Loretando – Poderia ser pior…
Como acontece sempre, chegou o dia de enviar o artigo para a revista e eu não consegui escrever uma linha. A Pascom me liga cobrando e o Tico e Teco, meus neurônios de plantão, não conseguem reagir à inércia. Antes de abrir o editor de texto, coloquei um cd de músicas antigas e meio que sem querer foram passeando em minha memória imagens de outros tempos, lembranças esquecidas e guardadas num arquivo morto, mas nada que possa me impedir de lembrar o quanto sou feliz com a vida que tenho. Numa breve análise dessas lembranças fica claro o dedo de Deus em todas as minhas passagens, até mesmo aquelas que julgava ser de dor e sofrimento, pois sempre acreditei que, toda situação ruim poderia ter sido pior.
Repare bem nisso: pegue um lance que aconteceu na sua vida e que não foi muito legal, você vai ver que dentro das circunstâncias poderia ter sido pior. Não foi bom, é claro, mas poderia ter sido pior. Como seres humanos enlouquecidos que somos, estamos sempre tentando gerenciar as coisas possíveis e impossíveis, algo assim como querer ser Deus e é exatamente neste momento que nos esquecemos Dele. Lembrei-me de um amigo contando de um acidente que ocorreu com ele e que de certa forma só não foi pior porque Deus é muito bom e está conosco até nos momentos difíceis. Ele viajava numa estrada à noite com a família e chovia muito, em dado momento o pneu dianteiro estourou, o carro se desgovernou, rodou na pista e foi parar na contramão. Ele não se deu conta que estava numa longa curva e que poderia ter sido atingido por outro veículo que viesse no sentido contrário, causando um acidente de maiores proporções. Ao ouvi-lo amaldiçoando aquele momento, arrisquei dizer que poderia ter sido pior e ele me olhou com cara de reprovação e eu expliquei por que; “imagina se vem um caminhão no sentido contrário?” E ele logo gritou: – Vira essa boca pra lá! Tá me agourando? E eu repeti para ele: graças a Deus foi só um pneu furado, poderia ter sido muito pior. Então esses momentos também devem ser de agradecimento, pois quando entregamos nossas vidas a Deus deixamos claro que é a vida toda e não um pedaço escolhido por nós a dedo. Deixar-se gerenciar por Ele significa abrir os braços e saltar em queda livre na certeza de que tudo dará certo se nos alimentarmos de sua palavra e nos acolhermos em seu corpo de amor e bondade. Não existe sofrimento bonito, o que existe é saber que se não fosse à proteção de Jesus, tudo poderia ser mais profundo e doloroso. Muitos dos nossos santos conheceram a conversão pelo sofrimento e disso tiraram lições positivas e assim deve ser conosco também, olhar a vida como um grande sinal da presença de Deus e que a Ele devemos nos entregar na boa e na ruim, pois o bom e o ruim vão sempre depender do nosso ponto de vista. Pense sempre que poderia ter sido pior e graças a Deus não foi. Tenho certeza que você, como muitos brasileiros, disseram que este ano de 2014 seria totalmente ruim, tivemos protestos, vândalos, perdemos a copa que eles disseram que nem haveria. Teve muito pouco disso e nada daquilo, que o governo fez isso e não fez aquilo, que os juros estão altos e os salários baixos, que muita coisa que foi prometida não foi cumprida e tantas outras situações de desagrado, mas pense bem, poderia ter sido pior. Não sei quem venceu as eleições realizadas em outubro, fizeram muita propaganda nas redes sociais dizendo em quem não deveríamos votar e se esqueceram de dizer a quem deveríamos eleger. Graças a Deus nossa presidente acertou mais que errou e mesmo com tanta gente jogando contra, fomos felizes sim e o próximo ano de 2015, será melhor se assim o desejarmos, se assim fizermos por onde.
Então cuide sempre de agradecer a Deus por sua vida, seja ela qual for, seja ela como for, se você pensar bem, ela poderia ser pior não fosse à proteção divina, não fosse esse Deus maravilhoso que vive e reina em nossos corações.
P.S. Que Deus abençoe e proteja nosso presidente eleito.
P.S. do P.S. Proteja também os deputados e senadores eleitos, são eles que verdadeiramente conduzirão o país.
Paulo Sobrinho