Loreto em Ação – Fev 2019

 

Catequese

Proclamação da Palavra

 

Em sua origem, o termo “catequese” diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer”, “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim, ela tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. A catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja, que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.

 

Doutrina Cristã

Segundo o documento de Puebla e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

O Papa João Paulo II disse: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã” (CT). Segundo o Novo Catecismo da Igreja Católica (1992), “no centro da catequese encontramos essencialmente uma Pessoa, a de Jesus Cristo de Nazaré, Filho único do Pai (…)”.

“A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo: só Ele pode conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. Todo catequista deveria poder aplicar a si mesmo a misteriosa Palavra de Jesus: ‘Minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou’ (Jo 7,16)” (NCIC, 426-427).

 

– Em nossa Paróquia, a catequese está organizada da seguinte forma:

  • Catequese Infantil: Crianças a partir de 5 anos.
  • Catequese para os primeiros Sacramentos: Batismo (crianças a partir de sete anos) e a Primeira Eucaristia (crianças a partir da 2ª série escolar e adolescentes).
  • Catequese Especial: atende os portadores de deficiência ou necessidades especiais.
  • Perseverança: Após a Primeira Eucaristia até a entrada em uma Pastoral Juvenil.
  • Coordenação : Irmã Cristina
  • Email: catequese@loreto.org.br
  • Inscrições para catequese infantil 2019: dias 03, 10, 17 e 24/02/19 no Pátio do Loretão, das 9:00h às 12:00h. Levar o comprovante de batismo. (Caso não seja batizada, a criança fará o batismo no decorrer da catequese).
  • Missa de abertura da catequese: 17/02/19
  • Início dos encontros da catequese: 17/02 para quem escolheu domingo, 21/02 para quem escolheu quinta-feira e 23/02 para quem escolheu sábado.

 

Pastoral da Sobriedade
 

É preciso ADMITIR, que um dos primeiros encontros do ano, realizado pela Pastoral da Sobriedade todas às segundas-feiras, com os acolhidos do Lar de Betânia, foi embalado pelas mãos do criador. A Pastoral, tem como eixo central 12 passos – admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar a fé, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar -, que assim como em outros grupos de tratamento para a dependência química, dão direcionamento ao programa.

Na preparação para o décimo segundo passo, foi proposto, como de costume, que os participantes se reunissem em grupos e produzissem um trabalho manifestando as emoções despertadas ao longo do processo, como uma partilha, para que pudessem refletir, trocar e apresentar experiências sobre os passos vivenciados. Sentimentos esses, que deveriam ser expressados de alguma forma, através da escrita, desenho, confecção de cartaz, teatro, poesia e etc. Da maneira que desejassem e conseguissem apresentar.

Eis que, para surpresa de todos os presentes, muitas vozes reverberaram em coro, e por detrás daquelas carcaças, aparentemente endurecidas, podia-se ouvir um pio suave e forte, como o de passarinhos cantando! A poesia deu o tom da noite, mais uma vez reafirmando todo o seu poder de humanização e capacidade de resgate através das emoções. Um dos acolhidos, compôs um poema belíssimo mencionando toda a sua experiência com cada um dos 12 passos vividos ao longo do seu caminho, citando, inclusive, “os 14 anos da sua vida em que viveu distante da Eucaristia, esquecendo que ela existia”, emocionando a todos.

“Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos”. 

Através da espiritualidade, da arte, da empatia e do amor, como conta-gotas, aos pouquinhos, eles vão lapidando joias raras. E de repente, em terreno árido, nasce a bela flor, eis a vida! É tempo de FESTEJAR!

 

Colaborou: Luna Magalhãess

 

Fazem parte da Pastoral da Sobriedade: Mara Amaral, Jorge Amaral, Luciana Maia e Carminha dos Santos.

 

 

Conversando com meu eu

Descobri que não sou mais eu

ADMITIR pra mim mesmo, levou bastante tempo

Onde os anos se passaram como o vento

 

Diante desse mundo gigante

Me encontrei perdido

Vagei por quase uma vida inteira

Procurando o meu destino

 

Admitir para mim mesmo

Foi meu maior desafio

Pois quando me deparei

Estava na rua sozinho e com frio

 

Depois de admitir, aprendi a CONFIAR

Que Jesus morreu na cruz por me amar

ENTREGUEI a minha vida a ele

Com a certeza de me transformar

 

Arrependido de tudo o que fiz

Encontrei a esperança

E descobri que meus problemas

Começaram ainda quando criança

 

Tenho que me esvaziar de tudo que está acumulado

Jogar para fora toda vida de droga e pecado

Cada dia me vejo mais leve e confiante

RENASCER diariamente é uma luta constante

 

ORANDO E VIGIANDO minha vida vou levando

Mas na certeza de que aos poucos estou me levantando

Aprendo todo dia o exemplo de Maria

SERVIR com gratidão, faz melhor o meu dia

 

Na intimidade com Deus

Eu CELEBRO na eucaristia

Pois durante 14 anos da minha vida

Esqueci que ela existia

 

 

 

 

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM