Loretando – Nossos Talentos

O tempo passa, o tempo voa e a comunidade do Loreto continua numa boa e evolui cada vez mais. O tempo passa e os talentos aqui descobertos vão se aflorando mundo a fora. São tantos que não consigo enumerar a todos e com certeza vou cometer um grande pecado por esquecer alguns nomes, mas, por favor, entendam que minha memória já não é a mesma.

O campo das artes é um caminho infinito onde nossos jovens se embrenham e conquistam seus espaços. É lindo de ver aqueles que um dia tocavam e cantavam nas missas, hoje se lançando profissionalmente. Eu, como tio coruja assumido, compareço sempre que possível nos shows, peças teatrais e outros eventos onde eles estão. Nomes como Analu Pimenta, Débora Marins, Thiago Garcia, Anderson Virtuoso, Tércio Reis, meu sobrinho e é claro, minha filha Amanda Zagnoli, hoje atriz e professora de teatro, são os poucos nomes que me vem à mente neste momento, são garotos e garotas que um dia, aqui nesta comunidade iniciaram seus primeiros contatos com o público divulgando sua arte, pois cantar nas missas, atuar, dirigir, montar e coordenar equipes técnicas é uma forma de aprendizado que serve como parâmetro para se iniciar uma carreira. Esses jovens que cantam, tocam e batucam por aqui, fazem muito sucesso por aí. De vez enquanto encontramos um na televisão ou no teatro e quando vemos seus nomes lembramos-nos desse início maravilhoso e vamos prestigiar. É muito legal e eu tenho muito orgulho quando comento com alguém:     – aquele ali é meu sobrinho, começou lá no Loreto. A comunidade alavanca esses talentos, que são vários e neste caso estou sendo específico nas artes.

Você já foi a alguma peça teatral, algum show ou num dos diversos estabelecimentos onde nossos sobrinhos atuam/trabalham? Faça isso e quando for, comprimente, diga que é do Loreto eles ficaram muito felizes, pois somos referência para eles. O Loreto é o porto seguro de todos nós. Lembro-me de quando assisti ao primeiro espetáculo que minha filha dirigiu, o coração queria explodir, assim como quando ouvi Analu cantando Beatles. É um orgulho absurdo. Nossos talentos são diversos e a coragem de abraça-los de corpo e alma depende do quando de apoio existe ao redor. São carreiras difíceis, um leão por dia, mas vejo prazer nos olhos de cada um deles. Certa vez fui com minha banda, sim, acreditem, eu toco numa banda, fazer o show de abertura num restaurante na Barra e quem era o técnico de som naquele dia? Meu sobrinho Tércio Reis, nunca a sonorização foi tão boa. Fiquei muito orgulhoso ao dizer para o dono do estabelecimento, meu amigo, que aquele garoto do som era da família. Abro a internet, faço uma busca com esses nomes e encontro coisas maravilhosas, tenho assim a certeza de que estamos no caminho certo e que ainda tem muito por vir.

Parabéns a todos que um dia vislumbraram seu futuro nas artes quando realizaram seus talentos aqui na paróquia, parabéns a todos os outros que não estão com seus nomes escritos neste texto, mas tenham a certeza de que estão guardados no meu coração e de todos dessa comunidade que tem um terreno fértil para todas as atividades. Continuem a divulgar seus talentos mundo a fora.

P.S.: “o artista tem que estar onde o povo está”

P.S. do P.S. Talento é tudo aquilo que fazemos com prazer.

 

loretando@oi.com.br
Paulo Sobrinho e Solange

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais