Loretando – Depois da JMJ

Paulo Sobrinho e Solange

DEPOIS DA JMJ

Bem amigos do Loreto, falamos agora exatamente depois da JMJ e ainda estou buscando palavras. Não sei se agradeço a Deus em polonês, inglês ou português, afinal, eu não sabia, mas falo as três línguas; mal, mas falo. No último artigo eu não aguentava de ansiedade, agora não me aguento de saudades, minhas crianças polonesas foram embora e deixaram minha casa muito vazia. Que delícia foi passar esses dias conhecendo pessoas, novas atividades e principalmente, vivendo a emoção indescritível de conhecer o papa, de falar com o papa, de se emocionar com o papa.

No início ficamos apreensivos, pois nossos peregrinos não chegavam, todo mundo estava recebendo os seus e os nossos nada, até que na madrugada de terça feira o telefone toca e alguém avisa que era para ir à paróquia que eles haviam chegado. Corremos afoitos como uma criança que vai pegar seu brinquedo. Tava um frio de lascar nesta madrugada e os poloneses nem aí, fomos aos voluntários e eles nos apresentaram nossos peregrinos, apenas duas, Magda, 19 anos, magrinha com sardas no rosto e os olhinhos cobertos de expressão e curiosidade e Agnes, 17 anos, parecia uma boneca de porcelana, um sorriso tímido e muita tranquilidade. Cara, nem eu sabia que ainda falava inglês e assim fomos tati-bi-tati apresentando as novidades. Foi uma noite longa, elas mortas de cansadas, vinham de Curitiba e a palavra que aprenderam rapidamente foi; “cansada”. Mas não resistiram em fazer uma boquinha. Apresentamos o pão de queijo, ou melhor, o “bread and cheese” e outra coisa que as deixaram fascinadas; um copão de chocolate com leite. No outro dia ao acordar, Magda foi direto ao pote fazer o dela. Não posso deixar de lembrar que a salvação da pátria foi manter o lap top ligado no tradutor, era uma conversa meio estranha, mas deu certo.

No meio desta confusão o papa chegou e mesmo com a prefeitura tentando fazer tudo dar errado, ele chegou literalmente nos braços do povo e ficou fácil apaixonar-se. Francisco realmente nos “ganhou” com sua humildade e devoção a Deus, como ele disse; se é para ter medo do povo não devo estar aqui. Definitivamente a escolha de um papa é uma ação do Espírito Santo e assim o foi com a escolha de Francisco. E numa semana iluminada Deus enviou-nos uma super chuva abençoada e com isso impediu a realização da vigília no Campos Fidei em Guaratiba, e assim fez escorrer a maquiagem, devolvendo ao local o seu estado natural, o pântano. Só pra lembrar, aquela região onde seria a caminhada dos peregrinos está em guerra, os tiroteios são constantes e, dizem as investigações, haveria ações dos traficantes nesses dias colocando em risco a segurança dos peregrinos e neste momento entrou em ação mais uma vez a sabedoria de Deus transferindo o evento para Copacabana e não poderia ter sido melhor.

Todo o evento acontecendo em Copacabana, mais de três milhões de pessoas e nenhuma ocorrência grave, mesmo com estrutura precária: “o prefeito disse que não sabia que viriam tantas pessoas e que o papa era campeão de engarrafamentos”, poucos reclamaram, todos estavam em Cristo naquele lugar. Era um mar de gente, era um mar de emoções. O papa passava e era aquela loucura, corre-corre e gente jogando de tudo para ele e ele nem aí, feliz da vida se emocionava a cada gesto de carinho. É verdadeiramente um ser ungido por Deus, suas palavras ecoam nos corações das pessoas até hoje, seus gestos continuam sendo exemplo para muita gente. Eu vi o papa enorme no telão, eu dancei o maior flash mob do planeta, eu vi a felicidade estampada no rosto de cada pessoa, eu ouvi o “Pai Nosso” ser rezado em várias línguas, eu vi Senhor, eu vivi para ver. Obrigado meu Deus por toda essa felicidade. Obrigado, somente obrigado Meu Deus.

P.S. Muito lindo o representante de Betânia falando ao Papa.

P.S. do P.S. Mais bonito ainda o encontro de agradecimento do Papa aos voluntários no Rio Centro.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM