano, e que por seis meses, sob a liderança de um grupo de voluntários, vendeu uma rifa, com o objetivo principal de estimular o exercício da partilha, e arrecadar fundos para algumas obras de reparo e manutenção do Santuário. Todos devem se lembrar, mas com certeza, algumas pessoas não se recordam quanto foi arrecadado, nem como foi empregados esses recursos.
Com o objetivo de trazer de volta esse tema e apresentar à comunidade as novas ações que devem ser implementadas, viemos conversar com o mesmo grupo que liderou os trabalhos na ocasião citada acima e, hoje oficialmente constituído, sob a orientação do nosso pároco, batizado POR GRUPO DA AÇÃO ENTRE AMIGOS. A escolha do nome se deu por bem retratar o objetivo, um grupo de amigos paroquianos com o propósito de realizar ações para melhorar nossa vida na comunidade, trazendo benefício para o bem de todos.
Vamos conhecer esse novo projeto e desde já, pedir a Deus que abençoe a iniciativa.
1- Com o resultado financeiro da Ação entre Amigos realizada em 2016, o que foi realizado em benfeitorias para a nossa paróquia?
Além do nosso objetivo maior que era a pintura externa do Santuário, atendendo as exigências do INEPAC, fizemos os reparos no telhado e a troca do forro do corredor direito no interior da igreja (acabado pelos cupins).
Com a sobra de recursos investiríamos em um sistema de ventilação para o Loretão, porém os custos eram muito elevados e não conseguiríamos com a verba que sobrou. Resolvemos então fazer investimentos diretos que beneficiasse a comunidade e que tinha maior prioridade para executamos. Fizemos assim a descupinização do Santuário, Cepar, Salão Zaccaria, salas da catequese e Loretão. Fizemos a nova sincronização do som do Santuário, com 8 caixas de som e amplificador.
Essas foram as melhorias que conseguimos realizar com os recursos da Ação entre Amigos de 2016 e agradecemos a comunidade, pois sem o envolvimento de todos, estas melhorias para nossa Paróquia não seriam possíveis. E o melhor, nós gostamos de pensar que quando ajudamos estamos arrumando a nossa própria Casa, pois a Paróquia é NOSSA CASA.
2- O que a Paróquia vem adquirindo com recursos levantados com o dízimo e outras contribuições, em especial com a arrecadação dos movimentos existentes na paróquia?
Sabemos que O Dízimo é o resultado da Partilha, um gesto concreto de amor e reconhecimento ao Pai de que tudo que temos vem do seu Amor. É a conscientização que vem do coração, de que devo devolver um pouco que tenho para ajuda na continuidade da Evangelização. A Cestinha é o reconhecimento de que precisamos contribuir para manutenção e melhoria de toda a Paróquia. Com essas duas receitas, constituímos o caixa da paróquia, que deve arcar com o pagamento de todas as despesas fixas. Outras contribuições ou arrecadações vindas das festas, da entrega da sobra dos encontros realizados no decorrer do ano, doações etc. ajudam a reforçar o caixa.
Abaixo, relacionamos algumas das muitas despesas, pagas no ano de 2017, através da generosa contribuição de todos:
Custo fixo mensal – Principais despesas:
» Folha de pagamento dos funcionários e encargos sociais;
» Luz, água, telefone e impostos;
» Alimentação;
» Despesas de evangelização;
» Contratos de prestação de serviços;
» Outras.
Moveis e utensílios:
» No-break;
» Computadores, processadores;
» DRV e câmeras de segurança;
» Cortador de gramas, ferramentas;
» Automatização dos portões de carros e de pessoas;
» Outros.
Despesas de Manutenção
» Substituição dos tapetes para cerimônias de casamentos e capachos para o Santuário e Loretão;
» Foram trocadas todas as lâmpadas do Santuário, do CEPAR, da administração e secretaria, salão Zaccaria, sala catequese, totalizando 998 lâmpadas de LED. No Loretão foram trocadas as luminárias;
» Jardinagem do CEPAR e Paróquia;
» Conserto de portas do Santuário, pintura do teto após troca das madeiras, confecção do painel de madeira para o CEPAR;
» Limpeza da caixa d’água do CEPAR, Loretão, Salão Zaccaria e Secretária;
» Conserto do telhado do Loretão e CEPAR com troca das calhas;
» Estofamento de 100 cadeiras do salão Sagrado Coração de Jesus, sofá e cadeiras da sacristia;
» Manutenção geral da sustentação da eletricidade de alta tensão;
» Manutenção de todos os extintores de incêndio;
» Conserto e confecção de portas, janelas e corrimão do CEPAR.
» Manutenção de pinturas no Cepar, Zaccaria;
» Outras
3 – Como o grupo vai se organizar? Quantos são e como vai atuar?
Após o sucesso da Ação entre Amigos, quando a comunidade entendeu o exercício da partilha, resolvemos aumentar a equipe, somando a primeira que contava com Pe. Sebastião, Odete, Badá, Bira, Amaral e Sérgio, os novos: Roberto, Carlão e Claudio. A princípio vamos atuar de duas formas: Uma que será a Ação entre Amigos com a missão de arrecadar os recursos, pensando e promovendo formas para tal. O primeiro objetivo será lançado no dia 10 de março.
A outra será apoiar a administração nas melhorias das instalações gerais e no emprego dos recursos, onde entendemos que melhorar recursos, começa em administrar gastos. Assim o grupo estará em sintonia também com o Copeal, que é responsável em aconselhar o pároco nas questões administrativas e financeiras da paróquia.
Enfim, temos um real sentimento de gratidão a Deus por nos permitir partilhar e ver realizado melhorias que nos ajudarão na continuidade da Evangelização. Basta ver quantos Jovens existem na Igreja e que com pequenos gestos de hoje, estarão amanha dando continuidade a essa Ação. Precisamos nos manter firmes, unidos e com muita Fé. JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!