Loretando – Nossas Decisões

Bem amigos do Loreto, depois de uma Semana Santa intensa entramos no mês de maio com força total para abraçarmos nossas mães, física ou espiritualmente. Quem ainda as tem, é bom não economizar no chamego, pois elas não são eternas. Deixem de lado rusgas passadas na família e busquem sempre estar junto delas, junto da família que ela criou, não tomemos para si decisões que não nos cabe ou que poderiam passar batido e tudo se resolveria com o tempo. Nós humanos, temos sempre que interferir em alguma coisa ou achamos que temos esse direito. É assim na família e também aqui na comunidade. Nesta Semana Santa, acompanhando os ritos e todas as pessoas envolvidas nas cerimônias, reparei nos jovens coroinhas e de que um certo dia, quando meu filho caçula era do EAC, manifestou a vontade de participar deste grupo. Ele, inocentemente, procurou um dos integrantes e perguntou como faria para entrar na equipe. A resposta foi lacônica: – não é bem assim, não é só querer entrar, tem que falar com fulano, depois com beltrano… Passou-se um tempo e ele procurou novamente, agora falou diretamente com o coordenador da equipe e a resposta não foi diferente: – não é bem assim, tem que ser indicado por alguém, tem que falar com fulano, com beltrano… O tempo passou, passou, passou, ele cresceu tomou o rumo de sua vida, trabalho, estudos e vida que segue, mas sei que ele ficou muito magoado com isso, ele e tantos outros que buscam um espaço na comunidade e se deparam com pessoas que tomam decisões que não seriam de suas alçadas. Na verdade é assim em todas as comunidades. Dizem que você tem que estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. Mas cá entre nós, quem sou eu, quem é você pra dizer quem pode ou quem não pode cantar na missa, tocar um instrumento ou fazer uma leitura? Como pode eu ou você nos arvoramos do direito de decidir sobre o rumo das pessoas no trabalho comunitário? Pedro, que é para mim um dos maiores exemplos, diante de Jesus tomou decisões que foi prontamente repreendido. “se não aceitares que eu te lave os pés não terás parte comigo… – então lava meu corpo por inteiro… Pedro sempre exagerado. Depois Jesus ainda lhe disse: – Pedro fica frio, ainda nesta noite você me negará três vezes. – Qual é Jesus, eu?? Justo eu?? Jamais lhe virarei a cara… e deu no que deu. As vezes nossas decisões intempestivas podem trazer maus resultados e nem sempre conseguimos nos retratar e consertar o que foi feito. Pedro ficou, aceitou a repreensão e deu continuidade ao trabalho da comunidade, Judas preferiu outro caminho. Quando agimos com imprudência social na comunidade podemos estar limitando ou até mesmo colocando para fora quem queria, com muita boa vontade, dar o seu melhor para a igreja de Cristo. O ser humano é eternamente crítico, principalmente com as atitudes dos outros, por isso é muito importante nos controlar e sabermos que o que falamos agora pode repercutir no futuro positiva ou negativamente. Fiquemos atentos. Não desperdicemos nossos dons.

Nota Triste: Neste mês faleceu Rachel Lopes da Silva Lins, esposa do Celso Lins, fizeram um dos primeiros ECC´s aqui no Loreto, minha irmã de criação, minha prima de coração. Nos conhecemos quando crianças há mais de 50 anos, nossas famílias conviveram unidas na vila das Três Rios, hoje Levi de Miranda. Era uma pessoa de personalidade forte, trabalhou em hospitais do estado e do município, estava sempre disposta a ajudar quem a procurava nessas unidades. Deixa dois filhos, Bruno e Lívia, duas netas e uma legião de amigos. Que Deus a receba em seu reino e que possamos orar por sua alma e guardar suas boas memórias.

P.S. Nada, absolutamente nada, passa aos olhos de Deus.

P.S. do P.S. Não nos cabe julgar, cabe-nos trabalhar para o melhor da mece.

 

*NOTA: Hoje,  no Loreto, fazemos o convite, nas Missas dominicais, para quem quiser fazer parte do serviço dos Coroinhas. Depois de passar por  um Curso preparatório, são investidos nessa função. Mas o serviço, como todo serviço pastoral, não pode ser feito sem se integrar ao grupo. (P. Sebastião)

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM