Loretando – Redes Sociais

Estamos hoje num mundo totalmente antenado onde as redes sociais praticamente nos obrigam a ser “politicamente corretos”. Aquela coisa de lixo no lixo, torneiras fechadas, luzes apagadas. Qualquer animal abandonado na rua é motivo de fotos e vídeos que são emocionalmente recebidos e compartilhados. O lixo tem que ser separado na caçamba verde, amarela e vermelha, a água tem que ser economizada e qualquer desperdício deve ser denunciado. Nosso mundo virou uma cidade do interior de tão pequeno, sabemos em segundos a desgraça que aconteceu do outro lado do mundo. Estamos vigilantes quanto ao que pode e não pode ser feito ou aceito, mas cá pra nós, isso parece que nos dá um “habeas corpus” para não enxergarmos o que está ao nosso lado, no nosso grupo de amigos, na nossa família. Será que somos “politicamente corretos” com as diferenças sociais, econômicas e físicas daqueles com quem convivemos? Vejo que nesses diversos grupos todos são perfeitos, todos estão maravilhosamente bem. Saúde boa, grana no bolso, tudo na mais perfeita felicidade, afinal é difícil escrever sobre nossos problemas, até porque poucos irão ler e quem escreve teme ser ridicularizado por algum anônimo, então ficamos fechados num mundo que não é nosso, mas fazemos pose que sim. Hoje a discriminação é ferozmente combatida nas redes sociais no mesmo momento em que a praticamos. Quer ver uma coisa; num grupo do zap-zap com umas vinte pessoas, existe quase que sem querer uma divisão hierárquica, um cara posta à foto de um cachorro perdido, a maioria se emociona, manda diversos “likes”, outro conta uma piada sem graça, chove “likes” e “kkkkkkkkkk”, um outro posta às mesmas coisas e…cri cri cri cri… Nenhum comentário é como se ele não existisse, ou apenas fizesse parte da “claque” que sorri e bate palmas. Esquecemos que muitas vezes nas entre linhas estão agregados pedidos de socorro, berros de dor e sintomas de tristeza e depressão, mas afinal, rede social não foi feita para isso, estamos aqui para curtir, compartilhar e “laikar”.

Perdemos o sabor do olhos no olhos e do calor de um abraço já que isso pode ser feito com um “emoticons” . Perdemos o senso de que em nossos grupos de amigos existem pessoas e que elas, assim como nós, precisamos de um contato, de um carinho e principalmente ser respeitados por suas diferenças, sejam elas sociais ou econômicas, por serem altos, baixos, gordos, magros, feios ou bonitos. Politicamente correto não é apenas jogar o lixo no lixo e respeitar os seres humanos, é sim, ser humano com os humanos e como os humanos. Nossa comunidade vive momentos de esvaziamento físico, mas de contatos intensos, pois tudo se resolve pela internet, não deixemos que esse comodismo de não sair de casa por vários motivos, nos tornem frios e insensíveis ao que está ao nosso lado e quentes somente ao que está na tela do computador ou celular. Nossas festivas, nossos encontros e nossos almoços e jantares não podem ser esquecidos, pois estar juntos de quem se ama é algo insubstituível e tem sabor inigualável. Sejamos e estejamos sempre juntos com olho no olho e um abraço gostoso. Fiquem com Deus, nos vemos por aí.

 

P.S. Nada substitui um bom papo entre amigos.

P.S.do P.S. Sua ausência será sempre sentida e sua presença sempre festejada.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais