Loretando – Mar2019

 

Adeus Meninos…

 

               Bem amigos do Loreto, hoje, exatamente hoje, oito de fevereiro de 2019, aconteceu uma tragédia sem precedentes, uma daquelas que a gente fica sem entender. Hoje pegou fogo no dormitório dos jogadores das categorias de base do Flamengo, meu time do coração e de muitos pelo mundo.

               Dez jovens morreram neste incêndio, dez jovens que poderiam ser meus filhos e meus netos, dez jovens com futuros promissores e com muita vida pela frente. Eu sempre ficou muito baqueado quando essas coisas acontecem, não tenho facilidade de lidar com a morte, principalmente quando acontecem com crianças. Muita coisa ainda vai ser dita, muitas especulações, mas seja lá o que for que tenha acontecido, não diminuirá a dor de parentes, amigos e torcedores, pois vários desses jovens que de foram já eram ídolos em sua categoria, muitos já eram vistos e reconhecidos pela torcida.

               Hoje não há muito o que dizer; depois de uma noite de terror com as fortes chuvas que também levaram vidas e deixaram muitos feridos e desabrigados. Uma noite de fortes ventos e chuvas pesadas que alagou ruas e fez despencar barrancos. Ainda não havíamos sido refeitos dessa noite turbulenta e amanhecemos com a notícia de outra tragédia.

               Sobra muito pouco para falar, falta muita coisa para se dizer, mas em tudo ainda temos espaço para agradecer a Deus, pois com as fortes chuvas, poderia ter sido muito pior, poderíamos ter revivido o temporal de 1996 que inundou e acabou com nosso bairro. Também poderia ter sido pior com os meninos, pois vários se salvaram ilesos e bem ao lado deste alojamento havia o depósito de gás GLP, quatro botijões enormes que se explodissem levaria a uma tragédia descomunal sem precedentes.

               Haverá sempre uma oração de agradecimento por não ter sido pior. Isso não minimiza a dor dos que se foram, essa dor será com certeza infinita, pois não estamos preparados para perder nossos filhos, pela regra do jogo, eles é quem devem se despedir dos pais e não o inverso.

               Fico por aqui, um pouco sem palavras, um pouco ainda tentando me refazer da noite de terror de chuvas e ventos. Não consigo me alongar muito, não consigo estender um assunto tão doloroso, mas que eu não poderia deixar de comentar.

               Fiquem com Deus meninos, divirtam-se no céu. Descansem em paz.

Hoje não tem P. S.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM