Loretando – Nossa morte, amém

Bem amigos do Loreto, depois de vivermos e sentirmos no coração uma Páscoa abençoada, quero agora tocar num assunto que para muitos é difícil de conversar. Quero falar sobre a morte. Na semana santa vivemos a morte e ressurreição de Cristo, neste ato Ele nos dá a garantia de que estaremos diante do Pai após deixarmos essa vida terrena, mas como fazer enquanto esse dia não chega? Você está preparado? Outro dia li um artigo muito interessante sobre o assunto; qual o momento de nos desapegarmos dessa vida? No texto o autor cita que antigamente os idosos chegavam ao fim de seus dias numa cama, ao lado de seus familiares, às vezes com a presença de um padre amigo e após o óbito o velório era feito na própria casa.  Hoje as coisas são bem diferentes, quando adoecemos seriamente somos confinados em um leito de CTI e passamos dias e noites sozinhos monitorados por máquinas e de vez em quando alguém passa para ver se está tudo bem.

O escritor do artigo relata que pensou muito nisso e quando sua mãe idosa adoeceu ele correu para sua casa, chegando lá havia uma ambulância pronta para leva-la para um hospital, ele tomou a frente e impediu a transferência, pedindo que os enfermeiros retornassem para o quarto e a devolvessem a sua cama e ela muito delicada, deitou-se, aconchegou-se e disse: -que bom que voltei para o meu cantinho. E morreu tranquilamente.

Desapegar da vida não significa cultuar a morte, mas entender que ela, a morte, faz parte de nossas vidas e esta é a única e absoluta certeza que temos nessa vida; vamos morrer um dia.

Conversei isso com minha irmã Alba e ela me contou que seu gato Sansão estava com uma grave enfermidade, o veterinário deu poucas chances, mas ela optou que o animal continuasse internado na clinica e dois dias depois ele faleceu. Ela ficou triste pensando o que deve ter passado na cabeça do animal, ali sozinho, sem entender porque seus amigos de tantos anos não estavam ao seu lado e entristecido faleceu sem o carinho dessas pessoas. Meu cachorro Cheid contraiu leptospirose e sofreu dias e dias tomando soro, as chances eram mínimas, mas mesmo assim resolvemos tira-lo de casa leva-lo a um hospital universitário de veterinária, no caminho ele fez uma das coisas que mais gostava e essa é a imagem que guardo dele até hoje; colocou a cara para fora da janela do carro e ficou curtindo aquele que seria seu último e derradeiro passeio. Parecia feliz com o vento balançando-lhe as orelhas e de vez enquanto olhava-nos como quem dizia obrigado por mais isso.

Difícil eliminar de uma hora para outra nosso conceito de morte e se desapegar totalmente, mas já avisei lá em casa; passei dos quarenta minutos do segundo tempo, não sei se terei acréscimos e a qualquer momento o juiz dará por encerrada a minha participação nesta vida, então não permitam inserir-me numa máquina para que se prolongue aquilo que é sabido ter terminado. Não estou aqui querendo substituir a vontade de Deus, Ele determina a minha hora, mas que seja bondoso para que me considere preparado para adentrar ao seu reino e esse dever de casa eu já deveria ter feito, se não o fiz, resta-me pouco tempo para corre atrás.

Nossa preciosa vida deve, por obrigação, ser muito bem vivida para que ao encararmos a morte possamos dizer ao Pai Eterno: Obrigado por tudo, por tudo mesmo. Amém.

P.S. Não se permita viver pouco da vida que Deus te presenteou com tanto amor.

P.S. do P.S. Permita-se abrir os olhos todos os dias, respirar fundo e agradecer a Deus que te presenteou nessa vida com tanto amor.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais