Loretando – Você sabia que o maior vírus da internet é a curiosidade?
Depois de muito tempo trabalhando com instalação de internet, percebi que a maioria dos vírus que existem na internet não invadem os computadores furtivamente, eles entram pela porta da frente e é o usuário que permite.
Durante este tempo de trabalho pude reparar que a curiosidade fazia com que toda a segurança dos antivírus caísse por terra, pois, mesmo sabendo que não se deve abrir emails e executar arquivos de desconhecidos, as pessoas não resistem à curiosidade e abrem. Mesmo sabendo que a pessoa não tem conta naquele banco que passou um email pedindo atualização de dados, ela abre e executa o arquivo que pede para atualizar dados. Mesmo não tendo problemas na justiça, ela abre o arquivo para saber por que e onde ela está sendo processada. Mesmo sabendo que nunca participou de nenhum programa de TV, ela abre o arquivo que diz que ela ganhou um grande premio num programa de TV. Mesmo sabendo que ele não passou nenhum final de semana com uma gata maravilhosa, ele abre o arquivo que diz ter aquelas fotos sensacionais do final de semana, para ver como foi.
Em todas essas situações a intenção de quem envia essas mensagens é a mesma: abrir as portas do seu computador. Antigamente havia apenas a intenção de destruir seus arquivos e causar confusão, mas hoje se tornou uma atividade lucrativa. Esses arquivos, quando executados, instalam programas em seu computador que passam a monitora-lo, transmitindo logins e senhas para hakers e assim eles conseguem acessar contas bancárias, entre outras, e causar muitos prejuízos.
Não há antivírus que proteja contra essa invasão, pois foi você que permitiu o acesso, é o usuário que dá condição para que isso aconteça então preste muita atenção e atente para esses detalhes:
- Atualize sempre seu antivírus.
- Na dúvida mande scanear o arquivo recebido.
- Nunca abra arquivos de desconhecidos.
- Nunca abra arquivos de assuntos duvidosos.
- Não permita que a sua curiosidade domine seus acessos, seja criterioso.
- Se não conhece o remetente não abra o arquivo e delete a mensagem, pois se for mesmo importante à pessoa retornará.
- Está preocupado com o conteúdo, passa um email para o remetente perguntando se é ele mesmo.
Faça a utilização racional e inteligente da internet, pois 70% do que se lê é duvidoso, você é quem vai separar o que é bom do que é ruim, não deixe que seus filhos decidam isso. Procure saber por onde eles estão navegando, procure saber com quem eles andam teclando, Não entre numa que a internet vai definir a sua vida, ela apenas contribui, você tem o poder de decidir.
Nada pode substituir um bom papo olho no olho, em família e entre amigos.
Não deixe que a evolução tecnológica seja uma dor de cabeça para você, de resto, seja feliz, procure contatos seguros, selecione bem suas amizades e na dúvida pergunte; haverá sempre alguém de confiança no seu grupo de amigos que pode ajudar.
Fiquem com Deus e faça bom uso do seu computador.
P.S. Visite nosso site e conheça melhor o Loreto. www.loreto.org.br
P.S. do P.S. Isso não significa que a sua presença física seja dispensável
, é bom nos falar por email, mas te ver pessoalmente é insubstituível.