Loretando – Mais um ano?

Bem amigos do Loreto, feliz ano novo! Aí eu te pergunto; foi mais um ano ou menos um ano em sua vida? Como você vê essa mudança de calendário? Como você faz essa conta? Temos que parar pra pensar se estamos diminuindo nosso tempo de vida ou se estamos acrescentando esse tempo em nossa vida. Nosso Deus nos impõe mudanças constantes, o mundo muda a cada instante. Nossas mudanças de comportamento devem seguir nossos melhores pensamentos, nossa doutrina de fazer o bem deve prevalecer, mas não basta rezar e cruzar os braços, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar. Terminamos um ano onde tudo de ruim que aconteceu foi colocado na conta o governo federal e isso está sendo tão propagado que estamos nos esquecendo que este ano teremos eleições para prefeito e vereador, são essas figuras que gerenciam nossas vidas diretamente, não é o presidente quem tem que tomar conta do transporte público, das escolas fundamentais, da iluminação pública, etc. Existe uma corrente forte tentando nos enganar que essas eleições são de pequeno porte, que não é interessante, o que leva o velho jargão: católico não se mete em política. Grande mentira! Se não tivermos bons vereadores para cobrar do prefeito boas ações, jamais tiraremos os nossos assistidos da condição de assistidos. Se não colocarmos saneamento básico, água limpa, iluminação pública, calçamento, etc, nas comunidades nossa ação social será apenas uma ação social, estaremos apenas dando condições para que eles sobrevivam no mesmo espaço e da mesma forma. Não podemos mais viver alheios aos fatos e acontecimentos que tornam os necessitados cada vez mais necessitados, como diz meu vizinho de coluna Robson Leite; Política e religião se misturam sim. Não podemos mais aceitar a idéia de votar no “zezinho do posto” porque não gostamos de política. Nossa igreja tem indicado bons candidatos, pessoas formadas na comunidade católica, pessoas que se dedicam ao serviço do Senhor e se empenham em melhorar sua comunidade. Vamos nos orientar junto as nossas lideranças para saber em quem votar, pois as outras religiões fazem isso sem o menor pudor, prova o fato de termos o presidente da câmara vinculado aos evangélicos mesmo sem ter a menor ligação com eles. O negócio era ser eleito e pronto. Não aceitemos a idéia de que uma grande crise nos abaterá este ano e que tudo está perdido e por isso vamos seguir o grito dos que se acham donos da verdade. Se não conseguimos ter um bairro decente, jamais teremos um país decente.

Peço a todos que não acreditem no fim do mundo que se anuncia, tenham fé no seu trabalho, pois administrar com fartura é mole, quem sabe e tem força faz acontecer no tempo das vacas magras. Nossa doutrina de cristão católico nos abriga a acreditar e trabalhar para um futuro melhor e esse futuro sairá do esforço de nossas mãos e da potência de nosso raciocínio. Acredite em você, acredite no seu trabalho, não aceite a idéia de que tudo está perdido e que um salvador da pátria virá, não queremos salvador, queremos pessoas competentes e honestas trabalhando para melhorar nossa cidade, vamos começar por ela, depois vamos evoluir para coisas maiores. Corremos o sério risco de ouvir do próximo prefeito o que ouvimos do atual governador: “acabou o dinheiro, vamos fechar as emergências dos hospitais, etc, etc.” O dinheiro veio, só foi mal utilizado ou simplesmente roubado. Depois das olimpíadas veremos como será essa ressaca. Tenham todos um 2016 maravilhoso, que Jesus ilumine nossas cabeças para não nos abatermos diante das dificuldades que virão, com certeza já passamos por situações piores e agora não será diferente. Somente creia.

P.S. Este final de ano foi bastante difícil para nossa comunidade, em especial para a família do querido amigo José Ivan e Sonia, Gustavo e Raoni.

P.S. do P.S. Sua filha Flávia partiu para os braços do Senhor e deixou para nós seu largo sorriso que nos fazia contagiar de alegria. Sua partida não é o fim, mas o começo de uma nova vida, é nisso que acreditamos; há uma nova vida diante do Senhor Deus. A todos da família, nossos sentimentos.

btn_cepar_468x150  Cepar
  • Alfabetização, cidadania, comunicação, saúde, coral, ações sociais e eventos, você encontra aqui!
Saiba mais

Apostolado da Oração, Congregação Mariana, Grupos de Oração, Liga Católica, Movimento Mãe Rainha e Pastoral Vocacional...

Saiba mais

Você, jovem ou adolescente, que quer se aproximar mais de Deus, confira as opções de grupos jovens que nossa paróquia oferece.

Saiba mais

Aqui você encontrará informações sobre CF, Fé e Dons, Círculos Bíblicos, Cursos da Palavra, Escola de Evangelização Santo André e Mater Eclesiae e Luz e Vida.

Saiba mais

Informações sobre Batismo, Crisma ou Confirmação, Eucaristia, Confissão ou Penitência, Extrema Unção, Ordem e Matrimônio ministrados em nossa paróquia.

Saiba mais

localVeja o mapar de como chegar a Paróquia e Santuário Nossa Senhora de Loreto:

Ladeira da Freguesia, 375 -Freguesia - Jacarepaguá – RJ

CEP 22760-090

Saiba mais  

Entre em contato conosco através dos emails da Administração, Ação Social Loreto, Pe. Barnabitas, Igreja N. Senhora de Loreto, Jornal O Mensageiro, Secretaria, Pascom e Pastoral da Juventude.

Saiba mais

Confira o horário de atendimento de nossa secretaria, missas, confissões, eucaristia e batismo.

Saiba mais
CAPELAS

capelaNeste espaço, você encontrará os endereços das Capelas assistidas pela nossa paróquia e seus respectivos horários das Missas:

    • » NOSSA SENHORA DA PENNA
    • » NOSSA SENHORA DO AMPARO
    • » NOSSA SENHORA DE BELÉM
    • » SÃO JOSÉ (CARMELO)
    • » SANTO ANTONIO
Saiba mais
HISTÓRICO DA PARÓQUIA

quem_somosPrezado leitor, querido paroquiano.

Sim. Agora podemos dizer que Nossa Senhora de Loreto é Patrona do nosso povo de Jacarepaguá há mais de 350 anos.

Quando o P. Manoel de Araujo veio de Lisboa, trouxe esta imagem e, tendo conseguido alguns favores por intercessão da Virgem, lhe dedicou um santuário. Conta o Frei Agostinho de Santa Maria no seu livro “Santuário Mariano e história das imagens milagrosas de Nossa Senhora” de 1723:

Saiba mais
HISTÓRICO DO SANTUÁRIO

hist_santuarioO Brasil, em colonização pelos portugueses, saía do Ciclo do Pau Brasil e ingressava no do Açúcar. Desenvolvia-se em terras litorâneas a construção de engenhos e fazia-se presente atividade febril nos meses de moagem da cana e fabrico de açúcar.

As terras de Jacarepaguá eram consideradas extremamente férteis e a região onde seria construída a Igreja do Loreto era denominada Planície dos Onze Engenhos...

Saiba mais
CEPAR

CeparO CEPAR (Centro de Estudos paroquial Nossa senhora de Loreto), inaugurado em Maio de 2000, uma área construída de cerca de 3000 m2, um complexo com 15 salas de aula cada uma com 30 lugares, um plenário para cerca de 120 participantes, um salão para festas e eventos abrigando 50 mesas redondas de 6 lugares, sem prejuízo da pista de dança e a varanda que circunda o salão pode abrigar 20 mesas redondas de 6 lugares,portanto, cerca de 420 pessoas podem desfrutar dos eventos no salão...

Saiba mais
HISTÓRICO DE NOSSA SENHORA DE LORETO

Historico N. Sra. LoretoNossa Senhora de Loreto

A ditosa casa de Nazaré, onde, após a saudação do Anjo à futura Mãe de Deus, o Verbo se fez Carne, foi transportada, segundo a tradição, para a cidade de Loreto, na Itália.

A Santa Casa de Loreto foi o primeiro santuário de porte internacional dedicado à Santíssima Virgem tendo sido, durante muitos séculos, o verdadeiro centro Mariano da Cristandade....

Saiba mais
Facebook
Twitter
YouTube
INSTAGRAM