Loretando – Semana Santa em ComuniJovem

Os anos setenta seguiam seu rumo pela metade e a Comunijovem – o maior grupo de jovem do Loreto, mesmo sendo o único – bombava literalmente.  As atividades fluíam numa vazão impressionante e todos os participantes agarravam seus trabalhos com as duas mãos. Era gostoso de ver o Loreto fervilhando como um formigueiro com tantos jovens preparando os ritos da Semana Santa. Neste ano eu estava servindo ao Exército Brasileiro, o ano era 75 e desde 73 que minhas atividades no grupo eram intensas, mas o serviço militar não me permitia estar em todas. Exatamente naquele ano eu recebi um convite que me fez balançar, mesmo que para alguns pudesse ser corriqueiro, para mim foi um choque. – Eu iria ser um dos apóstolos no lava pés, o Wanderley da Maria Luisa estava no comando e me chamou. Não havia muito que especular era ir… e  pronto. Uma emoção muito forte invadia meu coração, mesmo sabendo ser apenas uma encenação, o fato de deixar alguém lavar meus pés não era exatamente a sensação que eu gostaria de ter. Visualizei Pedro, como sempre bocudo, falando pra Jesus não fazer aquilo. “Se não deixar lavar-te não terás parte comigo! – Então lava todo o meu corpo, minha alma”. Na verdade, eu não queria estar ali, não merecia estar ali!

À medida que o Pe. Sebastião se aproximava, meu coração disparava mais e mais, uma vontade louca de levantar e sair correndo me sacudia a cabeça. Era essa a lição que eu teria que aprender: ser humilde no servir, despojar-se do orgulho e se colocar à disposição. Ajoelhar-me, lavar e beijar os pés do meu próximo, entender o quanto eu tinha que estar disponível para as causas de Jesus. A cerimônia terminou, mas aquela imagem, passados mais de 40 anos, não sai da minha memória. Era a semana santa vivida intensamente no Loreto.

A sexta feira santa se passava num Loretão ainda rústico e a adoração ao Senhor morto acontecia até a procissão pelas ruas da Freguesia. No sábado a noite acontecia a cerimônia da Vigília Pascal. Lembro-me que nesta noite ouvia-se o som de Hosana! Hosana! Jesus ressuscitou! Os sinos da paróquia brandiam alto e eu era um dos caras que se agarravam às cordas na torre da matriz para fazer girar a grande roldana que fazia ecoar o som dos sinos centenários. Era tão pesado que o seu repuxo nos tirava do chão e por pouco, certa vez, não aconteceu um acidente, pois fui jogado contra a parede.

Do alto daquela torre podíamos também ver e ouvir os fogos de artifício que ecoavam das casas ao receberem a autorização dada pelos sinos dizendo; Sim, Jesus ressuscitou! Podem comemorar!!!

São emoções que meu coração velho e cansado insiste em bombear como se fosse naquele dia, naquela hora. Jesus ressuscitado faz da nossa comunidade o lugar ideal para se estar na Semana Santa. Mesmo hoje as comemorações são intensas de agitos e emoções. Pisando nos tapetes de sal todos se envolvem numa tarefa única; dar gloria ao Senhor Jesus. O Loretão lotado, luzes apagadas e o canto surge do fundo da alma; “Ressuscitou, Cristo ressuscitou, aleluia!!!” – Eis a luz de Cristo, aleluia.

Viva de todo o seu coração a Semana Santa dedicada à morte e ressurreição de Cristo, não importa em qual comunidade esteja, viva este momento de renovação com toda a sua alma, com todo o seu amor. Feliz Páscoa para todos.

PS – Não se esqueçam da Confissão Comunitária.

PS- do PS Este é um bom momento para rever amigos, reconsiderar pecados e entrega-los a Deus.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM