Loreto em Ação – Abril 2019

 

Comunicar é servir a Deus

 


     A Oficina de texto realizada no dia 23 de fevereiro no Cepar, contou com duas palestrantes incríveis, Nice Affonso da comunicação do Cristo Redentor e Alice Soares, que atualmente trabalha em uma empresa esportiva na área de organização de eventos de corrida. As duas trabalharam juntas no Cristo Redentor.

               A oficina superou as expectativas, pois foi muito mais do que texto. Isso se deu pelo fato das palestrantes levarem os participantes a pensar em como podemos fazer nossa comunicação mais humana, com o uso todas as ferramentas que possuímos, seja ela escrita, falada, ouvida, seja online ou offline, todos nós devemos usar nossa capacidade de comunicar para servir a Deus.

               As palestrantes foram ótimas, conseguiram prender a atenção de todos do início ao fim e passou muito rápido. Para fazer jus a oficina colocamos o que foi ensinado em prática realizando dois exercícios, o primeiro seria montar um texto para divulgar uma ação social/evento de uma paróquia e o outro tivemos que falar propostas do uso de cada rede social de acordo com os eventos da JMJ 2013.

               Também foi enriquecedor ouvir as experiências profissionais das palestrantes e ver que viver a comunicação é muito mais que escrever ou falar, é você ser humano, cuidar e ouvir o outro.

Colaborou: Beatriz Santos, jornalista – Pascom e Liturgia.

 

Encontros de Gestantes

Os Encontros de Gestantes são promovidos pela Pastoral Familiar mensalmente em nossa paróquia, desde setembro de 2018. A cada mês um profissional é convidado para abordar temas de interesse dos futuros papais e mamães, além de participarem de uma reflexão à luz da palavra de Deus sobre a paternidade e maternidade. Até o momento, os temas foram abordados por: Enfermeira Obstétrica, Fisioterapeuta, Psicóloga, Doula, Pastoral do Batismo, Pediatra e Nutricionista.

               O tema do mês de abril será a utilização do Método de Ovulação Billings após a gestação, com a Biomédica Larissa Paixão, no dia 07/04. As inscrições estão sempre abertas para novas mamães e papais que desejarem ampliar seus conhecimentos e fazer parte da rede de apoio que é desenvolvida ao longo dos encontros. Os interessados em participar devem enviar e-mail para pastoralfamiliar@loreto.org.br.

               Gostaríamos de partilhar alguns depoimentos dos papais que participam dos Encontros de Gestantes: 

 

 1) Depoimento Marilak e Leandro: 

               “Nosso primeiro casamento foi em setembro de 2016, através de uma celebração evangélica, pois a Marilak é membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia”. Um ano depois nos casamos novamente, desta vez no Santuário Nossa Senhora de Loreto, com a benção do Padre Sebastião, iniciando, assim, nosso relacionamento espiritual ecumênico, que vem a ser consolidado com a gestação do nosso filho, bem como o apoio, carinho e ensinamentos recebidos durante os encontros do Curso de Gestantes. Aulas com profissionais qualificados, várias dicas do dia a dia gestacional, primeiros passos pós-parto e muitas lições reais daqueles que já são pais há tempos e que puderam passar um pouco de conhecimento para nós, papais de primeira viagem. No entanto, a lição mais importante que aprendemos foi que nós podemos ser uma família unida pela fé em Jesus Cristo, independente da discrepância religiosa. Durante as aulas do curso, vivenciamos momentos de fé, união fraternal e amor em abundância, que nos proporcionaram crescimento espiritual. Realmente podemos dizer que os membros da Pastoral Familiar do Loreto, sem exceção, são exemplos de amor ao próximo e exímios seguidores dos ensinamentos do Nosso Senhor. Se nós tivéssemos que resumir isso tudo em uma palavra, certamente seria Iluminação.

               Obrigado a todos e que Deus abençoe vossos corações, para que nunca desanimem e que prossigam com firmeza e perseverança os Encontros do Curso de Gestante. ”

Com amor e carinho: Marilak Marinho, Leandro Oviedo e Nicolas Marinho Oviedo.

 

2) Depoimento Fabiana e Cleber: 

“Agradecemos pelo curso maravilhoso, por todo acolhimento, lanche gostoso, lembrancinhas lindas, pelo carinho e pelos detalhes. Vocês são instrumentos de Deus. Obrigada por existirem e se doarem nesse santo trabalho. ” 

 

3) Depoimento Cristiane e Peterson:

“O encontro de hoje foi maravilhoso!!! Mais uma vez obrigada a todos por nos presentear com um momento tão rico e único! Que Deus abençoe grandiosamente a vida de cada um de vocês da equipe que dedicam o tempo e tanto carinho por nós!” 

 

Colaboração: Jaqueline e Klinger –  Pastoral Familiar 

 

 

O Terço dos Homens do Loreto na XI Romaria Nacional a Aparecida do Norte

Convidado pelo Terço dos Homens da nossa Paróquia, o colaborador da Pascom – Paulo Renato – acompanhou o grupo na caravana rumo a XI Romaria Nacional que ocorreu em 15 e 16 de fevereiro.

 

MISSA DAS 7:30h RECEBEU APROXIMADAMENTE 80 MIL HOMENS

Nem a leve chuva antes do início da celebração de sábado 16 de fevereiro, nem o tempinho nublado que persistiu durante a Santa Missa, foi capaz de afastar os 78 mil homens presentes na maior Romaria que o Santuário Nacional de Aparecida recebe durante o ano, pelo contrário, o número supera a expectativa de 50 mil participantes, estimada para esta edição.

O Terço dos homens cresce no Brasil de maneira esplendorosa, quase sem ninguém por a mão, grupos vão fundando outros grupos, um homem vai chamando o outro e vai se alastrando pelo Brasil inteiro.

Presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, para uma multidão de pessoas em frente a Tribuna Papa Bento XVI, o Terço dos Homens se mostra mais forte ano a ano.

O Arcebispo, durante a homilia, agradeceu a presença dos grupos de terço dos homens nos mais diversos lugares, como periferias, hospitais, cadeias. “Lá estão vocês sempre com a força do terço, curando feridas. Vamos ser o Evangelho!”.

Após essas 11 edições de romaria masculina, o hábito de rezar o terço se firma não mais como algo comum entre as mulheres, mas uma grande força para toda a família e para as diversas comunidades espalhadas por todo o país. Para Dom Gil Antônio Moreira o número de homens em atividade pode chegar a 1 milhão e meio em todo o Brasil.

Como de costume, o amor que os grupos carregam pela romaria não deixa de ser manifestado novamente em faixas, camisetas, cartazes, chapéus, bonés e até mesmo algumas cruzes e terços confeccionados em tamanho gigante, mostrando que rezar o terço é instrumento catequético que reaviva a fé e fortalece a comunhão com Deus, um grande milagre do Senhor, que segundo o bispo referencial, já ultrapassa fronteiras. Algo constatado em viagens recentes feitas por Dom Gil, ao Haiti, Moçambique e Panamá. “Vi que o Brasil fez ultrapassar fronteiras no ato de rezar o terço dos homens”, acrescentou.

BREVE RELATO DE DOIS IRMÃOS QUE ESTIVERAM A 1ª VEZ EM APARECIDA

Meu nome é João Fernando Carvalho dos Santos, tenho 16 anos e sou católico a 2 anos e meio, porém nunca fui um homem de muita fé, nem muito chegado a religião. Eu fiz o 71º EAC “só por fazer” e estou no círculo dos “Valentes”. Mas isso mudou recentemente até eu receber um convite de um amigo meu para ir viajar juntamente com as pessoas do movimento “Terço dos Homens” do Loreto para o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida em São Paulo. Eu aceitei ir, e, sem dúvidas nenhuma, foi a melhor escolha da minha vida. Chegamos em Aparecida por volta de 5:15h, de início eu fiquei muito surpreso com o tamanho da igreja, com a quantidade de pessoas, toda a infraestrutura do local. Eu, meu amigo Daniel – coordenador do Fé e Dons – e o Paulo Renato – da Pascom – (que cobriu a Romaria do Terço dos Homens do Loreto) decidimos caminhar um pouco e conhecer melhor todo o Santuário. Conhecemos muitas coisas e visitamos muitos lugares. Até aí tudo normal, até que a gente decidiu visitar a imagem, onde lembro que tinha muita gente, eu estava cheio de sono e não aguentava mais ficar em pé, mas conforme a fila foi andando eu comecei a sentir uma coisa diferente, não sei explicar, de repente eu não sentia mas o cansaço e nem mais sono. Quando enfim consegui ver a imagem, eu nunca me senti tão feliz e tão bem assim como naquele momento. Depois que saímos da presença dela, eu me senti mais leve e revigorado na fé. Continuamos novamente nossa exploração e só paramos de novo quando chegou a hora da Santa Missa.

Foi lindo, fiquei muito impressionado com a quantidade de pessoas que tinham naquele lugar, eram mais de 80 mil pessoas! Quando acabou a missa, voltamos a caminhar, navegamos sobre o rio que a imagem de Nossa Senhora de Aparecida foi encontrada e ali eu aprendi mais sobre estória desse milagre.

Fizemos o Caminho do Rosário “ao contrário” (rsrsrs) e visitamos algumas capelas.

Eu realmente não acreditava muito em Nossa Senhora, eu não era um homem de fé. Mas essa viagem me transformou, mudou quem eu sou. A viagem foi cansativa, mas valeu muito a pena.

Hoje em dia eu sou um homem de fé, rezo toda hora e agradeço sempre a Deus e a Nossa Senhora por ter me dado essa oportunidade de visitar esse lugar maravilhoso.

Meu nome Eliezer Barbosa Ferreira (Bebeto), tenho 26 anos, hoje o meu depoimento é sobre a minha primeira vez visitar a cidade e Nossa Senhora de Aparecida. A sensação foi muito boa, eu adorei conhecer e ver muitas coisas bonitas, um ambiente e um ar maravilhoso, de graça e paz.

Como foi a primeira vez, senti uma forte emoção, com a alma renovada e de muita alegria.

Quando tiver uma nova oportunidade não pensarei 2 vezes e, com certeza, irei novamente. Como somente conhecia um dos coordenadores, o Eginaldo, fiquei e me senti mais feliz ainda, pois eu e minha esposa fomos muito bem acolhidos por todos. Muito tocante aquelas orações dentro do ônibus que nos inspirou mais ainda.

Agradeço ao meu amigo Eginaldo por ter me convidado a participar desta Romaria e para rezarmos nos dias do Terço dos Homens.

 

CAMINHO DO ROSÁRIO INAUGURADO EM OUTUBRO ÚLTIMO

Resgatando a importância do Porto Itaguaçu e aliando oração, arte e natureza, o Santuário Nacional oferece aos romeiros e moradores da cidade de Aparecida e municípios vizinhos o Caminho do Rosário.

Localizado próximo ao Hotel Rainha do Brasil, o Caminho do Rosário une a Cidade do Romeiro ao Porto Itaguaçu, local do encontro da Imagem de Aparecida, em 1717. O espaço foi concretizado com o importante comprometimento de todos que participam da Família Campanha dos Devotos e tem o objetivo de ser um local acolhedor para oração e lazer em família.

Fontes: Santuário Nacional Aparecida – A12

 

Colaborou na organização da matéria e fotos:

Paulo Renato

Pascom – Movimentos ECC e Fé e Dons

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM