Loretando – Turma da Berê

Como já mencionei varias vezes , fiz parte do grupo A Comunijovem, que era o maior grupo de jovens do Loreto, mesmo sendo o único. Tínhamos reuniões aos sábados a noite e a missa no domingo 18h. Era comum ao final das reuniões e das missas ficarmos de bobeira pela paróquia tocando violão e batendo papo até que o irmão Mario viesse nos colocar pra fora e fechar os portões, dali íamos dispersando aos poucos e cada um ia para suas casas. Passado um tempo, o grupo cresceu e surgiu a vontade de ficarmos mais tempo juntos, alguns já namoravam, outros tinham ensaios musicais ou teatrais e a maioria queria mesmo era continuar com o papo. Foi aí que surgiu a D. Berenice, esposa do Hamilton, mãe da Marise e Alexandre – mais conhecida como Berê. Nossos caminhos se uniam numa única direção; a casa da Berê e daí surgiu a Turma da Berê, um grupo extremamente familiar que passou a realizar todas as atividade na casa dela. O grupo jovem que agora já não era tão jovem encontrara seu porto seguro, local de paz e hamonia e nossos pais sabiam que ali tudo acontecia dentro da ordem, então ficavam tranquilos.

Muitos noivados, despedidas de solteiro, casamentos, batizados, e etc, foram realizados sob as bênçãos dessa família. Berê não deixava escapar um só momento para evangelizar, em todos os eventos havia a sua oração e nada acontecia se não começasse com um “Pai Nosso”e sua devoção a Nossa Senhora também era motivo de reflexão. Estar na casa da Berê era desfrutar de momentos maravilhosos. Essa família recebeu a todos por longos anos, desde 1973, meus filhos, sobrinhos, cunhados, irmãos, primos por vocação e tantos outros amigos eram sempre bem vindos.

O tempo, que é implacável, já não nos permite estar tanto tempo juntos, mas as melhores lembranças continuam ligadas aquela casa, aquela família. Hoje a Berê, com idade avançada, já não suportaria tanta gente entrando e saindo, mas seu jeito de nos educar e educar nossos filhos ficou marcado em cada jovem que ali conviveu. A Berê e sua casa foram peças importantíssimas na construção de lares católicos, famílias sadias que até hoje guardam lembranças inesquecíveis.

Esse artigo não é uma homenagem exclusiva para a Berê, mas para todas aquelas famílias que receberam e recebem jovens em suas casas como se fosse seus filhos, uma forma doce e segura de mantê-los juntos e “vigiados”. Aqui na paróquia inúmeros são os tios que abriram as portas de suas casas para receber os amigos de seus filhos, uma forma abrangente de acolhimento. É a igreja saindo dos seus corredores e indo para as casas. As amizades criadas ali são fecundas e duradouras, hoje uns viraram padrinhos de casamento e dos filhos que vieram, são primos postiços, tios de coração, irmãos por amor. Essas casas são uma JMJ constante, nelas esses jovens se sentem a vontade e formam seu caráter na religião com fortes ligações familiares, independente de laços de sangue, pois são muito mais que isso, são unidos por amor, são unidos em nome do Cristo Familia.

De uma forma ou de outra nossos destinos foram traçados no ventre dessas residências, sob o aconchego de tios postiços ao sabor de um carinho imensurável e que criaram raízes profundas. Essa é com certeza, a sagrada família de Cristo. Obrigado a cada “Berê” que recebeu e recebe nossos jovens.

P.S. Somos todos peregrinos nessa vida.

P.S. do P.S. Obrigado também a tia Malvina, mãe de Barbara e Lenora que me recebeu em sua casa como se fosse um filho por muito tempo.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM