Loretando – Setembro 2016

 

Não desista nunca

Outro dia me peguei pensando sobre o conseguir e o não conseguir alguma coisa. Quantas vezes nos olhamos no espelho e encontramos uma série de coisas “não feitas” e quando vamos apurar o motivo de não ter sido feitas encontramos nossas próprias mãos freando, prendendo, segurando. Tudo porque alguém disse que você não conseguiria e que era besteira fazer aquilo e não era necessário tanto trabalho.
Quantas vezes desistimos porque nos deparamos com um cara mal humorado que te atropelou na primeira esquina e jogou por terra todo o seu entusiasmo e para piorar você decide punir a comunidade com sua ausência dando como justificativa o fato de ter sido “embarreirado” ou coisa parecida. A comunidade não tem culpa dos seus atropelos. Não aceito esse papo de largar tudo porque fulano disse ou sicrano falou, ora, você é você e pronto, essas pessoas que ficam de plantão para dizer sim ou não sobre o trabalho alheio vão passar e você vai perder momentos maravilhosos de sua vida por que… Bem, deixa pra lá. Vamos pensar em coisas mais positivas e como não poderia deixar de ser, vou contar mais uma historinha colhida na internet, por falar em internet, você tem mais um ótimo motivo para entrar na rede. O novo site do Loreto está d+. Visite www.loreto.org.br e compare. Vamos ao texto:

“Dois garotos pequenos brincavam de patinar sobre uma piscina de gelo, em dado momento um deles passou por uma camada fina de gelo que se quebrou e ele foi sugado para dentro d’água, ficando preso lá embaixo. O outro menino, apavorado, pegou uma pedra e começou a bater até que o gelo se quebrou e ele assim retirou seu amigo. Nisso chegaram os bombeiros e deram os primeiros socorros a vítima. Estando ele recuperado, o oficial da equipe de socorro foi até o menino que fez o salvamento e perguntou o que havia acontecido. O menino explicou tudo e o oficial questionou incrédulo: – como um menino tão pequeno pôde, com esta pequena pedra, quebrar essa grossa camada de gelo e depois puxar o outro garoto tão pesado? É impossível que você tenha feito isso sozinho. Diga-me a verdade; como foi que você conseguiu?
Nesse momento apareceu um ancião (nessas historinhas sempre tem um velhinho sabichão), que tomou a palavra e disse: – ele só conseguiu porque não tinha ninguém ao lado dele dizendo que ele não iria conseguir.”
Pois é assim são as nossas realizações; tudo podemos quando conseguimos superar nossos limites e principalmente passar longe daquelas figurinhas que insistem em nos desanimar.

Na passagem da Bíblia que fala da mulher que tinha hemorragia e foi curada, fica claro que ela estava determinada a conseguir sua cura. Ela disse: “se eu tocar em suas vestes serei curada”. Se tivesse comentado isso com alguém ao seu lado, rapidamente ela seria incentivada a não fazer nada, pois seria impossível chegar até Jesus no meio daquela multidão, e só tocar nas roupas não dá direito a milagre nenhum e depois disso ela voltaria para sua casa e ficaria remoendo sua doença. Mas ela acreditou e foi à luta, tocou nas vestes e foi curada. “A tua fé te curou”, disse Jesus a ela.

Precisamos definitivamente acreditar mais em nossos projetos, precisamos, como diz uma certa amiga, “abraçar” aquilo que estamos fazendo e assim realizá-los. Não temos o direito de desistir no meio, não podemos nos deixar abater pelo desânimo. “Tudo posso naquele que me fortalece.”

Nossa passagem pela terra não pode ser apenas a passeio, tem que haver algo a mais para fazê-lo realizar sua obra e deixar sua marca registrada, pois você é o registro oficial do bem. Deus te colocou no mundo para isso.
Acredite nas suas ideias e as coloque em prática. Elas irão, de alguma forma, contribuir para o crescimento de nossa comunidade. Você é imprescindível nas obras do Senhor.

P.S. Sinto sua falta sempre que você não vem…

P.S. do P.S. E fico muito feliz quando te encontro…

 

Paulo Sobrinho e Solange
loretando@oi.com.br

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM