Loretando – Naquela Casa

 

Bem amigos do Loreto, se tem uma coisa nessa vida que eu tenho certeza é que tudo tem um começo, meio e fim. Nada do que temos nessa vida é eterno, mesmo que durem muitos anos em nossas vidas. Nossa comunidade é repleta de “templos” familiares que abrem suas portas aos grupos de jovens, grupos de oração e tantos outros de grande valia espiritual e social, são pais e tios que recebem de braços abertos os amigos dos seus filhos, amigos dos amigos dos filhos e assim por diante. No início do grupo “A ComuniJovem” nós tivemos a graça de ser bem recebidos numa certa casa que foi nosso quintal por muitos anos, crescemos e evoluímos como pessoa, nos tornamos adultos sadios, namoramos sob as bênçãos e olhares dos ocupantes desta casa. Estou falando da casa do Hamilton e Berenice, pais do Alexandre e a Marise. Nesta casa foram celebrados noivados, despedidas de solteiro, almoço de batismo, festas de natal e tantas outras comemorações, no seio desta casa fomos cobertos de amor e carinho e com o tempo virou a casa da Berê, o endereço oficial da Turma da Berê.

O tempo passou, crescemos e envelhecemos. Nossos filhos já não nos permitiam ficar tanto tempo juntos, mas a união continuava, mesmo não acontecendo tantos eventos naquela casa. Despedimos-nos do Hamilton, falecido no final dos anos 90. Vascaíno doente, anti petista radical e uma pessoa gente boa pra caramba, se deixasse virava a noite discutindo política ou futebol, em seguida o Alexandre seguiu carreira solo na vida, mudou-se para o exterior e formou uma nova família. Naquela casa ficaram a Marise e a Berê, já debilitada pelas doenças da velhice, nos deixou em 2014. Deixou também todo o seu conhecimento religioso, todo o seu amor pelas pessoas que naquela casa circulavam. Dançarina de mão cheia riscava o salão nos bailes da terceira idade, carregou no colo todos os filhos dos filhos da Turma da Berê. Deixou um legado de gratidão e vida bem vivida. Por fim, ficou naquela casa a Marise Ribeiro, professora de química, devota e batalhadora, que nos deixou em fevereiro de 2015. Uma partida rápida sob as bênçãos de Deus Pai que a poupou de grandes sofrimentos provenientes da diabetes, foi em paz assim como foi sua vida. Restou-nos aquela casa.

Naquela casa nossos sonhos foram sonhados e realizados. Naquela casa conhecemos o sentido exato da palavra acolhimento. Naquela casa tomei o meu primeiro porre de amor, comemorei os batizados dos meus filhos e sobrinhos, vi papai Noel e coelhinho da páscoa chegarem de forma triunfal, emocionando as crianças. Naquela casa comemoramos aniversários da Turma da Berê com gincanas e prêmios. Recebemos visitas e fizemos muitas, muitas novenas de páscoa e de natal. Naquela casa, onde fomos recebidos de braços abertos, realizamos nossos maiores sonhos e fomos para lá comemorar. Naquela casa nossa juventude foi muito bem vivida. Hoje ela terá o seu destino de casa e será habitada por outra família, mas nunca deixará de ser a casa da Berê, o endereço oficial da Turma da Berê. Que Deus abençoe nossas famílias, que Deus abençoe as casas das nossas famílias. Santuários naturais, casas de Deus.

P.S. Dia 19 de maio é o aniversário dA ComuniJovem, são 42 anos de vida no coração de cada um de nós.

P.S do P.S. Vamos comemorar nosso aniversário com missa solene no dia 21 de maio, sábado, 18;30h, logo depois faremos uma comemoração social no salão Zaccaria, com a benção do Pe. Sebastião.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM