Loretando – Natal tempo de conversão

Paulo Sobrinho e Solange
loretando@oi.com.br

Natal tempo de conversão

Bem amigos do Loreto, abrimos o mês de dezembro com a Black Frida, a sexta feira negra onde supostamente podemos comprar de tudo com os preços pela metade do dobro do preço. Já comprou seu presente? Está esperando os pedidos da família? Tem grana pra bancar o seu natal? Mas afinal, qual é a do seu natal? Ainda dá tempo de fazer um natal de paz e harmonia sem necessariamente ser consumista? Acho que perdemos esse tempo, deixamos de nos preocupar com o advento e fechamos mais um crediário, afinal o telefone celular do filho tem que ser atualizado e em um ano já está ultrapassado; tem que ter zap-zap, face, msn, vídeos, imagens HD, TV digital, bancos, insta, wazer, gps, app´s e se puder, fazer e receber ligações. Uma TV LED tão grande que tem que aumentar a parede pra caber, uma geladeira que sobra espaço pra comida que em sua maioria fica congelada no freezer. Roupas lindas e sofisticadas para ir até o shopping bater perna e o panetone que não pode faltar junto com o bacalhau e o vinho chileno que substitui o antigo sangue de boi.

Mas, fala a verdade, o que te diz ao coração o clima do natal? O que realmente você gostaria de sentir na noite de natal? A emoção de receber pelo correio o tão esperado presente ou o coração arder em orações junto aos familiares? Isso não é papo furado, eu passo meus natais junto aos meus entes queridos, minha mãe, minha esposa, meus filhos, meus irmãos, meus sobrinhos e cunhados. Não é fácil reuni-los, mas tentando se consegue e mesmo com comilança e brincadeiras chegamos ao último dia da Novena de Natal. Aos trancos e barrancos conseguimos um lugar onde caibam a todos com conforto e nada substitui essa emoção. Já é liquido e certo, vamos à missa e depois nos juntamos para passarmos a noite de natal juntos e quem não puder estar nesse horário, estará no dia seguinte para almoçar. Como agradeço a Deus por isso, como dobro meus joelhos e elevo meus pensamentos ao Divino em agradecimento por tamanha graça. Meu natal não é maior e nem menor que o de ninguém, mas é o meu natal. Tem presentes, amigo oculto que dá sempre confusão, comida, bebida e até papai Noel para os marmanjos que ainda se emociona. Como não agradecer ao Pai pelo ano terminado, pelos objetivos alcançados, pelos desejos realizados. Natal é tempo de conversão, mesmo sendo necessária nossa conversão diária, no natal podemos pedir perdão a Deus por não nos convertermos diariamente. Deus nos permite essa intimidade. Natal é algo muito pessoal, cada um tem o seu, cada um arruma do seu jeito, mas nunca deixe faltar o essencial: carinho entre os seus. Lute por isso, não se deixe desanimar pela concorrência desleal das propagandas na TV, não se perca nos especiais de natal que nada tem a ver com o aniversariante. Perca menos tempo na cozinha e passe mais tempo junto aos seus queridos, preocupe-se menos com o que vai vestir e prepare seu interior, deixe que o verdadeiro espírito do natal entre e se espalhe por toda a sua casa, receba o Filho de Deus como Ele merece ser recebido. No mais, saboreie um Feliz Natal e que o seu ano novo seja realmente novo e cheio de novidades boas, só depende de você. Seja feliz sempre. Até o ano que vem.

 

P.S. Natal tempo de conversão.

P.S. do P.S. Natal tempo de adorar o nascimento do Menino Jesus.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM