Loreto em Ação – Dez2018

 

A Fé que alimenta! – Café do Bem

 

No último domingo, o grupo do Café do Bem completou três anos de atividade e esteve presente na missa da noite, recebendo as bênçãos de Nossa Senhora de Loreto e as orações de nossa comunidade.

Nesses últimos três anos durante todas as manhãs de domingo no centro do bairro de Madureira, este grupo de Voluntários do Bem acalenta as almas dos moradores de rua distribuindo um café da manhã preparado com muito amor e carinho. No início era só o Fábio Santos (idealizador do projeto) e sua família, hoje graças à participação de diversos membros do Fé e Dons, são mais de 30 voluntários indo para as ruas e revezando-se a cada domingo conforme escala prévia, assim como outros 40 voluntários indiretos que trabalham nos bastidores dessa emoção.

O Café do Bem tem como objetivo acalentar a alma do irmão carente, através de sua fome física e espiritual.

Além do café, o grupo também faz campanhas no decorrer do ano, como ajuda a ação social do Projeto Banho Social da Paróquia Nossa Senhora Fátima, no bairro da Taquara, com distribuição de café, corte de cabelo e arrecadação de biscoito e meias para a Fundação Beneficente Jesus de Nazaré, que em troca nos fornece cobertores para distribuição no café da manhã. Além disso, às caixas de leite longa vida não são descartadas sendo reutilizadas para distribuição de sopas preparadas e distribuídas pela família do Professor de Educação Física Fabiano, também na Taquara.

Acredite: ganhamos mais do que doamos!

A Paz de Cristo!

Texto: Kátia Maria / Fé e Dons e voluntária do Café do Bem
Fotos: Paulo Renato / PASCOM

 

 

Crisma     

 


 

               O Batismo, a Eucaristia e o Crisma são os três sacramentos da iniciação cristã da Igreja Católica. No último domingo, dia 25 de novembro, setenta e cinco crismados receberam a Confirmação do Batismo (Crisma). O Crisma é o sacramento que completa o batismo e pelo qual os crismados recebem o dom o Espírito Santo. “Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.” O sacramento é denominado Crisma devido ao rito essencial da unção e também se chama de Confirmação por reforçar o batismo. “Na manhã da Quinta-Feira Santa, o bispo consagra o óleo para ser utilizado no batismo, na confirmação, na ordenação dos sacerdotes e dos bispos e na consagração dos altares e dos sinos. O óleo representa a alegria, a força e a saúde. Quem é ungido com o Crisma deve difundir o bom perfume de Cristo.” O YOUCAT – Catecismo Jovem da Igreja Católica – declara que o sacramento do Crisma retrata um acordo entre Deus e o crismado. O confirmado afirma: “Sim, eu creio em Ti, meu Deus! Dá-me o Teu Espírito para que eu te pertença totalmente, nunca me separe de Ti e te testemunhe com o corpo e com a alma, durante toda a minha vida, em obras e palavras, em bons e maus dias!”. E Deus enuncia: “Sim, Eu também creio em ti, Meu filho, e te darei o Meu Espírito e até a mim mesmo, pertencer-te-ei totalmente, nunca me separarei de ti, nesta e na vida eterna, estarei no teu corpo e na tua alma, nas tuas obras e nas tuas palavras mesmo que me esqueças, estarei sempre aqui, em bons e maus dias”. Cabe ainda lembrar que qualquer pessoa cristã católica, que tenha recebido o sacramento do batismo, pode receber a Confirmação através do Crisma. Portanto, por meio desse belo sacramento, o crismando recebe o dom do Espírito Santo para testemunhar o amor de Cristo e prestar o serviço de anunciar a Palavra. Assim sendo, a partir do recebimento do Crisma, servir é o verbo que deve orientar o crismado, sem perder a fé e a perseverança nos planos de Deus.

À título de informação, as inscrições iniciam em Janeiro e os encontros começam em Março, para as turmas do primeiro semestre do Crisma.

Texto: Bianca Interlandi / EJC e PASCOM

Fotos: Thalles Barbosa / EJC e PASCOM

 

 

Grupo de Oração Nossa Senhora de Loreto
 

No mês de novembro celebramos os 43 anos do grupo de oração Nossa Senhora de Loreto onde fomos alcançados pelo Amor e Misericórdia de Deus.

Demos inicio com a Missa no dia 05/11 presidida pelo nosso pároco, padre Sebastião, onde louvamos e adoramos Jesus na Eucaristia, relembramos e rezamos pelos Pioneiros desse grupo.

No dia 12/11 tivemos a visita do pregador André da Com. Maranatá dando um lindo testemunho da experiência do Amor de Deus e o resgate em sua vida.

No dia 19/11 foi a vez do Ministério Jovem do Vic. de Jacarepaguá ministrando para todos uma noite de conversão e uma vida de Santidade, renunciando o Pecado.

E para finalizar no dia 26/11 fechamos o mês com a nossa confraternização com uma grande festa realizada no salão Zaccaria com bolo, guaraná, salgados, docinhos, brincadeira e muita alegria e louvor que é a nossa identidade Carismática de servir ao Senhor Jesus com a participação de todo o povo que frequenta o grupo.

Nunca cansaremos de agradecer à Deus e ao nosso Pastor, Padre Sebastião, que com muito carinho acolhe essa obra de Deus na paróquia.

Nosso grupo de Oração acontece todas as segundas à partir das 20:30 no santuário logo após a Missa da comunidade. Você também é nosso convidado a ter uma experiência desse rio de Graça que Deus nos dá a cada semana.

Fotos e texto: Grupo de Oração Nossa Senhora de Loreto

 

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais