Loretando – Nossas Decisões
Bem amigos do Loreto, depois de uma Semana Santa intensa entramos no mês de maio com força total para abraçarmos nossas mães, física ou espiritualmente. Quem ainda as tem, é bom não economizar no chamego, pois elas não são eternas. Deixem de lado rusgas passadas na família e busquem sempre estar junto delas, junto da família que ela criou, não tomemos para si decisões que não nos cabe ou que poderiam passar batido e tudo se resolveria com o tempo. Nós humanos, temos sempre que interferir em alguma coisa ou achamos que temos esse direito. É assim na família e também aqui na comunidade. Nesta Semana Santa, acompanhando os ritos e todas as pessoas envolvidas nas cerimônias, reparei nos jovens coroinhas e de que um certo dia, quando meu filho caçula era do EAC, manifestou a vontade de participar deste grupo. Ele, inocentemente, procurou um dos integrantes e perguntou como faria para entrar na equipe. A resposta foi lacônica: – não é bem assim, não é só querer entrar, tem que falar com fulano, depois com beltrano… Passou-se um tempo e ele procurou novamente, agora falou diretamente com o coordenador da equipe e a resposta não foi diferente: – não é bem assim, tem que ser indicado por alguém, tem que falar com fulano, com beltrano… O tempo passou, passou, passou, ele cresceu tomou o rumo de sua vida, trabalho, estudos e vida que segue, mas sei que ele ficou muito magoado com isso, ele e tantos outros que buscam um espaço na comunidade e se deparam com pessoas que tomam decisões que não seriam de suas alçadas. Na verdade é assim em todas as comunidades. Dizem que você tem que estar no lugar certo, na hora certa e com as pessoas certas. Mas cá entre nós, quem sou eu, quem é você pra dizer quem pode ou quem não pode cantar na missa, tocar um instrumento ou fazer uma leitura? Como pode eu ou você nos arvoramos do direito de decidir sobre o rumo das pessoas no trabalho comunitário? Pedro, que é para mim um dos maiores exemplos, diante de Jesus tomou decisões que foi prontamente repreendido. “se não aceitares que eu te lave os pés não terás parte comigo… – então lava meu corpo por inteiro… Pedro sempre exagerado. Depois Jesus ainda lhe disse: – Pedro fica frio, ainda nesta noite você me negará três vezes. – Qual é Jesus, eu?? Justo eu?? Jamais lhe virarei a cara… e deu no que deu. As vezes nossas decisões intempestivas podem trazer maus resultados e nem sempre conseguimos nos retratar e consertar o que foi feito. Pedro ficou, aceitou a repreensão e deu continuidade ao trabalho da comunidade, Judas preferiu outro caminho. Quando agimos com imprudência social na comunidade podemos estar limitando ou até mesmo colocando para fora quem queria, com muita boa vontade, dar o seu melhor para a igreja de Cristo. O ser humano é eternamente crítico, principalmente com as atitudes dos outros, por isso é muito importante nos controlar e sabermos que o que falamos agora pode repercutir no futuro positiva ou negativamente. Fiquemos atentos. Não desperdicemos nossos dons.
Nota Triste: Neste mês faleceu Rachel Lopes da Silva Lins, esposa do Celso Lins, fizeram um dos primeiros ECC´s aqui no Loreto, minha irmã de criação, minha prima de coração. Nos conhecemos quando crianças há mais de 50 anos, nossas famílias conviveram unidas na vila das Três Rios, hoje Levi de Miranda. Era uma pessoa de personalidade forte, trabalhou em hospitais do estado e do município, estava sempre disposta a ajudar quem a procurava nessas unidades. Deixa dois filhos, Bruno e Lívia, duas netas e uma legião de amigos. Que Deus a receba em seu reino e que possamos orar por sua alma e guardar suas boas memórias.
P.S. Nada, absolutamente nada, passa aos olhos de Deus.
P.S. do P.S. Não nos cabe julgar, cabe-nos trabalhar para o melhor da mece.
*NOTA: Hoje, no Loreto, fazemos o convite, nas Missas dominicais, para quem quiser fazer parte do serviço dos Coroinhas. Depois de passar por um Curso preparatório, são investidos nessa função. Mas o serviço, como todo serviço pastoral, não pode ser feito sem se integrar ao grupo. (P. Sebastião)